História

História da arte no Brasil – Períodos, características e artistas

A História da Arte no Brasil teve início com pinturas rupestres e se desenvolveu acompanhando a sociedade em diferentes períodos.

Continue lendo após a publicidade

A História da Arte no Brasil é muito vasta e compreende vários períodos diferentes da sociedade brasileira. Sua origem, entretanto, remonta às pinturas rupestres, até chegar aos dias contemporâneos.

Como um todo, a Arte e a sua própria história se confundem com a história do ser humano. Nesse sentido, a produção artística desde a Pré-História acompanhou o surgimento de outras civilizações ao longo do tempo.

Todavia, a História da Arte no Brasil experimentou vários momentos de produção diferentes. Desde a arte rupestre, observa-se o desenvolvimento de uma arte indígena, colonial, barroca, neoclássica, romântica, expressionista, moderna e contemporânea.

História da Arte no Brasil

No Brasil, a Arte rupestre brasileira se encontra em sítios arqueológicos espalhados por vários estados brasileiros, mas as pinturas mais antigas, com cerca de 15 mil anos, foram encontradas no Piauí. Pinturas com cerca de 11 mil anos foram encontradas na Paraíba.

Continue lendo após a publicidade
Arte rupestre brasileira na região amazônica.

Todavia, essa arte produzida na Pré-História se utilizava de materiais disponíveis, como ossos, pedras, areia, argila, sangue de animais e pigmentos vegetais e animais. A arte rupestre tinha como motivos os desenhos de animais, fenômenos da natureza e cenas dos dias dos habitantes pré-históricos.

Arte indígena

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, cerca de 5 milhões de índios viviam por aqui, antes de serem dizimados pela colonização. Na História da Arte no Brasil, a manifestação artística indígena se faz presente na região amazônica.

Nesse período, eram produzidos vasos, estatuetas, máscaras, cocares, arte plumária e pintura corporal. Os índios costumam pintar seus corpos para várias finalidades, que variam de acordo com a tradição de cada tribo.

Pinterest.

Assim, cada tribo indígena desenvolve sua própria pintura, usada em ocasiões especiais ou até mesmo como proteção. Geralmente, as pinturas são  feitas pelas mulheres, que pintavam os corpos dos filhos e dos maridos.

Continue lendo após a publicidade

Com o traçado indígena, feito a partir do uso de várias plantas, os índios construíam casas, utensílios, cestos, roupas, redes e vários outros objetos. As ocas são um exemplo dessas construções indígenas, que variam de acordo com a tribo.

Arte colonial

Dentro da História da Arte no Brasil, o período que compreende a chegada de Cabral, em 1500, ao ano de 1822, é conhecido como Arte Colonial. Todavia, presente na escultura, no desenho, na pintura e na arquitetura, essa arte esteve em igrejas e suas telas mostravam um país que se transformava.

A arte colonial se desenvolveu pela influência do colonizador português.

Todavia, foi nesse período que a Igreja se tornou uma grande financiadora da arte na Europa, investindo também no Brasil. Nesse sentido, trouxeram os Jesuítas que construíram igrejas com muito ouro e esculturas religiosas.

História da Arte no Brasil: o Barroco

O Barroco brasileiro se desenvolveu nas regiões de Minas Gerais e no Nordeste, especialmente na Bahia. A produção artística barroca se manifestou na arquitetura, na escultura e na literatura, por exemplo.

Continue lendo após a publicidade

Todavia, chegou ao Brasil a partir da influência dos colonizadores europeus, no século XVII, desenvolvendo-se plenamente no século seguinte, durando até as duas primeiras décadas do século XIX.

História da arte no Brasil – Períodos, características e artistas
Medium.

Ao longo do século XVIII, a descoberta do ouro em Minas Gerais possibilitou a construção de várias igrejas no estilo Barroco. Aleijadinho é o artista mais importante do período, responsável e conhecido por suas esculturas e igrejas que projetou e decorou nas cidades de Ouro Preto, São João del Rei e Sabará.

O Barroco também estava presente na literatura brasileira, representado por nomes como o do poeta Gregório de Matos e do Padre Antônio Vieira, que ajudaram a literatura brasileira a criar traços de alguma identidade.

Neoclassicismo

O século XIX trouxe a Família Real e toda a corte para o Brasil. A mudança da realeza portuguesa para a colônia trouxe um novo panorama artístico para a História da Arte no Brasil. Assim, foram criadas instituições administrativas, artísticas e educacionais.

Continue lendo após a publicidade

A Missão Artística Francesa chegou em 1816, com a presença de artistas como Jean-Baptiste Debret, Auguste Taunay, Le Breton, Nicolas-Antoine Taunay e Félix-Émile Taunay. Os artistas retratavam o cotidiano da colônia, com retratos da família real e também dos índios.

Resenhando e Andando.

Todavia, a chegada da Missão Artística Francesa foi responsável por trazer o Neoclassicismo, ensinado de forma acadêmica na Academia Real de Belas Artes. A primeira exposição realizada no Brasil aconteceu em 1829, e foi organizada por Jean-Baptiste Debret.

O Neoclassicismo buscou o renascimento de estilos clássicos, inspirados na Grécia e em Roma. Dessa forma, uma das principais características era a simplicidade, que se opunha aos exageros barrocos.

História da Arte no Brasil: Academia Real de Belas Artes

Criada por D. João VI, a Academia Real de Belas Artes foi a primeira instituição dedicada ao ensino da Arte. Entre 1850 e 1920, o local foi palco das principais manifestações artísticas europeias, como o Romantismo, o Realismo, o Naturalismo e o Simbolismo.

Continue lendo após a publicidade
História da arte no Brasil – Períodos, características e artistas
‘Tropical’, de Anita Malfatti.

Das manifestações de vanguarda, o Expressionismo brasileiro chegou já no século XX, representado por Lasar Segall e Anita Malfatti. Os dois foram responsáveis por introduzir a arte moderna no Brasil, e realizaram exposições em 1913 e em 1917.

Modernismo

A História da Arte no Brasil segue com o Modernismo, que teve como marco inicial a Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo, em 1922. Todavia, essa reunião de artistas e intelectuais trouxe exposição das obras de nomes como Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Heitor Villa Lobos.

História da arte no Brasil – Períodos, características e artistas
Quadro ‘Abaporu’, de Tarsila do Amaral.

Os artistas modernistas investiram na dessacralização da obra de arte, enquanto desenvolveram um experimentalismo formal, que era absorvido pelo contato com as vanguardas europeias.

Nesse sentido, os organizadores da Semana de Arte Moderna lançaram o manifesto modernista, que contribui imensamente para a formação da História da Arte no Brasil. Posteriormente à realização do evento, uma corrente de artistas brasileiros desenvolveu seu estilo próprio de pintura, que teve maior apreciação do público.

Continue lendo após a publicidade

A arte contemporânea brasileira

A arte contemporânea brasileira ganhou força na década de 1960, com o movimento Neoconcretista e artistas que criavam obras mais interativas. O período político era dominado pela Ditadura Militar e tentativas de censura artística.

Para a História da Arte no Brasil, esse momento representou um período em que as formas artísticas tradicionais foram abandonadas, em troca de técnicas mais modernas de fotografia, arte urbana e digital, pop art e outros.

História da arte no Brasil – Períodos, características e artistas
Escultura de Tomie Ohtake.

Todavia, a arte contemporânea brasileira se expressa em diversas linguagens, como a dança, as artes visuais, a poesia, a literatura e também na arquitetura. Por fim, por se tratar de um objeto de estudo amplo, ela mostra sua versatilidade em diversas formas de expressão.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: História da Arte, o que é? Períodos históricos, modelos sociais e culturais.

Continue lendo após a publicidade

Fontes: Educabras, Brasil Escola, Stoodi

Imagens: Blog da Editora Contexto, History, Pinterest, Oficina de Agosto, Medium, Resenhando e Andando, Fala! Universidades,

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments