Biografia

George Washington, quem foi? Importância, biografia e política

George Washington foi um líder político militar e estadista norte-americano, considerado um dos pais fundadores dos Estados Unidos.

Continue lendo após a publicidade

George Washington foi um líder político militar e estadista norte-americano, considerado um dos pais fundadores dos Estados Unidos. Além disso, foi o primeiro presidente do país, governando de 1789 a 1797. Foi também líder na guerra da independência.

Portanto, antes de governar, ele liderou as forças patriotas que resultaram na vitória na guerra de independência. Contudo, também presidiu a convenção constitucional de 1787, elaborando a constituição e o governo federal.

Neste sentido, George Washington foi considerado o pai da Pátria por conta de sua liderança e contribuição na formação dos Estados Unidos. Foi um presidente imparcial, diante da rivalidade entre seus ministros. Neste sentido, Thomas Jefferson defendia o poder dos estados, enquanto Alexandre Hamilton defendia a centralização do Governo, seguindo George Washington.

Biografia de George Washington

Nasceu no dia 22 de fevereiro de 1732 em uma família rica de Virgínia, na propriedade Popes Creek, em Westmoreland County. George Washington era filho mais velho de Augustine e Mary Ball Washington e seu pai possuía plantações, negócios e minas.

Continue lendo após a publicidade
George Washington, quem foi? Importância, biografia e política
Wikipedia

Contudo, depois que seu pai morreu, ele foi viver com o meio irmão Lawrence, na fazenda Mount Vernon, de propriedade da família. Portanto, nessa fazenda, George aprendeu a fazer levantamento topográfico do terreno e administrá-la.

Posteriormente, George Washington recebeu treinamento militar inicial e funções de comando, com o regimento da Virgínia durante a guerra franco-indígena. Assim, foi eleito mais tarde, membro da Câmara dos Burgueses da Virgínia.

Carreira Militar

No que se refere à carreira militar de George Washington, o serviço de seu meio-irmão, Lawrence Washington, o inspirou a buscar uma comissão. Assim, o vice-governador da Virgínia, Robert Dinwiddie, nomeou-o comandante da milícia.

Posteriormente, em 1753, Dinwiddie nomeou Washington como enviado especial para contribuir com os ingleses na competição pelo controle do vale do Ohio. Sendo assim, ele deveria exigir dos Franceses a desocupação do território.

Continue lendo após a publicidade

Além disso, Dinwiddie também o indicou para propor a paz com a confederação Iroquois, grupo de nativos norte-americanos, para reunir informações sobre as forças francesas. Assim, ele se encontrou com os chefes indígenas iroqueses para apoio contra os franceses.

Vida civil e política de George Washington

Em 1759 Washington, com 26 anos, casou com Martha Dandridge Custis. A propósito, o casal não teve filhos biológicos juntos. Martha era viúva do rico proprietário de plantações Daniel Parke Custis.

George Washington, quem foi? Importância, biografia e política
Meisterdrucke

O casamento deu a Washington o controle de um terço do dote de Martha na propriedade de Curtis e ele administrou o restante para os filhos, de Martha, do primeiro casamento.

A propriedade incluía também 84 escravos, fazendo de Washington um dos homens mais ricos da Virgínia e também, por um tempo, defensor da escravidão tendo ao todo 123 escravos.

Continue lendo após a publicidade

Carreira política

Antes de sua carreira política, George Washington dedicou-se às suas propriedades produtoras de tabaco, tornando-se muito rico. Aproveitando sua reputação como militar e de ser um dos homens mais ricos da colônia, lançou-se na política.

Assim, foi eleito para a House of Burgesses, uma das casas que constituíam a Virginia General Assembly. Contudo, a sua carreira política coincidiu com o momento em que os interesses da coroa britânica chocaram com os interesses das treze colônias.

Os colonos não suportavam mais a pesada carga de impostos e a função de ter que sustentar as tropas inglesas. Esta política britânica de pressão e impostos tornou a situação insustentável e culminou na guerra da independência.

George Washington e a Revolução Americana

Primeiramente, é importante esclarecer que George Washington, antes da guerra da independência, era leal à Grã-Bretanha. Entretanto, no final da década de 1760, começou a protestar contra as políticas injustas dos britânicos.

Continue lendo após a publicidade
George Washington, quem foi? Importância, biografia e política
Amálgama

Participou do Congresso Continental formado pela assembleia de representantes das treze colônias.  Assim, em abril de 1775, teve início a luta entre os britânicos e as tropas coloniais, com a liderança de George Washington.

A luta foi muito difícil, durou seis anos, tendo como sua época mais crítica, o inverno de 1777-1778, muitos soldados morreram de frio e mais de 2 mil desertaram. Contudo, Washington manteve o exército unido e em 1781, os britânicos se renderam.

Presidência e morte de George Washington

George Washington foi empossado presidente em 30 de abril de 1789, seu juramento de posse foi em Nova Iorque no Federal Hall. Washington acreditava em um governo federal, ou central, forte e na neutralidade dos EUA, frente à questões de outros países.

A propósito, alguns partidos políticos se desenvolveram seguindo suas opiniões. Além disso, os federalistas, como Alexander Hamilton, apoiavam as ideias de Washington. Por outro lado, os republicano-democratas, como Thomas Jefferson, defendiam os estados.

Continue lendo após a publicidade

Como os partidários de Jefferson defendiam o poder dos estados, descentralizando o governo federal, entraram em oposição com as concepções políticas de Alexander Hamilton e Washington preferiu a neutralidade.

Após oito anos na presidência, Washington recusou-se a concorrer a um terceiro mandato. Assim, ele voltou para Mont. Vernon, em março de 1797. Contudo, em 14 de dezembro de 1799 morreu, devido a uma infecção na garganta.

Em 1800, a capital dos Estados Unidos mudou-se de Filadélfia para a cidade de Washington, em homenagem ao primeiro presidente.

Gostou da matéria? Se Gostou, leia também: Dilma Rousseff, quem é? Bigrafia, carreira política e impeachment.

Continue lendo após a publicidade

FontesBrasil Escola, Escola Britânnica e História do Mundo

Imagens: Revista Oeste, Wikipedia, Meisterdrucke e Amálgama

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments