Biologia

Herbívoros – Classificação, características e exemplos de animais

Os animais herbívoros são aqueles que se alimentam de plantas ou algas, sendo parte fundamental da cadeia ou teia alimentar.

Continue lendo após a publicidade

Dentre a classificação dos seres vivos, os animais herbívoros são aqueles que se alimentam basicamente de plantas, algas e alguns tipos de bactérias, ou seja, seres autótrofos, que produzem seu próprio alimento. 

Na cadeia alimentar, os animais herbívoros desenvolvem papel fundamental, já que são considerados consumidores primários. Por conta disso, são eles os responsáveis por levar vitaminas e a energia presentes nas plantas aos animais carnívoros, considerados secundários ou terciários. 

Atualmente, acredita-se que a quantidade de animais herbívoros representa cerca de 50% da fauna mundial. Além de fundamentais na cadeia alimentar, estes animais, como os insetos, são também importantes no controle de algumas espécies de plantas, já que interferem em sua taxa de crescimento. 

Classificação dos herbívoros

Os herbívoros são classificados de acordo com o alimento que consomem, ou seja, qual o tipo de vegetais e algas. Basicamente, o alimento destes tipos de animais são advindos dos produtos primários autótrofos, base da cadeia alimentar. 

Continue lendo após a publicidade
Herbívoros - Classificação, características e exemplos de animais
Guia Estudo

Nesse sentido, os herbívoros podem ser classificados em: 

  • Folívoros: são os animais que possuem como alimento principal as folhas. Alguns exemplos são: bicho preguiça, coelho, coala, jacu-cigano, iguana. 
  • Frugívoros: espécie de animais herbívoros que se alimentam de frutas, como os tucanos, os morcegos, gambás, anta, etc. 
  • Granívoros: são aqueles animais que possuem como base alimentar sementes de plantas e grãos, como a galinha, o papagaio e a arara. 
  • Nectarívoros: o principal alimento dos animais nectarívoros é o néctar das plantas, como ocorre no caso das abelhas e borboletas. 
  • Polinívoros: são os animais que possuem como alimento principal o pólen das flores. Alguns exemplos desses animais são as aranhas, os roedores, morcegos e algumas espécies de pássaros. 

Os animais herbívoros, por serem consumir produtos primários, são parte fundamental do equilíbrio do ecossistema, já que participam do processo de polinização das plantas, como os animais nectarívoros e polinívoros. 

Além disso, os animais frugívoros e granívoros atuam na dispersão das sementes e, com isso, conseguem controlar a biomassa das plantas, já que garantem que a abundância dos vegetais chegue a todas as comunidades ecológicas. 

Sistema digestório

Os animais de forma geral são classificados de acordo com o tipo de alimento que consomem. Para consumir determinados tipos de alimentos, os animais precisam que o organismo seja adaptado, ou seja, é preciso que cada grupo possua as ferramentas necessárias para a obtenção eficiente dos nutrientes. 

Continue lendo após a publicidade

No caso dos animais carnívoros, por exemplo, existe a presença de presas que facilitam o corte e digestão dos alimentos. Com os herbívoros, não é diferente. Dessa forma, os animais que se alimentam de vegetais e algas possuem adaptações que favorecem a alimentação e, consequentemente, a digestão. 

Herbívoros - Classificação, características e exemplos de animais
Pinterest

Os insetos, por exemplo, possuem peças bucais que são adaptadas aos seus diversos hábitos alimentares, assim como os grilos, que possuem peças bucais do tipo mastigadoras, já que se alimentam das folhas das plantas

Nos animais herbívoros vertebrados, é possível observar uma grande variedade de bicos, principalmente nas aves, que são próprias para o tipo de alimento que consomem. Já nos mamíferos herbívoros, é comum ver a presença de dentes molares e pré-molares, desenvolvidos para que o alimento possa ser triturado e moído. 

No sistema digestório dos herbívoros, existe a presença de micro-organismos que auxiliam na quebra da celulose, já que os animais de forma geral não possuem enzimas específicas para esta função. 

Continue lendo após a publicidade

Exemplos de animais herbívoros

Os animais herbívoros são aqueles que se alimentam de plantas ou algas. Assim, é possível identificar várias espécies de animais que possuem este tipo de hábito alimentar. Os animais que comem plantas, por exemplo, se alimentam de frutos, folhas, pólen ou néctar. 

Alguns exemplos de herbívoros são: as abelhas, borboletas, arara-azul, coala, coelho, elefante, cupim, grilo, gafanhoto, panda, girafa, zebra, lagarta, ovelha, dentre outros. 

Enciclopédia Virtual

Na cadeia ou teia alimentar, os herbívoros são aqueles que ocupam sempre a mesma posição, consumindo portanto os produtos primários, como vegetais e algas. 

Dentre as características dos animais herbívoros, temos:

Continue lendo após a publicidade
  • possuem dentes caninos e sem pontas; 
  • alguns animais apresentam dentes molares achatados; 
  • a mandíbula é ligeiramente alongada; 
  • são animais que transpiram pelos poros; 
  • não possuem garras; 
  • possuem grande quantidade de ptialina, uma enzima presente na saliva; 
  • apresentam o estômago dividido em 3 ou 4 compartimentos. 

O que achou da matéria? Se gostou, confira também: Animais sinantrópicos, o que são? Características, exemplos e prevenção

Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria e Mundo Educação

Imagens: Biologia Net, Guia Estudo, Pinterest e Enciclopédia Virtual

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments