Biologia

Fator Rh, o que é? Definição, genética e presença na gravidez

O fator Rh está ligado aos grupos sanguíneos e sua descoberta foi de grande importância para a evolução das transfusões de sangue.

Continue lendo após a publicidade

Descoberto em 1940, por Landsteiner e Wiener, o fator Rh surgiu a partir de experimentos com o sangue de macacos do gênero Rhesus.

Ao injetar o sangue dos macacos nos coelhos, os pesquisadores perceberam que eles produziam anticorpos para combater as hemácias introduzidas anteriormente.

Todavia, ao estudar o sangue de seres humanos, os cientistas envolvidos neste estudo acerca do fator Rh, perceberam que alguns indivíduos que tinham participado do teste acusavam aglutinação de sangue na presença de soro. A este grupo foi dada a nomenclatura de anti-Rh.

Os outros participantes, cerca de 15%, portanto uma minoria, não apresentavam nenhuma aglutinação. Dessa forma, os resultados levaram os cientistas a crer que havia pessoas com antígenos e outras em que não havia a presença deles.

Continue lendo após a publicidade

O que é o fator Rh?

O fator Rh é um sistema de grupos sanguíneos, além do ABO, e é herdado pelo pai. Como dito anteriormente, foi descoberto a partir de pesquisas e experimentos envolvendo o sangue do macaco Rhesus, por isso a proteína presente no sangue também é conhecida por fator Rhesus.

fator rh quadro
Só Biologia

A partir dos resultados da pesquisa do fator Rh, estudiosos concluíram que algumas pessoas possuíam antígenos, chamados de Rh, e outras não possuíam nada.

A denominação Rh positiva (Rh+) é dada a pessoas que possuem antígenos, enquanto que as pessoas com o Rh negativo (Rh-) não os fabricam.

Dessa forma, a determinação do Rh em positivo ou negativo se dá por um par de alelos dominantes, sendo o R o dominante e r o alelo recessivo.

Continue lendo após a publicidade

Geralmente, indivíduos com fator Rh positivo manifestam os genótipos RR ou Rh. Por sua vez, indivíduos com Rh negativo possuem genótipos recessivos (rr).

Fator Rh, o que é? Definição, genética e presença na gravidez
Agro 20

Para saber se alguém tem o Rh positivo ou negativo, é feito um exame. Nele, o sangue é misturado em uma solução de Rh. Caso as hemácias se aglutinem, o indivíduo tem o sangue do tipo Rh+ e, se nada acontecer, o sangue pertence ao tipo Rh-.

Descobrir o fator Rh foi de suma importância para o desenvolvimento das transfusões de sangue.

Antes de sua descoberta, o processo se baseava apenas no sistema ABO, o que causava enormes falhas e desencontros, uma vez que não se sabia ao certo como os indivíduos receberiam o tipo sanguíneo correto.

Continue lendo após a publicidade

Incompatibilidade sanguínea na gravidez

A incompatibilidade sanguínea, causada pelo fator Rh durante a gravidez, tem o seu risco. Imagine que uma pessoa como sangue Rh- não pode receber sangue do tipo Rh+.

Dessa forma, uma mulher Rh- grávida de uma criança Rh+ pode ocasionar uma doença chamada de eritroblastose fetal.

eritroblastose fetal

Essa condição é causada pelo fato de que o sangue com fator Rh+ carregado nas hemácias do bebê é um agente estranho ao corpo da mãe, portadora do sangue Rh-. Nesse sentido, as hemácias da criança são destruídas pelo sistema de defesa da mãe.

Continue lendo após a publicidade

A eritroblastose fetal tem ocorrência de 1 em 200 nascimentos e pode causar anemia e icterícia, cujo acúmulo pode danificar de forma irreversível o sistema nervoso. Há também a possibilidade de gerar crianças natimortas, com paralisia cerebral ou portadora de deficiência mental ou auditiva.

O tratamento da doença é feito com fotossensibilização do recém-nascido. Ou seja, o bebê é exposto a luz néon para que ocorra a destruição da bilirrubina, evitando assim a icterícia.

Além disso, outra maneira encontrada é a substituição do sangue positivo para um sangue com Rh negativo.

O que achou da matéria? Se gostou, leia também: Sistema ABO, o que é? Definição, tipos sanguíneos e compatibilidade.

Continue lendo após a publicidade

Fontes: Toda Matéria, Huggies, Biologia Net, Brasil Escola

Imagens: Significados, Só Biologia, Agro 20, Cola da Web, Puc Minas

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments