Principal » História » História do Brasil – Quais são os 10 períodos que formam nossa história

História do Brasil – Quais são os 10 períodos que formam nossa história

Existem muitos detalhes na história do Brasil que muitas pessoas não conhecem. Basicamente eles estão divididos em 10 períodos históricos.

A História do Brasil

Basicamente é normal todos acharem que conhecem a história do Brasil, portanto há muitas vezes existem pequenos detalhes da nossa própria história que não conhecemos. Pois o Brasil se dividiu em 10 períodos históricos.

Geralmente, esses períodos são divididos em: Período Colonial, Período Imperial e Período Republicano. Portanto, apesar  do início da história começar com o “descobrimento” do Brasil. Primordialmente é importante ressaltar que já haviam pessoas habitando o Brasil nessa época.

Ademais, o Brasil passou pelos períodos de: Colônia, Reinos, Repúblicas, Era e Ditadura. Até chegar na época atual de Presidencialismo. Contudo, a história do Brasil é o resultado de diversos projetos distintos.

História do Brasil

1 – Período do Descobrimento

Ao passo que é comum pensarmos no início do Brasil com a “descoberta” de Pedro Álvares Cabral.  De fato, sua chegada ao Brasil aconteceu 22 de Abril de 1500, juntamente com a sua frota portuguesa. Inicialmente, o seu objetivo era estabelecer territórios para as viagens até as Índias. Portanto, é importante entender que tudo ocorreu por conta das expedições que estavam ocorrendo. De tal forma que também nesse dia houve o primeiro contato com os nativos daqui.

A História do Brasil
Descobrimento do Brasil – Fonte: Quizur

2 – Brasil Colônia

Certamente esse período é iniciado a partir da chegada dos portugueses no continente americano. De tal forma que também se iniciava a colonização. As colonizações eram divididas em dois modos: Exploração e de Povoamento. Inicialmente o Brasil se enquadrava na  Colônia de Exploração. Portanto, foi dado assim o nome do período de Brasil Colônia, sendo os seus pontos principais:

  • As Capitanias Hereditárias
  • A Economia
  • O Extrativismo Vegetal
  • O Extrativismo Mineral
  • A Pecuária
  • A Escravidão
  • A Organização Político-Administrativa
  • A Expansão Territorial
A História do Brasil
Brasil Colônia – Fonte: Leiaja

3 – Independência do Brasil (1822)

Então no dia 7 de setembro, uma Assembleia Constituinte é convocada pelo príncipe regente. Com isso, o Brasil se torna então um país independente de Portugal. Logo em dezembro daquele mesmo anos, Dom Pedro I é coroado como imperador do Brasil.

Aliás, houveram momentos importantes durante o período de Independência, como por exemplo o Dia do Fico, que é a data em que o regente do Brasil, o Príncipe Dom Pedro, decide permanecer no Brasil, e não retornar à Portugal. Logo após acontece o tão conhecido grito da independência.

A História do Brasil
Grito de Independência – Fonte: Todamateria

4 – Primeiro Reinado

Essa é a fase da História do Brasil que ocorreu no período em que D. Pedro I governou o país. Seu início se deu em 7 de setembro de 1882, data da independência do Brasil. Ademais, o seu final acontece em abril de 1831 com a abdicação do imperador. Os pontos mais importantes dessa época são:

  • Constituição de 1824
  • Guerra da Cisplatina
  • Confederação do Equador
  • Crise do Governo de D. Pedro I
  • Abdicação

5 – Segundo Reinado

O segundo reinado é iniciado no momento em que D.Pedro I abdica do trono. A partir daquele momento seu filho D. Pedro II se tornava o novo imperador do Brasil. Porém, naquela época ele tinha apenas 14 anos. O seu mandato se iniciou em 23 de Julho de 1840, e durou 49 anos. O seu governo foi marcado pelas mudanças sociais, políticas e econômicas que houveram no país. É necessário conhecer os seguintes pontos:

  • Política no Segundo Reinado
  • Término da Guerra dos Farrapos
  • Revolução Praieira
  • Guerra do Paraguai
  • Ciclo do Café
  • Imigração
  • Abolição da Escravidão
  • Crise no Império
  • Fim da Monarquia e a Proclamação da República
A História do Brasil
Primeiro e Segundo Reinado – Fonte: Beduka

6 – Primeira República ou República Velha

Seu início se deu em 15 de Novembro de 19889. Aliás, essa época foi marcada por características como clientelismo, o mandonismo e o coronelismo. Ademais, o clientelismo era uma troca de favores em que alguém concede algo em troca de benefícios políticos. Enquanto o coronelismo era o poder exercido pelos coronéis, grandes proprietários de terra, sobre a população, exigindo-lhes votos como forma de atender aos interesses da oligarquia.

Por fim, o mandonismo é definido como o controle que os grandes proprietários de terra exerciam sobre a população comum. Entretanto houveram outras marcas desse período, sendo elas a Política do Café com Leite e a Política dos Governadores.

7 – Revolta de 1930

A Revolução de 1930 foi um movimento de revolta armada que tirou do poder, através de um golpe de estado, o presidente Washington Luiz. Decerto essa revolta armada ocorreu devido insatisfações das três oligarquias, com o domínio excessivo dos paulistas sobre a política. Enfim, com o apoio de chefes militares, Getúlio Vargas chegou à presidência da república.

A História do Brasil
Revolução de 30 – Fonte: TodaMateria

8 – Era Vargas

Nesse momento a História do Brasil era marcada pela centralização do poder Executivo, e pela política de massas de Vargas na questão trabalhistas. Eventualmente, durante seu período de ação, a Era Vargas foi caracterizada pelo nacionalismo, políticas ditatoriais e populismo.

Aliás, Vargas também criou a DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), que tinha o intuito de censurar e controlar manifestações contrárias a seu governo. Ele permaneceu no poder até 1945, ano em que foi forçado a renunciar à presidência por causa de um ultimato dos militares.  Certamente, após sua saída foi organizada uma nova Constituição para o país.

História do Brasil: Conheça mais sobre os principais momentos do país
Presidente Vargas – Fonte: Uol

9 – Ditadura Militar

Provavelmente você já ouviu alguém falar sobre esse período. Ele durou de 1964 – quando foi iniciado através de um golpe militar, até 1985 quando houveram as eleições indiretas do presidente Tancredo Neves.

Suas principais características forma a ausência da democracia, a supressão dos direitos constitucionais, além das torturas e perseguições. Veja os tópicos que marcam essa época da História do Brasil:

  • O Golpe Militar de 64 e a queda e João Goulart
  • Repressão aos movimentos sociais
  • Bipartidarismo
  • Tortura
  • Os presidentes da ditadura
  • O Milagre Econômico
  • Redemocratização e a campanha Diretas Já
A História do Brasil
Cidadão fugindo da polícia – Fonte: Politize

10 – Presidencialismo

Por fim, chega-se a época de votos diretos, processo iniciado em um momento de redemocratização. Certamente era o fim do período militar.  Portanto em 1988 uma nova Constituição foi promulgada, a fim de que houvesse uma amplitude na garantia de acessos aos serviços públicos. Eventualmente esse período se estende até os dias atuais.

A História do Brasil
Presidente e Vice Presidente – Fonte: LevanteIdeias

É bem interessante ler sobre a História do Brasil, não é mesmo? E se você gostou, não deixe de ler também sobre a Pré-história: o período da trajetória humana antes da escrita.03

Fonte: BlogEnem , BrasilEscola, MundoEducação

Fonte da imagem destaque: OverdosedeTeorias

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.