História

Geração Beat – Contexto histórico, características e principais autores

Geração Beat foi um movimento literário surgido nos EUA durante as décadas de 1940 e 1950, que foi contra o momento político americano.

Continue lendo após a publicidade

Geração Beat foi um movimento literário surgido nos Estados Unidos, durante as décadas de 1940 e 1950. Formado por jovens intelectuais, este grupo criticou veemente o cenário pós Segunda Guerra Mundial e o momento de euforia econômica vivido pelos americanos.

Todavia, os poetas beatniks, como eram conhecidos, demonstravam um certo cansaço da vida americana, embasada no consumismo desenfreado gerado pelo crescimento econômico experimentado pelo país.

Em meio a esse cenário político conturbado, nomes como Jack Kerouac, William Burroughs e Allen Ginsberg despontam fazendo poesia, escrevendo romances e mantendo referências da literatura clássica, como os poetas malditos.

Contexto histórico da Geração Beat

Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos experimentaram um momento de crescimento econômico. Aliado a isso, a população norte-americana entrava em uma onda regada a consumismo, enquanto via a sua cultura se expandir por todo o ocidente.

Continue lendo após a publicidade

Movimentos de contracultura surgiam (exemplo do movimento hippie) e a característica mais marcante desses jovens era o descontentamento total contra a política praticada nesse período.

Geração Beat – Contexto histórico, características e principais autores
EBC.

Assim, iam contra o genocídio promovido por Hitler, contra a bomba atômica e seus horrores, e contra a participação americana em guerras, como a Guerra do Vietnã.

Nesse sentido, a geração de jovens beatniks combateu a histeria criada em volta do comunismo, a Guerra da Coreia e o conformismo travestido de materialismo da sociedade americana. Foram grandes inimigos do conservadorismo americano, que ajudou a criar o anti-comunismo.

Características da Geração Beat

Enquanto movimento literário, a Geração Beat representou um momento de contestação e de puro abandono das ideias tradicionais que permeavam o imaginário norte-americano. Nesse sentido, a expressão ‘beat’ apareceu em 1948, após uma conversa entre Jack Kerouac e John Clellon Holmes.

Continue lendo após a publicidade

Todavia, a expressão foi acolhida pelos jovens escritores na década de 1950. O termo beat era um termo consolidado e que poderia dar-nos vários significados. Assim, um beat poderia ser um marginal (por estar à margem) e também amante da batida (beat) do jazz, por exemplo.

Geração Beat – Contexto histórico, características e principais autores
Allen Ginsberg, um dos nomes mais importantes da Geração Beat.

Além do gosto musical pelo Bebop Jazz, os beatniks foram influenciados pelo existencialismo francês e por escritores niilistas, como Nietzsche, Dostoievski e Oswald Spengler.

Também eram sensíveis aos terrores da Segunda Guerra Mundial e às especulações que a sociedade enfrentava sobre a possibilidade de um ataque nuclear, desdobramentos do período da Guerra Fria.

Propondo a inovação no pensamento e na produção artística, a Geração Beat se opunha ao passado artístico representado pelo modernismo, movimento que também cortou laços com o seu passado, tanto histórico, como artístico.

Continue lendo após a publicidade

Outra característica da Geração Beat, sobretudo enquanto movimento literário de contracultura eram as referências nos ditos poetas malditos, Arthur Rimbaud e Charles Baudelaire, escritores que usaram drogas e seu grande interesse místico em seus processos criativos.

Desprendidos de sentimentos dominantes, os escritores beats buscavam inspiração no hedonismo, no convívio com a natureza, chegando a abusar de drogas, álcool e sexo enquanto fuga de uma realidade conservadora que tomava os Estados Unidos.

Principais autores beatniks

Allen Ginsberg foi um dos principais escritores da Geração Beat e autor do poema Uivo, publicado em 1956. Começou a escrever poesia ainda na faculdade e durante seu primeiro ano de estudos, acabou encontrando Jack Kerouac e William Burroughs.

Apontado como um dos expoentes da Geração Beat, Jack Kerouac nasceu em 1922, em uma família imigrante franco-canadense. Começou a escrever seus diários ainda muito cedo e publicou On the road em 1957, um cânone literário.

Continue lendo após a publicidade
Jack Kerouac, autor de On the road (1957).

Todavia, vindo de uma família rica e amigo dos autores supracitados, William Burroughs era conhecido como o junkie da turma e suas experiências com álcool e drogas acabaram fazendo com que se mudasse para o Texas com sua família.

Colecionador de armas, o escritor acertou um tiro fatal (e sem querer) em sua esposa, que acabou falecendo. Condenado a homicídio culposo, Burroughs ainda escreveu o romance Almoço nu (1959), um clássico literário do século XX.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Tropicalismo, o que foi? História, objetivos, artistas, obras e como acabou

Fontes: Tag Livros, Infoescola, Prepara Enem

Continue lendo após a publicidade

Imagens: Marina Times, EBC, Observador, Estante Virtual

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments