Principal » Biologia » Felinos, o que são? Principais espécies, características e ciclo de vida

Felinos, o que são? Principais espécies, características e ciclo de vida

Certamente, você já deve ter visto um felino, isto porque eles são animais mamíferos, como por exemplo, os gatos domésticos e os leões.

Felinos

Quando se fala em felinos, já imaginamos garras e dentes afiados. Certamente, essas são características marcantes desses animais. Além disso, são mamíferos que podem atingir o tamanho pequeno, médio e de grande porte.

De modo geral, essa espécie de animal possui habilidade destacada na caça, sendo carnívoros assumidos. Outra coisa é que os felinos são divididos em duas subfamílias, sendo elas: Pantherine e Felinae.

Por isso, vamos aprender um pouco mais sobre os felinos, suas características, espécies, reprodução e cadeia alimentar. Ademais, estes animais podem ser encontrados em todos os continentes, exceto na Antártida e Austrália.

Principais espécies de felinos

Como dito anteriormente, os felinos são divididos entre Pantherine, que são os leões, tigres, onças pintadas, leopardos, e os Felinae, que são as onças pardas, jaguatiricas, linces, guepardos e gatos domésticos.

Felinos, o que são? Principais espécies, características e ciclo de vida
G1

No Brasil, existem espécies de felinos, como a onça pintada, onça parda, jaguatirica, gato do mato grande, gato do mato pequeno, gato maracajá, gato mourisco e gato palheiro.

Nesse sentido, separamos cinco principais tipos de espécies de felinos, sendo elas as mais populares.

1- Gato doméstico

Entres os felinos mais populares estão os gatos, eles são animais de estimação. O que foge da regra das demais espécies! O tempo médio de vida dos gatos são 15 anos e podem pesar até 7 quilos. Dessa forma, a alimentação é composta por ração, roedores e aves.

Gatos domésticos
Petz

2- Leão

O leão é o mais temido dos felinos, isto porque ele é selvagem, muito conhecido como o rei da selva. Nesse ínterim, essa espécie pode atingir 1,80 a 2,40 metros, além do peso de 170 a 190 quilos.

A saber, o leão macho consome cerca de 7 quilos de carne por dia, já a fêmea consegue viver com 5 quilos.

Felinos
Exitoína

3- Onça pintada

A onça pintada é um dos felinos que podem ser encontrados no Brasil, como no Pantanal, Amazônia e no Cerrado. Nem precisa dizer que sua cor parece ter sido desenhada à mão.

Ainda mais, essa espécie pode pesar entre 56 a 92 quilos e alcançar de 1,10 a 1,85 metros. Se bem que, sua alimentação é ampla, já que ela se satisfaz com que o encontrar na caça.

Animais selvagens
Biologia Net

4- Pantera Negra

Este felino é uma variação da onça pintada, visto que sua coloração preta representa a melanina em excesso, assim a pantera negra possui as mesmas características. No entanto, o único empecilho é a cor que dificulta a camuflagem na hora da caça.

Felinos
Portal dos Animais

5- Jaguatirica

A jaguatirica é mais um dos felinos encontrados no Brasil, muito comum em florestas tropicais, subtropicais, savanas e mangues.

Muito parecida com onça pintada, porém é um animal de pequeno porte, medindo cerca de 50cm e pesando até 15 quilos. Dessa forma, sua alimentação são as aves, roedores, coelhos e répteis.

jaguatirica
Serra do Mar

Características dos felinos

De modo geral, os felinos são especialistas em caça, habilidosos em escaladas e flexíveis para correr. Sobretudo, esses animais selvagens possuem cada parte do corpo adequados para a vida na natureza.

Felinos
Canal do Pet

Ao passo que, os pelos dos felinos são variáveis, como alguns possuem listas, manchas, camuflagem e pintinhas, como também o melanismo. Ademais, essa espécie costuma aparecer ao anoitecer e durante o nascer do sol.

Ademais, confira as características marcantes dos felinos:

  • Caninos longos e molares afiados;
  • Garras encurvadas e extensas;
  • Unhas retráteis, exceto no caso dos guepardos que são semiretráteis;
  • Língua com papilas para rasgar as presas;
  • Patas traseiras tem 4 dedos e as patas da frente tem 5 dedos;
  • Audição e olfato sensíveis a movimentos;
  • Habilidade de visão noturna excelente;
  • Bigodes sensoriais do ar;
  • Espinha flexível para subir em árvores.

Uma característica muito curiosa dos felinos é que eles se comunicam com movimentos nas orelhas, se esfregando em árvores, rosnando, miando ou balançando a calda.

Ainda mais, esse animais conseguem detectar feromônios através do órgão vomeronasal, onde podem sentir o cheiro.

Ciclo de vida dos felinos

A reprodução dos felinos acontece através de sons e cheiro, utilizados na comunicação. Assim, as fêmeas mostram que estão disponíveis e os machos marcam território para as fêmeas de sua área. A saber, os machos são solitários e costumam cruzar com mais de uma fêmea.

Pinterest

Por isso, os felinos são poligâmicos e acabam disputando o acasalamento com batalhas que podem ser fatais.

Dependendo da espécie, a gestação de um felino tem duração de 2 a 3 meses, sendo comum o nascimento de 2 até 4 filhotes ao mesmo tempo, em casos menos recorrentes pode nascer até 8 filhotes.

Ao nascer, os filhotes de felinos são protegidos pela mãe dentro de frestas, buracos ou tocas. Nesse meio tempo, a fêmea ensina os pequenos a caçar até que saibam se alimentar sozinhos. No caso das leoas, elas ajudam umas às outras, assim quando uma sai para caçar, a outra amamenta o filhote alheio.

Infelizmente, muitas espécies de felinos estão ameaçados de extinção. Isto é um risco para o ecossistema, visto que, na maioria das vezes, eles estão no topo da cadeia alimentar.

Por fim, um dos principais problemas que atingem esses animais é a falta de presas no habitat natural, provocando a caça em busca de alimento dentro dos territórios de convivência humana.

O que achou dessa matéria? Se gostou, confira também: Aracnídeos – características, anatomia, ciclo de vida e 5 tipos de espécies

Fontes: Fio Cruz, InfoEscola e Toda Matéria

Imagens: Mistérios do Mundo, Petz, Exitoína, Biologia Net, Portal dos Animais, Serra do Mar, G1, Canal do Pet, e Pinterest

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.