“Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de gentileza”
O trecho da música Gentileza, famosa na voz de Marisa Monte, retrata um pouco do descaso de parte da sociedade brasileira com a Arte de Rua. O mesmo, portanto, não é comum em outros países. Inclusive a valorização de Arte de Rua fez com que o Google encabeçasse um projeto extremamente interessante.
O projeto do Google Cultural Institute desenvolveu um sistema de registro de arte de rua para salvar as obras de sua própria característica de ser passageira.
Isso porque a Arte de Rua tende a ser bastante mutável, um dia se pinta e depois de alguns dias outra arte pode ter tomado aquele lugar, ou até mesmo uma tinta fresca e cinza, como na canção “Gentileza”.
Para possibilitar que a Arte de Rua chegue a mais pessoas ao redor do mundo, o projeto pretende catalogar e mapear arte de rua ao redor do globo. O resultado das primeiras etapas foi surpreende. Bookmark obrigatório para qualquer um que goste de arte de rua.
O projeto começou em junho do ano passado mas agora voltou a virar notícia porque alcançou a incrível marca de 10.000 imagens em alta resolução, de 34 países.
Fonte: Google Art Project / Street Art.
Imagen: Divulgação