Astronomia

NOAA confirma explosão solar geomagnética atingindo a Terra, veja onde será

Centro de pesquisa confirma explosão solar geomagnética atingindo a Terra na sexta e sábado, veja o que ela pode causar e que localização atingirar

Por Editor

O que você vai fazer nesta sexta e sábado? É provável que você não more no hemisfério norte, caso esteja lendo este texto em português.

De qualquer forma, o NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) publicou dia 3 de dezembro de 2015 um alerta sobre uma explosão solar geomagnética que terá efeitos similares aos observados no ocorrido na Suécia, porém um pouco menos intenso.

Segundo o Centro de Previsão de Clima Espacial (SWPC), dos Estados Unidos, a explosão solar geomagnética poderá causar pequenas inconstâncias  nas redes de distribuição de energia elétrica, sobretudo em cidades localizadas em latitudes elevadas no hemisfério norte. Informou o portal Apolo 11.

O que mais pode ser esperado de uma explosão solar geomagnética?

Além dos problemas na rede de energia já citados, uma explosão solar geomagnética pode ter causar também possíveis anomalias em equipamentos a bordo de satélites. Isso porque partículas provenientes do Sol são bloqueadas na alta atmosfera e, dessa forma, se desviam em direção aos polos. Por isso, auroras deverão se formar acima no paralelo 50, o que evitaria o desespero dos moradores das cidades afetadas.

Confira um GIF sobre a explosão solar geomagnética que deve atingir a Terra

modelo_tempestade_solar_2015114-141129

GIF demonstrativo de diferenças de temperatura durante uma explosão solar geomagnética.

Fone: SWPC
Crédito Imagens: Nasa / Swpc / Divulgação

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments