Geografia

Geologia: Oque é, o que estuda, para que serve e quais seus princípios?

A Geologia é uma importante ciência, que estuda o planeta Terra, sua formação, seu histórico, inclusive sendo capaz de estipular qual sua idade aproximada.

Continue lendo após a publicidade

A Geologia pode ser definida como uma ciência natural que estuda o planeta Terra. A palavra surgiu do grego “geo”, que significa Terra, mais “logia”, que quer dizer estudo ou ciência.

O objeto do seu estudo abrange a Crosta Terrestre, do que é composta e como se formou. Também entra em sua análise de que forma a Crosta se altera, assim como o tipo de estrutura da superfície.

Foi por meio da Geologia que se conseguiu calcular a idade aproximada da Terra em 4,6 bilhões de anos. Ela também lançou os fundamentos da Teoria Tectônica de Placas.

Contexto Histórico

Durante muitos séculos o livro Peri Lithon, de Teofrasto, discípulo de Aristóteles, foi referência em Geologia. Mas o primeiro compêndio sobre mineração foi escrito por Georg Agricola, em 1556.

Continue lendo após a publicidade

Já Nicolaus Steno, no século XVII, elaborou diversos Princípios da Geologia. É dele o Princípio da Sobreposição das Camadas, da Horizontalidade Original e da Continuidade Lateral. Estes princípios definem a Estratigrafia.

Mas o primeiro geólogo moderno foi James Hutton, posto que publicou sua Teoria da Terra em 1785. Ali ele expunha cientificamente o motivo de se crer que o planeta seria muito mais antigo do que até então se supunha.

ThoughtCo

Em 1811 foi formulado o Princípio da Sucessão Estratificada por George Cuvier e Alexandre Brongniart. A teoria que ambos compuseram estipulava a idade da Terra.

E em 1830, Charles Lyell publicou seus Princípios da Geologia, com destaque para a Doutrina do Uniformitarismo. Ele sustentou que as ações geológicas demoram a acontecer, e, inclusive, ainda ocorrem na atualidade.

Continue lendo após a publicidade

A Geologia serve para quê?

Saiba mais sobre a Geologia – o que ela estuda e quais os seus princípios

A Ciência da Geologia tem diversas aplicações práticas no nosso cotidiano, embora às vezes nem saibamos como. Um exemplo é a construção civil, posto que cabe ao geólogo aplicar seus conhecimentos na construção de uma estrada.

Ele determina como melhor explorar os minérios com o máximo de aproveitamento. A energia geotérmica, que se utiliza do calor subterrâneo, igualmente é proveniente dos estudos dos geólogos.

É através dessa ciência que atualmente se pode prever, com considerável margem de acerto, a possível ocorrência de um abalo sísmico. Por incrível que possa parecer, até fortes alterações climáticas podem ser determinadas por seus técnicos.

Continue lendo após a publicidade

Se não fosse pelas pesquisas dessa doença, pouco saberíamos sobre a Terra, como sua idade ou a formação geológica. Também as alterações que foi sofrendo no transcorrer do tempo ficariam ignoradas.

Quais suas áreas de estudo?

A Geologia tem uma vasta área de estudo, onde podemos destacar a estrutura do planeta e suas idades geológicas. As riquezas minerais, assim como impactos ambientais, além dos riscos ecológicos, também se incluem nos campos de pesquisa.

Procura se saber também como se compõem os elementos e quais suas propriedades físicas. O relevo da Crosta Terrestre do mesmo modo se inclui nos trabalhos. Lista-se aí o estudo sobre petróleo, águas, cavernas, rochas estratificadas e sedimentos acumulados da erosão.

Saiba mais sobre a Geologia – o que ela estuda e quais os seus princípios

Continue lendo após a publicidade

Topografia (acidentes geográficos), Astrogeologia (corpos celestes), Sismologia (sismos), Vulcanologia (vulcões) e Pedologia (solos). Também a Petrografia (rochas), Mineralogia (minerais), Estratigrafia (rochas estratificadas), a Geomorfologia (relevo) e Geoquímica (química do planeta).

Vale destacar inclusive que o geólogo é essencial nas construções, posto que ele faz análise de solo com segurança. E ainda prevê possíveis impactos ambientais. Por tais razões, antes de uma construção se iniciar, terá que ser feito um levantamento geológico, assim como geotécnico do local.

Leia também sobre a diversidade cultural – o que é, por que acontece e influências no Brasil.

Fonte: Wikipédia, Só Geografia, Guia do Estudante, Info Escola, Guia da Carreira, Que Curso?, Toda Matéria, Sua Pesquisa.

Continue lendo após a publicidade

Fonte das imagens: Site Google, ThoughtCo, Sopas de Pedra, 11 Elo.

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments