História

Extinção dos dinossauros: como ocorreu e causas

Cientistas revelam que vulcões não foram a verdadeira causa da extinção dos dinossauros, apesar de auxiliar na morte de várias espécies

Continue lendo após a publicidade

Os dinossauros eram os maiores seres vivos da terra, até sua extinção. Eles surgiram há 220 milhões de anos, durante a era Mesozoica. Sendo eles, carnívoros, herbívoros ou onívoros. Havia espécies de todos os tamanhos. Além disso, alguns deles eram terrestres. Outros podiam voar. Ou até mesmo viver debaixo d’água. Mas como foi e o que levou a extinção dos dinossauros?

Pesquisadores de uma universidade de Yale, nos Estados Unidos da América, revelaram recentemente que um asteroide realmente foi a única causa da morte dos dinossauros.

Mas vale ressaltar que até pouco tempo havia outras teorias sobre diferentes situações que levaram à extinção desses gigantes. Cientistas trouxeram várias versões, como explosões de vulcões.

Asteroide provocou a extinção dos dinossauros

National Geographic

O asteroide colidiu com o nosso Planeta há 66 milhões de anos. O corpo rochoso, com cerca de 10 km de diâmetro, caiu no Golfo do México, em Yucatán. Sendo assim, o poder de fogo foi equivalente a 100 trilhões de toneladas de dinamites.

Continue lendo após a publicidade

Pesquisadores também encontraram poeira de asteroide em uma cratera, onde aconteceu a colisão. O local possui cerca de 200 quilômetros de extensão.

A área foi localizada nos anos 90 , ou seja, desde essa época a região é área de estudos. Os cientistas consideram essa poeira como um registro da extinção dos dinossauros.

Vulcões

Dewalucu 212

As pesquisas feitas por profissionais na universidade de Yale, nos EUA, foram feitas através de comparações na temperatura da Terra.

Portanto, precisaram ser usados isótopos de carbono de fósseis marinhos, que podem ser encontrados em conchas de cretáceos. Em seguida, os pesquisadores detectaram algumas variações.

Continue lendo após a publicidade

Os cientistas afirmaram que vulcões entraram em erupção. No entanto, apesar dos gases liberados terem auxiliado na morte de boa parte dos dinossauros, não foram a causa da extinção. Ademais, quando o corpo rochoso impactou contra a Terra o gás já não era visto como prejudicial.

Fontes: Olhar digital, Brasil Escola, Mundo Educação, ISTOÉ

Imagens: Dewalucu, ZAP, National Geographic

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments