Ciências

Finalmente descobrimos por que existem canhotos

Continue lendo após a publicidade

A maioria de nós escreve com a mão direita, somos destros, mas não é difícil encontrar pessoas que escrevem com a mão esquerda, os canhotos. Você já se perguntou por que isso acontece? será apenas uma questão de costume ou alguma diferença no cérebro?

De acordo com um estudo publicado na revista eLife, não tem nada a ver com nosso cérebro ou nosso desenvolvimento neurológico. O estudo revelou que a característica de ser destro ou canhoto é definida na formação biológica antes mesmo da pessoa nascer, uma diferença genética em uma parte da medula espinhal, e não no cérebro.

U3d / Shutterstock

Até o momento se supõe que o que define se uma pessoa é ou não canhota é atividade gênica no cérebro, dependendo de qual hemisfério mostra mais atividade. No entanto, o estudo mostrou que antes mesmo do cérebro, a parte responsável pelos movimentos – o córtex motor-  estar ligado a medula espinhal, essa atividade já estava ocorrendo.

Essa atividade está centrada em partes da coluna responsáveis ​​por transmitir impulsos elétricos para as mãos, braços, pernas e pés. Essa assimetria define se uma pessoa escreve com a mão direita ou esquerda.

Continue lendo após a publicidade

Além disso, a equipe também descobriu o que estava causando essa simetria. Essa característica não é definida por traços hereditários ou nada do gênero,  mas sim por fatores ambientais – influências que afetam o  bebê enquanto ele cresce no útero.

Embora não se saiba exatamente o que são esses fatores ambientais, sabemos que eles são capazes de influenciar como os genes se expressam, o que explica a assimetria da atividade do gene que atua na medula espinhal.

 

Fonte: IFL Science.

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments