Literatura

Gênero dramático: origem, características e tipos de textos

Gênero dramático é composto por textos feitos para serem encenados. Sua origem nos remonta à Grécia Antiga e o termo drama significa ação.

Continue lendo após a publicidade

Gênero dramático é um gênero literário composto por textos literários. São feitos exclusivamente para serem encenados. A origem destes textos está conectada com a Grécia Antiga e com festas religiosas para o deus Dionísio.

O termo grego drama significa ação. Já gênero dramático, pode-se entender como o conjunto de textos literários que representam a imitação de ações feitas por personagens. Todavia, os textos dramáticos possuem características específicas que os diferenciam dos demais.

Nesse sentido, ao longo dos séculos o gênero dramático deixou de lado os aspectos religiosos. Em síntese, estes aspectos norteavam a sua produção, para incorporar características dos momentos literários desenvolvidos ao longo da história.

Origem do gênero dramático

O gênero dramático tem origem na Grécia Antiga, berço do teatro ocidental. Filósofos gregos como Platão e Aristóteles se dedicaram a definir todos os gêneros literários, inclusive o dramático.

Continue lendo após a publicidade
Conversa de Português.

Todavia, os textos dramáticos produzidos na Grécia são conhecidos como tragédia grega. Durante aquele momento, a produção artística se concentrava e representava histórias dos deuses gregos, a partir do olhar de dramaturgos como Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.

Nesse sentido, apesar de a Grécia ser considerada o lugar onde o teatro começou, em uma visão eurocêntrica, o teatro oriental tem origem na China por volta de 2200 a.C., chegando também ao Egito por volta de 2000 a.C., em cultos para divindades.

Características do gênero dramático

Os textos do gênero dramático se apresentam com características bem particulares. Nesse sentido, são marcados pela ausência de um narrador e pela escrita em segunda pessoa do singular ou do plural.

Todavia, os textos do gênero dramático são escritos em forma de diálogos, podendo aparecer também como monólogos. De modo geral, também apresentam linguagem corporal e gestual.

Continue lendo após a publicidade
Pinterest.

Por serem divididos em atos, os textos dramáticos também apresentam a presença das rubricas – descrições de espaço e da situação antes de cada ato.

Nesse sentido, outra característica marcante dos textos dramáticos é a divisão em três partes. O começo da ação, ou apresentação; o desenvolvimento ou conflito e o fim do texto, no encerramento.

Tipos de textos dramáticos

Os textos do gênero dramático podem são divididos na classificação a seguir:

Tragédia – caracteriza-se pela encenação de acontecimentos trágicos e tem tom sério, quase solene. A linguagem formal é utilizada e a estrutura é composta por uma ação inicial feliz, com desfecho de proporções fatais. Todavia, estes textos contam com a presença de personagens nobres que sofrem com o destino que os deuses lhes reservam.

Continue lendo após a publicidade

Comédia – o tom cômico e a temática ligada sempre ao cotidiano em forma de sátira da sociedade, são algumas características importantes deste texto do gênero dramático.

Todavia, este tipo de texto é marcado pelo uso de linguagem coloquial e pela presença de uma estrutura que contém uma situação inicial complicada que acaba em final feliz.

Exame.

Tragicomédia – antes de mais nada, este texto é composto por elementos trágicos e cômicos, que se misturam entre a realidade e a imaginação.

Farsa – todavia, esta modalidade teatral critica a sociedade e seus hábitos, de modo geral, além de conter traços caricaturais que beiram o ridículo.

Continue lendo após a publicidade

Auto – este texto dramático surgiu na Idade Média e se caracteriza por serem curtos, cômicos e formados por um único ato.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Origem da Literatura Brasileira – Contexto histórico e sistema literário.

Fontes: Significados, Toda Matéria, Brasil Escola, Português, Portal Educação, Livro Bingo

Imagens: Desenho Clássico, Conversa de Português, Pinterest, Exame

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

1 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments