Principal » Matemática » Formas Geométricas e seus nomes [ensino fundamental]

Formas Geométricas e seus nomes [ensino fundamental]

Formas geométricas são as formas que os objetos ao nosso redor possuem e se dividem em tamanhos, dimensões e volume. Saiba mais sobre elas.

Formas geométricas: O que são, conceitos e principais estruturas

As formas geométricas são os formatos das coisas ao nosso redor. Por exemplo, uma bola de futebol, um celular, um copo, todos eles têm formatos geométricos.

Principais formas geométricas

As formas geométricas podem se dividir em dois grupos específicos: as formas planas e as não planas. O que caracteriza cada grupo são as dimensões que as formas apresentam.

1- Formas geométricas planas

As formas plantas são representadas a partir de um plano e têm duas dimensões: largura e comprimento. Sendo que elas são conhecidas como polígonos e não polígonos.

1- Polígonos

Os polígonos têm lados e vértices. Em resumo, vértice é o nome dado ao encontro dos lados de cada forma geométrica. Ou seja, as vórtices são ângulos.

Cada tipo de figura plana ou polígono tem nomes e formas diferentes. Além disso, cada uma delas têm uma quantidade de lados:

  • Triângulo – 3 lados
  • Quadrilátero – 4 lados
  • Pentágono – 5 lados
  • Hexágono – 6 lados
  • Heptágono – 7 lados
  • Octágono – 8 lados
  • Eneágono – 9 lados
  • Decágono – 10 lados
  • Undecágono – 11 lados
  • Dodecágono – 12 lados
  • Pentadecágono – 15 lados
  • Icoságono – 20 lados

Uma curiosidade é que os quadriláteros podem ser encontrados em diferentes tipos. Por exemplo, eles manifestam-se na forma de trapézios, paralelogramos, losangos, retângulos e quadrados.

2- Não polígonos

Em síntese, os não polígonos são formas abertas ou fechadas e normalmente são circulares. Um bom exemplo disso, é o círculo.

2- Formas geométricas não planas

As formas não planas são formas geométricas com mais de um plano.

Sendo assim, elas não podem ser apresentadas por apenas um plano, como ocorre com as formas planas. Logo, esse tipo de forma é estuda pela geometria espacial.

As formas não planas são conhecidas como tridimensionais ou sólidos geométricos. Além disso, as formas não plantas possuem vértices, faces e arestas.

Em resumo, uma vértice é o ângulo de encontro entre as linhas das figuras. Por outro lado, as arestas são as linhas de cada figura. Por fim, as faces são os lados das figuras não planas.

Enfim, dentro das formas não planas existem dois tipos de classificação: os poliedros e os não poliedros.

1- Poliedros

Os poliedros formam-se por polígonos e se constituem por face, aresta e vértice. Assim, a face do poliedro representa cada polígono que o constitui.

Logo, a aresta é o lado entre duas faces. Desse modo, a vértice representa o ponto de encontro entre as arestas, podendo ser três ou mais.

2- Não poliedros

Também chamados de corpos redondos, são formas que não são formadas por polígonos. Logo, tratam-se de sólidos que apresentam imagens curvas. Assim, são exemplo o cilindro, cone, esfera e pirâmide.

Todas as formas geométricas

Conheça quais são as formas geométricas existentes:

1- Círculo

Primeiramente, temos o círculo. Ele é uma figura formada por uma superfície plana e que se limita por uma circunferência, isto é, uma linha curva. Como ele não tem seguimento de reta, ele é uma forma não poligonal.

2- Oval

O oval se difere do círculo pois, apesar de ter um formato arredondado, ele é mais achatado. Contudo, ele também é uma forma não poligonal, já que não tem um segmento de reta.

3- Quadrado

O quadrado tem 4 lados e ângulos iguais. Sendo assim, ele é um polígono, pois tem 4 segmentos de reta.

4- Retângulo

Assim como o quadrado, o retângulo é formado por 4 lados. No entanto, no retângulo dois lados são menores do que os outros. Mas assim como o quadrado, ele é um polígono já que tem 4 segmentos de reta.

5- Triângulo

Em resumo, o triângulo é formado por 3 lados e 3 ângulos. Sendo que juntos eles somam 180º. Como ele tem 3 segmentos de reta, ele é um polígono.

6- Pentágono

O pentágono tem 5 lados. Dessa forma, são dois superiores iguais, dois laterais e a base iguais. Sendo assim, ele é um polígono já que tem 5 segmentos de reta.

7- Losango

O losango é formado por 4 lados iguais. Desse modo, ele é um quadrilátero. Sendo que o segmento das suas diagonais formam um ângulo de 90º.

8- Formas geométricas: Hexágono

O hexágono é um polígono. Isso porque ele tem 6 segmentos de reta. Além disso, todos os lados de um hexágono têm o mesmo comprimento e todos os seus ângulos internos têm o valor de 120º.

9- Heptágono

O Heptágono é um polígono com 7 segmentos de reta. Dessa forma, ele tem 7 vértices e 7 ângulos formados.

10- Octógono

O Octógono é um polígono de 8 segmentos de reta. Ele tem 8 vértices e 8 ângulos formados.

11- Eneágono

Eneágono é uma forma geométrica do tipo polígono. Sendo assim, ele tem 9 segmentos de reta que contém 9 vértices e 9 ângulos formados.

12- Decágono

Por fim, um decágono é um polígono que tem 10 segmentos de reta. Dessa forma, ele tem 10 vértices e 10 ângulos formados.

Formas geométricas espaciais

Em síntese, as formas geométricas espaciais possuem 3 dimensões. Essas formas geométricas são:

1- Cilindro

Primeiramente, temos o cilindro, uma figura sólida e arredondada que tem o mesmo diâmetro ao longo de todo o seu comprimento.

2- Formas geométricas: Cone

O cone tem a base circular que é formada por segmentos de reta que têm uma extremidade num vértice comum. Além disso, a sua altura é caracterizada pela distância do vértice do cone ao plano da base.

3- Cubo

O cubo é uma forma geométrica composta por 6 faces quadradas com tamanho igual. Ele tem ainda 8 vértices e 12 arestas.

4- Esfera

A esfera é formada por uma superfície esférica fechada contínua. Além disso, todos os pontos têm a mesma distância a partir do seu ponto interior.

5- Paralelepípedo ou bloco retangular

Em resumo, um paralelepípedo tem 6 faces. Dentre elas, 2 são no formato quadrado e de mesmo tamanho. Já as outras 4 são de formatos retangulares e de mesmo tamanho. Enfim, ele tem 8 vértices e 8 arestas.

6- Pirâmide

Por fim, a pirâmide tem somente uma base. Ela conta com 3 faces triangulares e uma vértice em comum.

E então, gostou de ler sobre as formas geométricas e suas classificações? Então não deixe de conferir também quais são as formas da geometria plana.

Fontes: Significados, Toda Matéria, Quero Bolsa, Periódicos UFF, Escola Kids, Toda Matéria.

Bibliografia:

  • AMORIM, Adriana Eloa Bento. Formas geométricas e qualidade acústica de salas de aula: estudo de caso em Campinas-SP. 2007. 241p. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP.
  • BARBOSA, P. M. O estudo da Geometria. Benjamin Constant, n. 25, 28 mar. 2017.
  • HILGERT, Celso João. PROTÓTIPO DE SOFTWARE PARA AUXILIAR NO APRENDIZADO DAS CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS. 2000. 102 f. TCC (Graduação) – Curso de Ciências da Computação, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2000.

Escolhidas para você

One thought on “Formas Geométricas e seus nomes [ensino fundamental]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.