História

Hititas – Origem, características da civilização e Batalha de Kadesh

Hititas, também chamados de civilização hitita, fizeram parte das primeiras civilizações da Antiguidade, entre 1700 a.C. e 1200 a.C.

Continue lendo após a publicidade

Hititas, também chamados de civilização hitita, fizeram parte das primeiras civilizações que existiram na Antiguidade. Apesar de não ser tão conhecida, a civilização hitita possuía sociedade, economia e cultura bem desenvolvidas. Além disso, eram igualados ao império egípcio em relação à grandiosidade.

Inclusive, foi contra os egípcios que a civilização hitita travou a Batalha de Kadesh e acabaram saindo vitoriosos. Alguns historiadores afirmam que essa batalha, na verdade, não teve vencedor. Nesse sentido, o que ocorreu foi um acordo de paz assinado por ambos os impérios e que colocava fim à batalha. Ou seja, o primeiro acordo de paz da história, o Tratado de Kadesh, teria sido assinado entre os hititas e os egípcios.

O Império Hitita vivia na península da Anatólia, onde hoje está localizado a Turquia, Síria e Líbano. A região era próxima da Mesopotâmia, local onde surgiram as primeiras civilizações da história. Além da civilização hitita, outras civilizações também viveram na região, como os assírios, os acádios e os sumérios. Grande parte dos impérios ficava na região do Crescente Fértil.

Logo, para entender como os hititas se tornaram uma das maiores civilizações e quais eram suas características é preciso saber a origem desse povo. Então, vamos lá!

Continue lendo após a publicidade

Origem dos hititas

Em síntese, a civilização hitita surgiu por volta de 1700 a.C. e 1200 a.C, na região do Cáucaso. Era uma civilização indo-europeia e habitava as localidades próximas ao Mar Morto. O império hitita era um dos maiores da Antiguidade, quase na mesma proporção do império Egípcio.

Hititas - Origem, características da civilização e Batalha de Kadesh
Localização do império hitita

Toda a história do povo hitita é dividida em três partes, sendo o Antigo Império Hitita (1700-1400 a.C.); Médio Império (1400-1343 a.C.) e o Novo Império (1343-1200 a.C.). Em síntese, o império era formado por uma sociedade organizada, um comércio lucrativo e uma cultura bem estabelecida. Porém, a hegemonia do povo hitita chegou ao fim quando foram dominados pelos assírios.

A princípio, o império hitita foi formado com a fixação do povo na região da Anatólia. Porém, para que o império tivesse início, os hititas iniciaram uma campanha contra os povos que já viviam na região, chamados de hatitas. Assim, o povo hitita conseguiu dominar os hatitas com um ataque planejado na capital da cidade, Hattusa.

Após o ataque, Hattusa ficou completamente destruída. Então, os hititas começaram a reconstrução da capital para torná-la o centro do império hitita. Em seguida, quando o império já estava estabelecido na região, o povo foi liderado por Hatusil I, rei do império. Hatusil I ficou conhecido por governar e unificar o reino, além das cidades próximas, com a ajuda dos familiares.

Continue lendo após a publicidade

Médio Império e Novo Império

O Médio Império foi a fase mais curta da história dos hititas. Acredita-se que, nesse período, a cultura do povo tenha se desenvolvido, inclusive com aspectos que ligavam diretamente ao povo hatita. Assim, foi no Novo Império que os hititas tiveram prosperidade. O período foi liderado pelo rei Supiluliuma I, considerado o mais importante rei do império.

Hititas - Origem, características da civilização e Batalha de Kadesh
Portal dos Leões em Hatusa, antiga capital do império hitita.

Durante o reinado de Supiluliuma I, o povo hitita conseguiu dominar o império dos hurritas, também conhecido como Reino dos Mitani. Com isso, o poder do império hitita só crescia. As conquistas de novos territórios fizeram desse povo um dos maiores e mais bem desenvolvidos da Antiguidade.

Por conta da superioridade na época, os hititas conseguiram derrotar o império egípcio na Batalha de Kadesh, quando o império era liderado pelo rei Muwatali. Porém, a superioridade hitita acabou quando os assírios conseguiram o domínio da região. Naquela época, os assírios possuíam armamento bélico avançado e dominaram diversos territórios na Mesopotâmia.

Batalha de Kadesh

A Batalha de Kadesh ocorreu no ano de 1274 a.C, período em que os hititas passavam pelo auge do império. Naquela época, os egípcios queriam conquistar mais territórios para que o império crescesse ainda mais. Porém, os hititas estavam em vantagem, por conta das vitórias recentes e conquista de territórios.

Continue lendo após a publicidade
Hititas - Origem, características da civilização e Batalha de Kadesh
Batalha de Kadesh

Ramsés II era o rei egípcio que comandou as tropas egípcias na batalha. Do lado hitita, o rei Muwatali conduziu o povo para o enfrentamento. A batalha teve como vencedor o povo hitita. Porém, alguns historiadores acreditam que, na verdade, a batalha tenha chegado ao fim por conta de um acordo de paz. Ou seja, o primeiro acordo de paz da história teria sido assinado entre os hititas e os egípcios.

Características dos hititas

Os povos hititas fundaram, no 2° milênio a.C. um dos maiores impérios da Antiguidade. Além disso, os hititas eram um povo indo-europeu que contribui com textos antigos que auxiliaram na escrita indo-europeia. Ou seja, a língua desenvolvida pelos hititas foi responsável por impulsionar grande parte dos idiomas falados na Europa.

A maioria dos textos desenvolvidos por esse povo tratava de assuntos do cotidiano, como política, legislações, religião, literatura e história do povo. A escrita que utilizam para eternizar a história era a escrita cuneiforme, feita sobre tábuas de argila. Além disso, também utilizavam a escrita hieroglífica.

Sociedade, religião e economia

A sociedade hitita era liderada por um rei, sendo considerada uma das grandes civilizações da Antiguidade. Todos os reis eram considerados divindades e se tornavam deuses após a morte. Além disso, na civilização hitita, mulheres e escravos possuíam liberdade de acordo com as ordens do rei.

Continue lendo após a publicidade
Hititas - Origem, características da civilização e Batalha de Kadesh
Escultura do povo hitita

Em relação à religião, os povos hititas eram politeístas, ou seja, acreditavam em diversos deuses. Grande parte das divindades faziam referência a elementos da natureza, além dos reis que eram considerados deuses após a morte. Por conta da quantidade de representações divinas, a religião na civilização hitita era conhecida como “religião dos mil deuses”.

Já a economia dos hititas estava concentrada, principalmente, no comércio, na agricultura e na mineração. Além disso, a civilização hitita foi uma das primeiras a utilizarem o cavalo e o ferro, o que impulsionou o comércio e as formas de locomoção. Naquela época, os hititas apresentam técnicas metalúrgicas bem avançadas.

Cultura e Arte

Em síntese, uma das principais características da cultura hitita era a presença de diversos templos, habitações e palácios. O império prosperou após a conquista de várias cidades-estados que estavam na região da civilização hitita. Após o domínio dos povos hatitas e a construção da capital Hattusa como centro do império, a cultura hitita teve grande influência dos hatitas.

Hititas - Origem, características da civilização e Batalha de Kadesh
Tratado de Kadesh em escrita cuneiforme

Dessa forma, as esculturas mais frequentes possuíam forma de animais, que eram utilizados como forma de proteção na entrada dos templos, por exemplo. Grande parte da cultura hitita também sofreu influência da cultura babilônica. A arte, por exemplo, era formada por diversos rituais e peças de artesanato.

Continue lendo após a publicidade

Outro ponto importante da cultura hitita é a utilização da escrita cuneiforme. Esse tipo de escrita foi fundamental para que a comunicação se desenvolvesse na Europa. Dentre os temas mais tratados pelos hititas estava religião, história e literatura. Além disso, os hititas também utilizam a escrita baseada em figuras, ou seja, a escrita pictográfica.

O que achou da matéria? Se gostou, leia também sobre quem eram os Sofistas e qual a história da Torre de Babel.

Fontes: Toda Matéria, Só História e Brasil Escola

Imagens: Helio’s Blog, Blog do EnemHelio’s BlogRevista de História, A testemunha fiel e My Brain

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments