História

Gauleses: como eram e o que aconteceu com a resistência celta

Gauleses eram povos celtas que habitavam a região da Gália, hoje território da França. Eram chamados de bárbaros pelos gregos da Antiguidade

Continue lendo após a publicidade

Representados em desenhos e filmes, os povos gauleses estavam localizados na Gália, território onde hoje se encontra a Itália, sul da Alemanha e o centro-sul da França e Bélgica. Nesse sentido, o desenvolvimento dos povos gauleses ficou entre a chamada Idade do Ferro e o Império Romano, mais os menos entre 500 a.C. e 400 d.C.

Os gauleses foram povos celtas que construíram diversas tribos e cidades pela região onde encontravam-se. Entretanto, era comum as disputas internas entre os grupos. Porém, as divergências não foram suficientes para tardar a consolidação de costumes e tradições significativos. Assim, foi ultrapassando a Grécia e Ásia menor, que os gauleses conseguiram ocupar o territória de Gália.

Dessa forma, como também aconteceu com outros povos, os gauleses conseguiram organizar formas de sobrevivência bastante característica de seu povo. Assim, constituíram a sociedade, religião e a economia de maneira bem sintetizada. Além disso, eram especialistas na metalurgia, além de ter como idioma oficial o gaulês.

Características dos Gauleses

Em síntese, por dominarem as técnicas da metalurgia, os gauleses eram especialistas na fundição do ferro, estanho e bronze. Além disso, fabricavam armas, joias e diversificados utensílios. Dessa forma, produziam também as moedas que eram utilizadas no comércio.

Continue lendo após a publicidade

Sendo assim, as principais formas de renda baseavam-se na troca comercial com os povos da Europa, além de desenvolver produções na agricultura. Além disso, criavam animais como vacas leiteiras e praticavam a caça. Com os animais que criavam, produziam alimentos como o leite e o queijo.

Gauleses, quem são? História e característica dos guerreiros bagunçados
Necrópole gaulesa dos séculos IV e III aC, no local do Parque Logístico de Aube, em Buchères. Fonte: arqueovox

Em relação à organização da sociedade, os gauleses eram organizados com a figura de um rei e o conselho de anciões. Além disso, a sociedade era composta pela presença de sacerdotes e os druidas – responsáveis pelas tarefas de maior responsabilidade dentro das tribos. Assim, eram responsáveis pela religião, pela proteção e educação dos povos.

Como em quase todas as tribos formadas antigamente, os gauleses eram politeístas. Ou seja, acreditavam em diversos deuses. Dessa forma, faziam rituais e celebrações para exaltar os deuses que possuíam características humanas. Assim, ao invés de templos religiosos, os gauleses erguiam altares nas florestas para rezar e realizar as oferendas aos deuses.

Principais tribos gaulesas

Os gauleses eram divididos em tribos, cada qual com características diferentes. Assim, eram 44 tribos que dividam-se pela região da Gália. Entretanto, podemos citar algumas das tribos mais importantes, sendo elas:

Continue lendo após a publicidade
  • Lingones (Langres)
  • Carnutres (Chartres)
  • Bituriges (Burges)
  • Belgae (Gallia Belgica)
  • Arvernos (Gergovia)
  • Ambianos (Amiens)
  • Eburões (Aduatuqua)
  • Leucos (Násio)
  • Viromânduos (Viromando)
  • Éduos (Augustoduno)

Os guerreiros bagunçados

Se comparados com os povos germânicos, os gauleses eram bem diferentes em relação à organização. Isso porque, não preocupavam-se com características como o plantio. Assim, eram classificados como guerreiros bagunçados e caçadores apaixonados.

Gauleses, quem são? História e característica dos guerreiros bagunçados
A saga dos irredutíveis gauleses foi criada pela dupla de quadrinistas franceses René Goscinny e Albert Uderzo. Fonte: o tempo

Nesse sentido, foram representados em uma animação denominada Asterix em que as características mais peculiares desses povos são representadas. Assim, a animação representa, por exemplo, a forma de comércio exercida pelos gauleses. Além disso, é mostrado também os trabalhos utilizando a metalurgia.

O fim

Apesar da quantidade de tribos formadas durante a existência do povo Gaulês, não foi suficiente para barrar o Império Romano. Assim, depois da Batalha de Telamon, em 225 a.C, a tribo gaulês começou a entrar em declínio. Além disso, disputas internas nas Guerras da Gália, facilitaram a tomada de território pelos romanos entre 58 e 50 a.C.

Gauleses, quem são? História e característica dos guerreiros bagunçados
O fim dos gauleses quando Vercingetorix se entrega para César, líder do Imperio Romano. Fonte: Medium

Assim, apesar da resistência gaulesa, anexaram as terras de Gália à província do Império Romano. Entretanto, após o domínio das terras os gauleses continuaram a lutar. Assim, criaram a “tática de terra arrasada” que consistia na destruição das terras ocupadas pelos romanos, deixando-os sem alimentos e abrigo.

Continue lendo após a publicidade

Por fim, após uma batalha sangrenta em que restaram apenas 800 sobreviventes, as terras de Gália compulsoriamente subordinaram-se totalmente ao Império Romano. Logo após, todas as tradições sociais, culturais e os rituais foram mesclados com o que os romanos estavam acostumados a fazer.

Curiosidades sobre os gauleses

  • Os gauleses são retratados nos quadrinhos de Asterix, assim como nos desenhos animados e filmes de mesmo nome;
  • Um dos principais temas dos quadrinhos é a resistência gaulesa ao grandioso Império Romano;
  • De acordo com um historiador romano do século IV (Amiano Marcelino), os gauleses eram altos, fortes e de olhos claros;
  • Júlio César, o importante líder romano, foi o primeiro a escrever sobre os gauleses. Como resultado disso, seu livro “De Bello Gallico” (Sobres a Guerra da Gália) apresenta inúmeras características dos povos bárbaros e tornou-se uma preciosa fonte de informação sobre os celtas.

Gostou da matéria? Então, aproveita e confere quem foram os Maias, Astecas e Incas.

Fontes: Escola Educação, Aventuras na História, Sua Pesquisa, Significados.

Bibliografia:

Continue lendo após a publicidade
  • CÉSAR, Júlio. A Guerra das Gálias. Lisboa: Sílabo, 2004. 304 p.
  • RAMOS, Jefferson Evandro Machado. Gauleses. 2019. Disponível em: https://www.suapesquisa.com/historia/gauleses.htm. Acesso em: 23 dez. 2019.
  • SILVA, Cíntia Cristina da. HERÓIS DA RESISTÊNCIA: os reais gauleses. 2019. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-reais-gauleses-herois-resistencia.phtml. Acesso em: 23 dez. 2019.

Fonte imagem destaque: Jovem nerd

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments