Física & Química

Estequiometria de reações – o que é, princípios básicos e como se calcula

Saber os cálculos matemáticos da estequiometria é encontrar de uma maneira rápida o quanto de reagentes e produtos vão em uma reação química.

Continue lendo após a publicidade

A estequiometria é a maneira de calcular quanto de reagentes e produtos há em uma reação química.

Os cálculos matemáticos não são complexos, posto que é preciso saber rápido a proporção exata de substâncias que devem ser usadas.

Há diversas formas de se encontrar a solução dos problemas com cálculos estequiométricos, posto que basta seguir algumas etapas.

Os princípios da estequiometria

É nas Leis Ponderais que se baseiam os princípios da estequiometria, que relacionam as massas dos elementos químicos nas reações químicas. Elas incluem Lei de Lavoisier e a Lei de Proust.

Continue lendo após a publicidade

Na estequiometria se calcula os reagentes e produtos na reação química

A Lei de Lavoisier é igualmente conhecida como Lei de Conservação das Massas. O princípio básico em que se baseia é bem simples. Em um recipiente lacrado, a soma das massas das substâncias reagentes é igual à soma das massas dos produtos da reação.

Na estequiometria se calcula os reagentes e produtos na reação química

Já a Lei de Proust pode ser chamada de Lei das Proporções Constantes. Segundo ela, uma substância composta é formada por substâncias mais simples, sempre unidas na mesma proporção em massa.

Continue lendo após a publicidade

Nessa linha de pensamento, os átomos não são criados ou destruídos quando participam de uma reação química. Isso quer dizer que a quantidade de átomos de um elemento químico é a mesma nos reagentes e nos produtos.

Os cálculos estequiométricos

Há muitas maneiras de se encontrar a solução de incógnitas com cálculos estequiométricos, só que algumas etapas devem ser seguidas.

Na estequiometria se calcula os reagentes e produtos na reação química

Na etapa 1, deve-se escrever a equação química, assim como as substâncias envolvidas. Na etapa 2, é preciso fazer o balanceamento da equação química.

Continue lendo após a publicidade

Devem-se aplicar aqui as Leis Ponderais, posto que se quer chegar ao balanceamento. Então, ajustam-se os coeficientes para que, tanto reagentes quanto produtos, tenham a mesma quantia de átomos.

Na etapa 3, ponha os valores das substâncias, orientado pelos dados do problema e sabendo o que se pede. E por fim, na etapa final, ache a relação que há entre os números de moles, massa e volume.

Tudo isso conforme os valores seguintes: 1 MOL = 6,02 x 10²³ moléculas (conforme a Constante de Avogadro) + Massa Molar (gramas) + Volume = 22,4L (CNTP).

Leia também sobre a Tabela Periódica, o que é, função, história, elementos, famílias.

Continue lendo após a publicidade

Fonte: Brasil Escola, Toda Matéria, Wikipédia, Khan Academy, Guia do Estudante, Info Escola, Educação.

Fonte das imagens: Youtube, Youtube, YoutubeCurso Enem Gratuito.

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments