História Contemporânea – Início, principais acontecimentos e movimentos

A História Contemporânea, também chamada de Contemporaneidade, é o período atual da história ocidental iniciado com a Revolução Francesa.

A História Geral é dividida em cinco períodos, baseados em acontecimentos históricos que ocorrem na Europa. Sendo assim, os estudiosos dividem os acontecimentos da pré-história, até a História Contemporânea, também conhecida como Idade Contemporânea. 

Basicamente, o período contemporâneo teve início na Europa, em 1789, após o início da Revolução Francesa. As divisões históricas são baseadas na visão eurocêntrica do mundo e, por conta disso, é bastante criticada por diversos autores contemporâneos. 

A saber, a Idade Contemporânea é a fase histórica em que estamos atualmente, e que precede a Idade Moderna. A partir da Revolução Francesa, o mundo se transformou de diversas formas, principalmente em aspectos relacionados à cultura, ao social, político e econômico. 

Na época, a revolução na França colocou fim ao regime monárquico, no qual a sociedade era estruturada com base na pirâmide social, onde o rei, o clero e a nobreza detinham grande parte das riquezas. 

Certamente, a corrente iluminista também foi imprescindível para que as ideias se aflorassem no período. Isso porque o Iluminismo trouxe a razão como pilar do conhecimento, onde as crenças religiosas e os dogmas religiosos passaram a ser questionados.

O período contemporâneo também favoreceu o fortalecimento do capitalismo no Ocidente. Com isso, os países que se formavam com o fim das colônias começaram a disputar poder e dominação territorial, principalmente entre as potências europeias. 

Início da História Contemporânea

A História Contemporânea começou após o início da Revolução Francesa, que colocou fim ao sistema político baseado na pirâmide social e a crença religiosa para explanar assuntos científicos. 

História Contemporânea - Início, principais acontecimentos e movimentos
Estudo Prático

A partir disso, o mundo sofreu diversas modificações, que foram vistas principalmente no âmbito político, econômico, social e cultural. Na política, por exemplo, a forma de governo passou a ser pautada pela república, onde a Constituição, a propriedade privada e estabelecimento das forças militares eram as principais características. 

Além das mudanças políticas estruturais, a História Contemporânea também foi marcada pelo surgimento do liberalismo, durante a Revolução Industrial. Basicamente, o liberalismo se constitui como uma ideologia política na qual o capital é dividido de acordo com as relações de trabalho. 

Com a ideologia política liberal em prática, o sistema monárquico caiu por terra. Nesse sentido, quem detinha os bens de consumo, no caso os bancos e organizações comerciais, perderam completamente o poder sobre o dinheiro. 

Capitalismo como modelo econômico

Dessa forma, com a maior circulação do dinheiro, foi possível criar novos postos de trabalho e, consequentemente, novas relações trabalhistas. Uma das principais mudanças ocorridas neste período foi a migração da zona rural para os grandes centros urbanos, conhecido como êxodo rural. 

História Contemporânea - Início, principais acontecimentos e movimentos
Significados

Então, os comércios e indústrias passaram a oferecer cargos de trabalho para as pessoas que vinham da zona rural. O acontecimento contribui para que as relações capitalistas fossem firmadas, configurando novas formas de mercado. Nesta época, o capitalismo se tornou o principal modelo econômico em diversos países do mundo. 

O modelo capitalista atrelado aos ideais liberais favoreceu as relações comerciais. Consequentemente, a distribuição de renda entre as classes sociais foi beneficiada. Porém, o modelo capitalista também serviu para que conflitos entre as potências europeias surgissem, principalmente relacionados ao controle do poder. 

O controle pelo poder fez surgir as desigualdades sociais. Em contrapartida ao avanço do capitalismo, surgiu a União Soviética, que tentou evitar os abismos sociais. Porém, ambos os sistemas fracassaram, aumentando as desigualdades. 

A ciência na História Contemporânea

Além do Iluminismo, que modificou o modo como a sociedade pensava, também ocorreu a Revolução Científica durante a História Contemporânea. Na época, a razão passou a nortear os pensamentos e as crenças e convicções religiosas foram superadas. 

História Contemporânea - Início, principais acontecimentos e movimentos
Escola Kids

Com o início do século XX, diversas pesquisas científicas, bem como inovações tecnológicas contribuíram para que estudos fossem realizados. Os avanços científicos foram imprescindíveis para que a expectativa de vida da população aumentasse. 

O capitalismo, que já havia se tornado o principal modelo econômico, se fortaleceu com o surgimento de máquinas e novas técnicas de trabalho. Apesar dos benefícios ocasionados pelo surgimento de máquinas e meios de produção, o desenvolvimento da ciência também propiciou a fabricação de equipamentos de guerra, dando início à indústria armamentista. 

Neste caminho, diversas disputas entre potências europeias surgiram e impulsionaram conflitos catastróficos, com a Primeira e Segunda Guerra Mundial. Por conta disso, a economia de vários países entrou em crise e milhares de civis perderam suas vidas. 

Por conta dos avanços tecnológicos, os meios de comunicação também se modificaram. Se antes era comum utilizar cartas, rádios e jornais para se comunicar, na História Contemporânea a televisão e a internet se tornaram as principais formas de comunicação. 

Principais movimentos contemporâneos

Na arte, na economia, no social, no econômico. Todos os âmbitos da vida foram influenciados com o início da História Contemporânea. Não só o capitalismo se formou como principal modelo econômico, como também, por conta dele, diversos conflitos surgiram no mundo. 

No século XX, o mundo perdeu diversos civis e entrou em crises jamais esperadas com as Guerras Mundiais, a Revolução Russa, a Crise de 1929, bem como a Descolonização do continente africano e a Guerra Fria. 

Politize

Além disso, o mudo ficou horrorizado quando, já no século XXI, ocorreram dois eventos que marcaram a história geral: o Atentado Terrorista de 11 de setembro e a Crise Econômica de 2008-2009. 

No mundo artístico, o Iluminismo fez ascender diversas manifestações artísticas que marcaram os longos anos da contemporaneidade. O primeiro movimento que surgiu nas artes foi o Neoclassicismo, que utiliza técnicas gregas e romanas na composição artística. 

Em seguida veio o Romantismo, com autores fenomenais como Jean Louis André Théodore Géricault e John Constable Constable, que utilizam dos sentimentos, imaginação, nacionalismo e da natureza para compor obras de arte e textos literários. 

Logo depois, o Realismo surgiu, fortemente influenciado pela fase de industrialização, com técnicas e composições que mostravam a realidade dos armazéns, fábricas e lojas da época. Nomes como Auguste Rodin e  Jean-François Millet foram importantes para o período. 

Por fim, também tivemos o Impressionismo, que utilizava da ausência de contornos e contrastes na composição das obras. Além disso, o Pós-Impressionismo, com nomes importantes como Paul Gauguin e Henri de Toulouse-Lautrec, que compunham obras com muitas cores e características bidimensionais.

Dentre os principais acontecimentos na História Contemporânea no mundo, temos:

  • Início da Revolução Francesa e do Iluminismo, 1979;
  • Guerra da Secessão (abolição da escravatura nas colônias do norte), 1861;
  • Guerra Franco-Prussiana, 1870;
  • Movimento socialista em Paris (Comuna de Paris), 1871;
  • Primeira Guerra Mundial, 1914;
  • Revolução Russa e início do Comunismo, 1917;
  • Queda da bolsa de valores em Nova York, 1929;
  • Segunda Guerra Mundial, 1939;
  • Guerra Fria (Estados Unidos x União Soviética), 1945;
  • Revolução Cubana e Guerra do Vietnã, 1959;
  • Queda do Muro de Berlim, 1989;
  • Ataque terrorista às Torres Gêmeas em Nova York, 2001;
  • Guerra do Iraque, 2003.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é Democracia e como surgiu a Organização das Nações Unidas.

Fontes: Educa Mais Brasil, Mais Bolsas e Info Escola 

Imagens: Céu galeria de arte online, Estudo Prático, Significados, Escola Kids e Politize

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.