Principal » Geografia » Geografia do Brasil: aspectos geográficos, territoriais e climáticos

Geografia do Brasil: aspectos geográficos, territoriais e climáticos

A geografia do Brasil estuda as características territoriais, a divisão geográfica, as condições climáticas e o relevo do Brasil.

Geografia do Brasil, o que é? Aspectos geográficos, territoriais e climáticos

A geografia do Brasil estuda especificamente a República Federativa do Brasil. Portanto, ela estuda os aspectos físicos, culturais, sociais, políticos e territoriais. Assim, o Brasil é um país de dimensões continentais, possui 8.514.976 Km², sendo o quinto maior país em extensão territorial ficando atrás de países como: Rússia, EUA, China, e Canadá.

No entanto, para ter uma ideia comparativa da grandeza territorial brasileira, o Brasil é maior que o continente europeu, pois este tem 6.220.000km². Além disso, em relação à sua população, são mais de 200 milhões de habitantes, a maioria vive nas áreas litorâneas e no Sudeste, região que tem mais poder financeiro, por ser inicialmente impulsionada pela economia cafeeira.

Por outro lado, a geografia do Brasil também estuda os aspectos da economia. Assim, o Brasil é um país emergente sendo o sétimo do mundo, seu PIB (produto interno bruto) gira em torno de 2,25 trilhões por ano. No aspecto territorial, possui cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Basicamente, em relação às suas divisões federativas, possui 26 estados e um Distrito Federal, fazendo fronteira com quase todos os países da América do Sul. Assim, faz fronteira com a Venezuela, Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai, exceto o Chile e o Equador.

Aspectos gerais da geografia Brasil

Basicamente, em um aspecto mais físico e territorial, a geografia do Brasil estuda o relevo brasileiro, nesse sentido, o Brasil é formado por  planaltos e depressões. A propósito, é banhado pelo oceano Atlântico e possui as maiores bacias hidrográficas do mundo.

Pinterest

Contudo, é o mais populoso país da América do Sul com grande diversidade étnica, religiosa e cultural. Existe diversidade em muitos outros fatores, devido à sua grande extensão territorial como: em sua flora, fauna e clima.

Por outro lado, com relação a suas fronteiras, o Brasil possui 23.103 km de fronteiras, 15.735 km terrestres e 7.367 km em fronteiras marítimas. Sua capital é Brasília, localizada no Centro-Oeste brasileiro.

Relevo brasileiro

O relevo brasileiro formou-se a partir de ações climáticas físicas e químicas que incidiram sobre as composições das rochas e suas sedimentações. Basicamente, o relevo brasileiro é formado por planaltos, planícies e depressões.

  • Planaltos: 300 metros acima do mar. Algumas regiões de planaltos: Guianas e central; meridional e nordestino; serras do leste e sudeste; do maranhão-Piauí.
  • Planícies: 100 metros acima do mar: amazônica, pantanal e litorânea.
  • Depressões: abaixo do nível do mar: amazônica (sertaneja, são Francisco), periférica ( sul rio-grandense), periférica ( leste do Paraná).

Dados gerais do Brasil

O nome do país é República Federativa do Brasil, com a denominação para quem vive no país de brasileiro (a). Além disso, o Brasil possui como capital a cidade de Brasília, localizada no Distrito Federal. A propósito, a população do Brasil é de 208.494.900 habitantes e sua densidade demográfica é de 24,64 por quilômetros quadrados.

Portanto, vale lembrar que o sistema de governo brasileiro é o presidencialismo e seu índice de  desenvolvimento humano (IDH) é 0,76. Além disso, os estados brasileiros se dividem em cinco regiões, sendo elas:

Região Sul e Sudeste

  1. Rio Grande do Sul ( RS) – Porto Alegre
  2. Santa Catarina (SC) – Florianópolis
  3. Paraná (PR) – Curitiba
  4. São Paulo (SP) – São Paulo
  5. Minas Gerais (MG) – Belo Horizonte
  6. Espírito Santo (ES) – Vitória
  7. Rio de Janeiro (RJ) – Rio de Janeiro

Região Centro-Oeste

  1. Mato Grosso (MT) – Cuiabá 
  2. Acre (AC) – Rio Branco
  3. Mato Grosso do Sul (MS) – Campo Grande
  4. Distrito Federal (DF) – Brasília
  5. Goiás (GO) – Goiânia

Região Norte

  1. Amapá (AP)- Macapá
  2. Amazonas (AM) – Manaus
  3. Pará (PA) – Belém
  4. Rondônia (RO) – Porto Velho
  5. Roraima (RR) – Boa Vista
  6. Tocantins (TO) – Palmas

Região Nordeste

  1. Alagoas (AL) – Maceió
  2. Bahia (BA) – Salvador
  3. Ceará (CE) – Fortaleza
  4. Maranhão (MA) – São Luís
  5. Paraíba (PB) – João Pessoa
  6. Pernambuco (PE) – Recife
  7. Piauí (PI) – Teresina
  8. Rio Grande do Norte (RN) – Natal
  9. Sergipe (SE) – Aracaju

Mapa

Pinterest

Geografia do Brasil – Fronteiras Oeste e Norte

Oeste – Fronteiras do Brasil com:

  • Bolívia: São, 423,2 km, dos quais 2.609,3 km são por rios e canais, 63,0 Km por lagoas e 750,9 Km por linhas convencionais. No entanto, os estados do  Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul fazem fronteira com a Bolívia.
  • Peru: 2.995,3 km, dos quais 2,003,1 km são por rios ou canais, 283,5 km por linhas convencionais e 708,7 km por divisor de águas. A propósito, os estados do  Acre e Amazonas fazem fronteira com o Peru

Norte – Fronteiras do Brasil com:

  • Venezuela: são 2.199,0 km, dos quais, 90,0 km por linhas convencionais e 2.109,0 km por divisor de águas. Contudo, os estados do Amazonas e Roraima fazem fronteira com a Venezuela.
  • Guiana: 1.605,8 km, onde 698,2 km são por rios e canais e 907,6 km por divisor de águas. No entanto, os estados de Roraima e Pará fazem fronteira com a Guiana.
  • França (Guiana francesa): 730,4 Km, onde 427,2 Km são por rios e 303,2 Km por divisor de águas, O amapá é o único estado que faz fronteira com a França ( Guiana francesa)
  • Suriname: São 593,0 Km, todas as fronteiras são por divisor de águas. Contudo, os estados do Amapá e Pará fazem fronteira com o Suriname.

Fronteiras Noroeste, Sudoeste e Sul

Noroeste:

  • Colômbia: são, 1.644,2 km, onde, 808,9 km são por rios e canais, 612,1 km por linhas convencionais e 223,2 km por divisor de águas. No entanto, o Amazonas é o único estado que faz fronteira com Colômbia.

Sudoeste:

  • Paraguai: No Total são,  1365,4 Km, onde 928,5 km são por rios e 436,9 Km por divisor de águas. Contudo, os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, fazem fronteira com o Paraguai.
  • Argentina: Ao todo são, 1261,3 Km, onde 1.236,2 km são por rios e apenas 25,1 km por divisor de águas. A propósito, os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, fazem fronteira com a Argentina.

 Sul:

  • Uruguai: 068,1 km, onde 608,4 km são por rios e canais, 140,1 Km em lagoas, 57,6 Km por linhas convencionais e 262,0 Km por divisor de águas. Assim, os estados do Rio Grande do Sul é o único estado que faz fronteira com o Uruguai.

Localização no estudo da geografia do Brasil

Geografia do Brasil, o que é? Aspectos geográficos, territoriais e climáticos
Fineartamerica

Basicamente, a geografia do Brasil estuda também a localização do Brasil. Assim, o Brasil integra os países formadores da América do sul. Contudo, o seu território está situado em três hemisférios: Oeste, Norte, e a maior parte no sul.

A propósito, é cortado pelo Trópico de Capricórnio e pela linha do Equador. Portanto, esse fato evidencia as variações de latitude, e por isso o Brasil possui grande diversidade climática.

Assim, toda esta diversidade influencia positivamente em sua riqueza na vegetação, de um modo geral. Além disso, a diversidade climática contribui para a existência, na floresta amazônica, de uma enorme diversidade na fauna e flora, considerada a maior do mundo.

Estudo da geografia do Brasil na Região norte

Primeiramente, a região Norte é composta por sete estados e é banhada pela bacia amazônica: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. No entanto, a região ocupa 43,3% do país. Dessa forma, a maior parte do território é preenchida pela floresta Amazônica com 40% do território nacional.

Portanto, vale lembrar que a geografia do Brasil estuda os índices pluviômetros de cada região. Assim, nesta região do país chove muito, praticamente o ano inteiro. Dessa forma, este fator está relacionado com o clima equatorial e úmido.

Basicamente, as matas de Igapó, várzea e terra firme fazem parte do bioma da região. Contudo, é importante lembrar que o termo bioma corresponde ao estudo da vida animal e vegetal em relação a uma estrutura sistêmica que envolve o clima e a localização de uma determinada região. 

Portanto, a geografia do Brasil, no estudo desses aspectos, contribui para estudos biológicos em uma relação interdisciplinar.

Nordeste

A maior parte da costa litoral brasileira faz parte dessa região. Além disso, esta região é formada pelos seguintes estados: Sergipe, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Bahia, Maranhão, Paraíba e Pernambuco. Porém, vale lembrar que esta região possui os seguintes climas: tropical, úmido, semiárido e equatorial.

Geografia do Brasil, o que é? Aspectos geográficos, territoriais e climáticos
Pinterest

Basicamente, a vegetação consiste na mata de cocais, carnaúba e babaçus. Além disso, as atividades econômicas são a agricultura de algodão, cana de açúcar e arroz e pecuária extensiva.

A propósito, outra região importante é o Sertão, conhecido como “polígono das Secas”, é uma extensa área de clima semiárido. Esta região possui o menor índice demográfico comparado com outras regiões. Os índices de chuvas são baixos e irregulares. Vegetação típica: caatinga. Apesar do clima seco, é banhado pelo rio São Francisco.

Outra vegetação representativa do nordeste é o Agreste, uma área de transição entre o sertão e a zona da mata. Basicamente, é uma região úmida e cheia de brejos. A propósito, as suas atividades econômicas são a pecuária, agricultura de subsistência, pecuária leiteira, cultivo de café, sisal e algodão.

A Zona da Mata é conhecida como litoral continental. Assim, ela tem a maior concentração populacional do nordeste. Por outro lado,  as principais atividades econômicas são: extração de petróleo, cultivo de cacau, café, frutas, fumo, lavoura de subsistência.

Estudo da geografia do brasil na região Centro-Oeste

Esta área é formada pelos estados: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Contudo, compreende a segunda maior área do Brasil em extensão.  Contudo, a sua maior parte é composta de vegetação, cerrado e não é banhada pelo mar.

Basicamente, a região mais proeminente é o Pantanal com clima tropical semiúmido, o inverno é seco e o verão é úmido. Além disso, a maior parte das atividades econômicas é a agropecuária: soja, milho, café e carne bovina.

Porém, é importante lembrar que  as indústrias desta região estão concentradas em Goiás composta por: farmacêuticas, madeireiras, e indústrias automobilísticas.

Sudeste

O Sudeste abrange os estados de Espírito Santos, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, além de ser a quarta maior área em extensão territorial, é a mais populosa. Basicamente, em um aspecto geral o Sudeste é que possui clima tropical e clima tropical de altitude nas  regiões localizadas em planaltos.

A propósito, em relação à sua vegetação, na maioria é constituída de Cerrado e Mata Atlântica. Porém, com grande parte dessa mata já devastada pela especulação imobiliária, crescimento industrial e comercial.

Vale lembrar que esta área possui um grande desenvolvimento econômico com participação da metade do PIB nacional, especificamente relacionado ao setor terciário, o qual se corresponde ao comércio e serviços.

Região Sul

Primeiramente, a região Sul, no que tange a extensão territorial, é a menor do país e é a terceira em concentração populacional. Além disso, o clima da região sul é basicamente subtropical, este fator se deve ao fato dessa região estar localizada abaixo do Trópico de Capricórnio.

Geografia do Brasil, o que é? Aspectos geográficos, territoriais e climáticos
Canal Rural

Portanto, essa região é a mais fria do país, com temperaturas no inverno chegando perto de zero e em alguns lugares alcançando níveis abaixo de zero no inverno.

Contudo, apesar de ser uma região pequena, comparada às outras regiões, possui uma intensa atividade econômica distribuída em pecuária, e plantações de milho, soja, arroz, feijão, com as produções de soja direcionadas à exportação.

Além disso, possui um grande parque industrial onde são produzidos: automóveis, calçados, tecidos, aço, produtos alimentícios, sucos e vinhos. Assim, o PIB que corresponde a essa área chega aos 21% do nacional, perdendo apenas para a região sudeste. Além do mais, com respeito à vegetação, existem três tipos preponderantes, pinheiros, araucárias e o campo (pampas).

O clima do Brasil – análise da geografia do Brasil

Basicamente, 90% do território brasileiro estão entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio. No entanto, estudos relacionados a geografia do Brasil, considera o clima do território nacional, na seguinte ordem, em relação de graduação de incidência:

  • Equatorial úmido ( convergência dos alísios) – maior parte
  • Tropical ( inverno seco e verão úmido),
  •  Semiárido tropical ( tendência ao seco)
  • Litorâneo úmido
  • Polares subtropical úmido – menor parte

Geografia do Brasil e vegetação brasileira

Primeiramente, o Brasil possui variados tipos de vegetação e os principais se definem como: Floresta Amazônica, Mata dos Cocais, Mata Atlântica, Mata das Araucárias (mata dos pinhais), Caatinga, Cerrado, Pantanal e vegetação litorânea. Porém, a floresta Amazônica é conhecida como hiléia, e  49% do território nacional está localizado na Amazônia que abrange as regiões centro-oeste e nordeste.

Além disso, a floresta Amazônica abriga três tipos de vegetação: mata de igapó (palmeiras, cipós e lianas), mata de várzea (seringueiras); mata de terra firme (castanheiro, guaraná, caucho). A propósito, vale lembrar que na geografia do Brasil estão presentes três tipos de matas, A mata Atlântica que começa no Rio Grande do Norte e vai até o Rio Grande do Sul, basicamente pela faixa litorânea.

Por outro lado, existem a mata intermediária nas regiões serranas e a mata de Araucária que vai do sul de São Paulo até o norte do Rio Grande do Sul. Contudo, o clima da mata de Araucária é subtropical e tropical de altitude e esta mata se divide em dois subtipos: Matas dos Cocais e Matas Ciliares.

Cerrado, caatinga pantanal, mangue e pampa

O Cerrado é predominante no planalto central com duas subdivisões: cerrado com menos árvores e solo seco e cerradão com mais árvores que arbustos.

Geografia do Brasil, o que é? Aspectos geográficos, territoriais e climáticos
Agência Brasil

Porém, a caatinga já pertence a região do semiárido nordestino com uma vegetação que possui longas raízes para se adaptar ao solo seco, assim, essas raízes se alimentam de lençóis subterrâneos. Basicamente, as principais espécies da caatinga são: O juazeiro, angico, barriguda, xique-xique e o mandacaru.

Por outro lado, uma vegetação de grande importância para a diversidade de fauna e flora brasileira é o pantanal mato-grossense. Assim, essa região localiza-se no Centro-Oeste e tem formação mista. Portanto, possui gramíneas na regiões alagadas, palmeiras nas regiões periodicamente alagadas e nas regiões mais secas são frequentes o angico e o quebracho.

Contudo, o mangue também é muito presente na vegetação brasileira. Portanto, essa vegetação é típica da região litorânea tropical e subtropical. Basicamente, possui três tipos: mangue-branco, mangue siriúba ou mangue vermelho. 

Maiores bacias hidrográficas do Brasil

Geografia do Brasil, o que é? Aspectos geográficos, territoriais e climáticos
Click Estudante

Basicamente, a bacia hidrográfica é uma área drenada por um rio principal dividido em seis afluentes e subafluentes. Assim, o Brasil possui 12 bacias hidrográficas, segundo a geografia do Brasil. Por exemplo:

  1. Amazônica: Primeiramente, é considerada a maior bacia do mundo. A propósito, contém o maior potencial híbrido do planeta. Portanto, vale lembrar que compreende sete milhões de Km² com grande potencial hidrelétrico.
  2. Tocantins-Araguaia: 967 059 Km², potencial energético possui a usina hidrelétrica de Tucuruí no Pará. Contudo, é considerada a maior bacia brasileira por estar contida somente em território brasileiro
  3. São Francisco: Possui 640.000 Km². Contudo, apresenta extensos trechos navegáveis e grande potencial energético

Outras bacias hidrográficas

  1. Atlântico Nordeste Oriental: Basicamente, está Presente em vários estados do nordeste
  2. Paraná: Possui planaltos e cachoeiras. Porém, se destaca pela usina hidrelétrica de Itaipu.
  3.  Parnaíba: Está presente no Piauí, Maranhão e no Ceará tem 340 km² de área. Uruguai: Basicamente, o seu rio principal é o Uruguai que nasce da confluência dos rios Canoas e Pelotas.
  4.  Paraguai: É típica de planícies e possui grande extensão para a navegação seu principal rio é o rio Paraguai que nasce em Mato Grosso.
  5. Atlântico nordeste ocidental: Localizada em Maranhão e Pará
  6. Atlântico leste: abrange estados do sudeste e nordeste
  7. Do Parnaíba: Está presente no Piauí, Maranhão e no Ceará tem 340 km² de área.
  8. Atlântico sul: região sul, possui muitos rios de pequeno porte.
  9. Atlântico sudeste: Presente nos estados da região sudeste

Geografia do Brasil e relevo brasileiro

Significados

Em síntese, o relevo brasileiro formou-se a partir de ações climáticas físicas e químicas que incidiram sobre as composições das rochas e suas sedimentações. Basicamente, o relevo brasileiro é formado por planaltos, planícies e depressões.

  • Planaltos: Relevo com 300 metros acima do mar. Assim, algumas regiões de planaltos são: Guianas e central; meridional e nordestino; serras do leste e sudeste; do maranhão-Piauí.
  • Planícies: Possui 100 metros acima do mar. A propósito, as planícies brasileiras são a amazônica, pantanal e litorânea.
  • Depressões: Basicamente, são regiões abaixo do nível do mar. Contudo, existem três tipos: a amazônica (sertaneja, são Francisco), periférica  sul rio-grandense, bem como a periférica do leste do Paraná.

Então, gostou da matéria? Se gostou, leia também: Zonas Litorâneas do Brasil, quais são? Localizações e características.

Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria, Educa mais Brasil, Mundo Educação

Imagens: Olhar Digital, Pinterest, Canal Rural, Click Estudante, Agência Brasil, Significados

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.