História

História das Olimpíadas: origem, evolução e acontecimentos

A História das Olimpíadas tem início na Grécia Antiga, por volta do século VIII a.C., quando os jogos começaram a ser disputados.

Continue lendo após a publicidade

A história das Olimpíadas remonta à Grécia Antiga, quando os jogos eram realizados na cidade de Olímpia, por volta do século VIII a.C. Geralmente, os jogos eram disputados entre uma guerra e outra, ou seja, durante a trégua.

Após o declínio da civilização grega clássica, os jogos sofreram com a falta de organização, até que no século XIX, o Barão de Coubertin decidiu criar um comitê internacional para jogos esportivos, a fim de organizar a competição e de criar um ambiente amistoso entre os países da Europa.

Todavia, o comitê fora criado em 1894 e, a história das Olimpíadas continuou com a realização dos primeiros jogos olímpicos da Idade Moderna em Atenas, na Grécia, durante os dias 6 e 15 de abril de 1896.

Origem das Olimpíadas

Antes de mais nada, a história das Olimpíadas começou no século VIII a.C., na Grécia Antiga. Dentro do conjunto de cidades estado da Grécia, a Hélade, os jogos olímpicos aconteciam em Olímpia, lugar que deu origem ao nome do evento.

Continue lendo após a publicidade
História das Olimpíadas: origem, evolução e acontecimentos
Jogos da Grécia, em 1896.

Todavia, na mitologia grega, os jogos olímpicos foram criados por Hércules, filho de Zeus com uma mãe mortal. Após realizar os doze trabalhos impostos pela deusa Hera, Hércules decidiu criar um festival esportivo em homenagem ao seu pai.

Nesse sentido, em toda a história das Olimpíadas, o primeiro atleta a vencer uma prova dos jogos teria sido Corobeu, que em 776 a.C. teria chegado em primeiro e vencido uma competição de corrida.

História das Olimpíadas: modalidades antigas

A história das Olimpíadas começou com as corridas (drómos) e suas modalidades. Em algumas provas, era necessário que o atleta corresse 190 metros, vestido com sua armadura e armas, como se fosse um soldado.

Outras corridas marcaram a história das Olimpíadas, sobretudo as bigas e quadrigas, que consistiam em disputas com carros de combate puxados por dois e quatro cavalos, respectivamente.

Continue lendo após a publicidade
Atletas da antiguidade.

Todavia, o péntatlhon era disputado reunindo esportes como salto, lançamento de disco, lançamento de dardo, corrida e luta. Ainda se tem registro da disputa de lutas, como a palé, o pýgme e o pancrácio, que correspondiam à luta greco-romana, ao boxe e ao vale-tudo, respectivamente.

A partir do século V a.C., as Olimpíadas contavam com cerca de dez modalidades disputadas entre atletas do mundo inteiro. A lista incluía as seguintes modalidades: boxe, corrida, pentatlo, corrida de bigas e de cavalo, salto em distância, arremesso de disco, lançamento de dardo e pancrácio.

Evolução dos jogos Olímpicos

Os jogos olímpicos modernos só puderam ser realizados em 1896. Após o primeiro momento, mais clássico, a história das Olimpíadas chegava à Era Moderna graças ao trabalho do Barão de Coubert, nome do francês Pierre de Frédy.

O aristocrata francês propôs a criação de um comitê internacional de jogos esportivos, para a interação das nações e, também, como forma de manter a paz. Nesse sentido, o comitê seria criado em 1894, o que possibilitou a restauração dos jogos olímpicos.

Continue lendo após a publicidade
Veja.

Todavia, a primeira edição moderna das Olimpíadas aconteceu em 1896, na cidade de Atenas, Grécia. Os jogos olímpicos reuniram 285 atletas de 13 países diferentes. A edição também contou com novidades, como o tênis, a ginástica, o ciclismo, a natação e a esgrima.

Nesse sentido, na história recente das Olimpíadas, os jogos carregam o espírito de paz e cooperação. Os atletas devem demonstrar um comportamento íntegro e agir com ética e respeito.

Representando as Olimpíadas, os anéis olímpicos são representados entrelaçados desde 1920. Os cinco anéis representam os continentes do mundo. Por sua vez, as cores (verde, amarelo, azul, vermelho e preto) foram escolhidas por estarem na bandeira dos países, por pelo menos uma vez.

Acontecimentos políticos na história das Olimpíadas

Durante sua existência, os jogos olímpicos foram usados como palco de manifestações políticas. Em 1936, durante edição em Berlim, as Olimpíadas foram usadas por Hitler para a propaganda nazista. O líder alemão também não ficou para a premiação do atleta americano Jesse Owens, que era negro.

Continue lendo após a publicidade
Jesse Owens em Berlim.

Nos jogos olímpicos de Munique, agora em 1972, o grupo terrorista palestino Setembro Negro matou 11 atletas de Israel, em um atentado. Outro atentado terrorista em Atlanta (1996), acabou deixando duas pessoas mortas e mais de 100 feridas.

Todavia, no período da Guerra Fria, a União Soviética e os Estados Unidos entraram para a história das Olimpíadas. Em 1980, os Estados Unidos não participaram dos jogos olímpicos de Moscou e, em 1984, os soviéticos não participaram das Olimpíadas de Los Angeles, sob a alegação de falta de segurança.

Você sabia?

A primeira edição moderna dos jogos aconteceu na Grécia, em 1896 e contou com 14 países e 124 atletas homens. Posteriormente, as Olimpíadas foram realizadas na França (1900), com a participação de mulheres pela primeira vez.

O boxe foi introduzido em 1904, nos jogos olímpicos de Saint Louis (EUA). Os jogos de Londres (1908) contaram com a participação de mais de 20 países e foi a primeira vez que os atletas desfilaram na abertura separados por países.

Continue lendo após a publicidade

Todavia, na história das Olimpíadas, a primeira participação brasileira aconteceu em 1920. Em sua estreia em jogos olímpicos, o país conquistou três medalhas: uma de ouro, uma de prata e uma de bronze.

A primeira Vila Olímpica surgiu em 1924, em Paris. Na edição de 1928, os patrocinadores entravam nos jogos olímpicos. As mulheres começaram a participar das provas de natação e ginástica.

Entorno Inteligente.

Em 1932, a nadadora Maria Lenk foi a única mulher em uma delegação de 45 homens. Todavia, seu nome ficou marcado na história das Olimpíadas por ser a primeira mulher brasileira e sul-americana a participar dos jogos.

Todavia, os primeiros exames antidoping aconteceram em 1976, no Canadá, e o tênis de mesa teve sua estreia como modalidade olímpica em 1988, em Seul. Em 2016, o Rio de Janeiro foi sede dos jogos e o Brasil ganhou a medalha de ouro no futebol pela primeira vez.

Continue lendo após a publicidade

Edição de 2020

A edição de 2020 estava marcada para acontecer em Tóquio. Entretanto, devido ao novo coronavírus e a situação de pandemia avançada por todo mundo, o Comitê Olímpico Internacional adiou a realização dos jogos.

Nesse sentido, os jogos de 2020 vão ocorrer entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021. Além disso, esta edição contará com a estreia de novas modalidades, como beisebol, karatê, surfe e skate.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Período Arcaico – Contexto histórico, origem e características gerais.

Fontes: MRV, Mundo Educação, Brasil Escola, La Salle, Cola da Web, Guia da Carreira

Continue lendo após a publicidade

Imagens: Chama Olímpica, Blasting News, Olimpíada Todo Dia, Veja, Entorno Inteligente

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments