Ciências

Evaporação, o que é? Definição, principais características e exemplos

O processo de evaporação consiste na mudança de uma substância so estado líquido para o gasoso e pode ocorrer em qualquer temperatura.

Continue lendo após a publicidade

A evaporação é o processo de mudança de uma substância do estado líquido para o estado gasoso. É, dessa forma, o fenômeno de dissipação, facilitado pelo aumento da temperatura, embora possa acontecer em qualquer temperatura.

O fenômeno ocorre quando o movimento provocado pela temperatura das moléculas vence a tensão da superfície das substâncias. Por isso, a evaporação acontece mais rapidamente quando há elevação da temperatura.

Isso significa dizer que quando uma substância se encontra em estado líquido, ela possui menor força de coesão entre os átomos do que no estado sólido. Ou seja, as moléculas estão afastadas entre si.

Entretanto, apesar de afastadas, as moléculas não ficam estáticas. Elas se movimentam em diferentes velocidades, dependendo da temperatura. As mais velozes, ao chegarem na superfície do líquido escapam dele, passando, dessa forma, para o estado gasoso.

Continue lendo após a publicidade

Logo, por mais alta que esteja a temperatura, o líquido não evapora todo de uma vez, o fenômeno se dá, portanto, de forma gradativa.

Velocidade da evaporação

Alguns fatores externos podem influenciar na velocidade da evaporação de substâncias em estado líquido. Como já afirmado anteriormente, quanto maior a temperatura, mais rápido o processo de evaporação irá ocorrer.

Evaporação: o que é? Como acontece?
Quero Bolsa

Entretanto, apesar de facilitar e agilizar o processo, a evaporação não depende do aumento de temperatura. A ideia de que a água apenas evapora com temperatura de 100°C é, portanto, um mito.

A água das roupas estendidas no varal, por exemplo, não precisa ser fervida para evaporar. Esse processo acontece natural e gradualmente, por meio da diferença de pressão entre a superfície do líquido e o vapor ambiente.

Continue lendo após a publicidade

Algumas substâncias evaporam mais facilmente do que outras. O álcool, a acetona e o éter são alguns exemplos. Essas são chamadas de substâncias voláteis.

Em relação ao tamanho da superfície, como a evaporação ocorre na superfície das substâncias líquidas, quanto maior a área de superfície, mais rápido se dará o processo de evaporação.

Além disso, o processo de evaporação ocorrerá de modo mais rápido quando não houver pressão sobre a área de superfície do líquido. Isso porque a pressão dificulta o escape das moléculas.

Por fim, o líquido evapora de forma mais lenta quanto mais vapor existir sobre sua superfície.

Continue lendo após a publicidade

Evaporação e ebulição

Evaporação: o que é? Como acontece?
Uol

Os dois fenômenos dizem respeito ao processo de transformação de uma substância do estado líquido para o estado gasoso. Entretanto, enquanto a evaporação se dá de modo gradual, a ebulição ocorre de modo rápido.

Para que a ebulição aconteça é necessário que o líquido alcance uma determinada temperatura, dependendo da pressão sobre a superfície do líquido. O aumento da temperatura causa o chamado ponto de ebulição.

A evaporação, em contrapartida, acontece em qualquer temperatura.

Ciclo da água

A evaporação é um fenômeno de fundamental importância para a natureza. A energia proveniente do sol aquece a superfície dos mares, rios e lagos, fazendo com que a água evapore.

Continue lendo após a publicidade
Evaporação: o que é? Como acontece?
Brainly

O vapor, por sua vez, ao atingir as áreas mais altas da atmosfera, se resfria e se condensa, formando as nuvens. Isso gera o fenômeno chamado de precipitação, que consiste na volta do vapor para a superfície terrena em forma de água.

Essa água se infiltra no solo, formando os lençóis subterrâneos, além de ser absorvida pelas plantas. As plantas, por sua vez, devolvem a água para a atmosfera em forma de vapor, por meio de sua transpiração.

Curtiu essa matéria? Leia também sobre 0s estados físicos da água e sobre ebulição.

Fontes: Toda Matéria, Educa Mais Brasil.

Continue lendo após a publicidade

Imagens: InfoEscola, Quero Bolsa, Uol, Brainly.

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments