Língua Portuguesa

Função Metalinguística: O que é, características, tipos e exemplos

A função metalinguística é uma das seis funções da linguagem, sendo a que é centrada no próprio código utilizado na mensagem. Entenda junto a exemplos.

Continue lendo após a publicidade

A função metalinguística nada mais é do que um emissor explicando um código, utilizando o próprio código. Ficou um pouco confuso? Então, vejamos por um outro ponto de vista. Para isso iremos utilizar uma das principais obras do pintor holandês Vincent van Gogh, o auto-retrato. Nessa obra, o artista utilizou a sua pintura para falar do próprio ato de pintar, no caso a sua profissão.

Sendo assim, esse é um exemplo claro da função metalinguística que, em outras palavras pode ser definida como:  “A função que dá ênfase ao código, ou seja, quando o objetivo da mensagem é falar sobre a própria linguagem.”

Dessa forma, ao criarmos uma mensagem, colocamos nela as nossas motivações e intenções, priorizando os fatores que possibilitam a comunicação. Sendo assim, existem ao todo seis funções da linguagem, cada uma delas focada em um dos elementos da comunicação. E é ai que entra a metalinguística, além da:

  • Função Fática;
  • A Função Referencial;
  • Função Poética;
  • Função Conativa;
  • A Função Emotiva;

Contudo, hoje iremos falar mais sobre a função metalinguística. Vamos lá!

Continue lendo após a publicidade

Características da Função Metalinguística

Conforme visto na definição acima, a principal característica da função metalinguística e a mensagem centrada no próprio código. Aliás, na metalinguística, nada é mais importante do que a palavra e seus desdobramentos. Sendo assim, o código é usado para falar sobre ele mesmo, explicando-o e analisando-o.

Desse modo, quando falamos sobre textos verbais, o código é a língua. Sendo assim, utilizamos a função metalinguística com bastante frequência, e até intuitivamente. Como por exemplo: quando questionado o interlocutor sobre algo que não ficou claro em sua fala, a sua resposta provavelmente será baseada em um texto metalinguístico. Dessa forma, o interlocutor irá retomar o que disse, agora explicando detalhadamente o conteúdo da mensagem.

Portanto, a metalinguagem está presente em várias coisas, como nos dicionários, pois, ali os verbetes servem para explicar a própria palavra; em um filme onde a temática é o próprio cinema e assim por diante. Dessa forma, também pode ser encontrada no poema, cujo o tema é o fazer literário; ou em uma peça de teatro, onde o tema é o teatro.

No entanto, é preciso compreender que o objetivo desta função linguística não é de significar por si. Mas, de dizer o que o outro significa.

Continue lendo após a publicidade

Sendo assim, conhecer melhor as funções da linguagem, nos ajuda a entender cada mensagem, dentro ou não de um contexto linguístico.

Fonte: Word Press

Seguimos para alguns exemplos da função metalinguística:

Exemplos

  1. No dicionário

“di.ci.o.ná.rios” (lat dictione)

Coleção de vocábulos de uma língua, de uma ciência ou arte, dispostos em ordem alfabética, com o seu significado ou equivalente na mesma ou em outra língua.

Continue lendo após a publicidade

Sin: léxico, vocabulário, glossário.

D. vivo: indivíduo muito erudito ou de grande memória.”

(Definição retirada do Dicionário Michaelis)

Fonte: Brainly
  1. Em uma frase

“Frase é um enunciado, com ou sem verbo, que tem sentido completo.”

Continue lendo após a publicidade
  1. Em uma música

“Minha música quer estar

Além do gosto

Não quer ter rosto

Não quer ser cultura…

Continue lendo após a publicidade

Minha música quer ser

De categoria nenhuma

Minha música quer

Só ser música

Continue lendo após a publicidade

Minha música

Não quer pouco…”

(Trecho de Minha Música, de Adriana Calcanhoto)

  1. Em uma tirinha

Função metalinguística usada no primeiro quadrinho.
Fonte: InfoEscola
  1. Nas artes plásticas

La clairvoyance, ou A perspicácia, de René Magritte. Autorretrato do artista pintando um pássaro, 1936.
Fonte: Filosofando e Historiando

Por fim, notamos como essa função de linguagem está presente nas mais variadas formas de comunicação, independente de um contexto formal ou não.

Continue lendo após a publicidade

Sendo assim, agora que você já aprendeu o que é a função metalinguística, pode conhecer as demais. Aliás, já fizemos um texto sobre a função referencial.

Fontes: Toda Matéria, Português, Brasil Escola

Fonte Imagem Destaque: Sérgio Bastos Arquitetura

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments