Principal » Biologia » Evolução humana: início, gênero homo e homem moderno

Evolução humana: início, gênero homo e homem moderno

A evolução humana aconteceu há 6 milhões de anos e foi o processo que proporcionou uma série de mudanças, dando origem a espécies diferentes.

Evolução humana: início, gênero homo e homem moderno

Antes de mais nada, a evolução humana teve início há cerca de 6 milhões de anos, quando um grupo de primatas localizados na África acabou dividindo-se em duas outras linhagens independentes, que passaram por processos evolutivos.

Todavia, um grupo se assentou na floresta tropical e deu origem aos chimpanzés. O outro grupo esteve mais adaptado a ambientes de savanas, lugares mais abertos, por exemplo. Assim, deste grupo originou-se o Homo sapiens.

De acordo com estudos, os primeiros ancestrais do homem surgiram entre 3,5 a 4 milhões de anos atrás e pertenciam ao gênero Australopithecus. Todavia, este grupo se diferenciava dos outros primatas por serem bípedes, se apresentarem com postura mais ereta e pela presença de arcada próxima da espécie humana.

Início da evolução humana

As primeiras espécies existentes eram conhecidas como os pré-australopitecos, e tiveram origem após a separação do grupo que deu vida aos hominídeos e os chimpanzés. Eles se caracterizavam pelo modo de vida arborícola, ou seja, pela vida nas árvores.

Evolução humana: início, gênero homo e homem moderno
Evolução humana de acordo com a ciência.

Os fósseis encontrados foram classificados em três espécies, como o Sahelantropus tchadensis, primata encontrado na África e o mais antigo ancestral do homem; o Orrorin tugenensis, encontrado no Quênia e que teria vivido há 6 milhões de anos e os Ardipithecus ramidus e Ardipithecus kadabba, encontrados na Etiópia.

Nesse sentido, os primeiros hominídeos encontrados no planeta Terra foram os Australopithecus, que constituíram um grupo diversificado, com características marcantes, como a postura ereta, eram bípedes e possuíam mandíbula semelhante à nossa.

Os australopitecos dominaram o fogo e conseguiram se locomover para outros territórios. O primeiro fóssil encontrado pertencia ao Australopithecus africanus, que habitou o planeta há cerca de 2,8 a 2,3 milhões de anos atrás.

Todas as espécies de australopitecos foram extintas e alguns estudos tentam descobrir se muitos australopitecos tenham existido ao mesmo tempo, ocasionando a competição entre as espécies envolvidas na evolução humana. Uma dessas espécies, inclusive, teria sido ancestral ao gênero Homo.

Gênero Homo

Após a extinção dos australopitecos, a evolução humana teve seguimento com a origem de uma nova linhagem, mais tarde conhecida como o gênero Homo. Estes seres apresentavam sistema nervoso desenvolvido, eram inteligentes e bípedes.

Exemplar de um Homo sapiens.

As espécies mais conhecidas são o Homo habilis, que viveu há cerca de 2 milhões de anos a 1,4 milhões de anos; o Homo erectus, conhecidos pela fabricação de utensílios em pedra, madeira, pele e ossos; Homo ergaster, um tipo de espécie do Homo erectus, que partiu para a Europa, Ásia e Oceania e o Homo neanderthalensis (neandertais), que chegou a conviver com os primeiros homens modernos.

Homem moderno

Dentro da evolução humana, o Homo sapiens sapiens é a nomenclatura usada pela ciência para classificar o homem moderno, que é uma variação da espécie do Homo sapiens. Este homem é assim conhecido por características como o cérebro mais bem desenvolvido, que permite o raciocínio, a comunicação e a inteligência, fruto de um sistema nervoso desenvolvido.

Evolução humana: início, gênero homo e homem moderno
Pinterest.

Todavia, a evolução humana continua até hoje. Os seres humanos agora participam de uma evolução direcionada por elementos presentes nas sociedades, como a cultura e a tecnologia, além da própria biologia.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Teoria da evolução – Linhas teóricas e Charles Darwin.

Fontes: Toda Matéria, Mundo Educação, NatGeo, Uol, Mundo Educação

Imagens: Instituto Claro, Aventuras na História, VIX, Pinterest

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.