Holocausto: O que foi, origem, história, consequências e número de mortos

Conheça como surgiu o holocausto, qual a sua origem e impacto na sociedade. Esse foi o maior genocídio da história de judeus, e do mundo.

Holocausto: Como surgiu o sistema de exterminação de judeus

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) o Holocausto foi uma ação sistemática de extermínio dos judeus. Portanto, o marco histórico das guerras vividas pela humanidade aconteceu em campos de concentração, da Europa.

O Holocausto foi estabelecido pelo regime nazista de Adolf Hitler. No entanto, o termo para essa palavra é designado como sacrifício praticado pelos antigos hebreus. Na história, os sacrifício era uma homenagem aos deuses e a vítima era queimada por completo.

Na sua origem grega, o Holocausto possui a seguinte significância:

  • holos: todo;
  • kaustro: queimado;

Já no hebraico, a palavra holocausto vem de Shoá: a catástrofe.

Ideologia nazista: racismo transformado em Holocausto

Holocausto: Como surgiu o sistema de exterminação de judeus
Holocausto Adolf Hitler

Disseminado por Adolf Hitler os alemães acreditavam ser superiores aos judeus. Sendo assim, surgiu a denominada raça ariana, que sem misturar com outras raças deveria dominar o mundo.

O idealizador do Holocausto deu os seus primeiros passos quando este estava redigindo o seu livro “Minha Luta”, nos anos 1920, na prisão. No entanto, a ideia foi parte de um plano maior em que Adolf Hitler pretendia colocar em prática quando assumisse o poder: a construção do “espaço vital”.

Nesse sentido, o espaço vital consistia em um vasto território imperial e colonialista alemão, que teria seu centro na Europa. Por isso, a medida que a raça ariana aumentasse, o espaço se alastrava para outros continentes.

A prática do Holocausto na Alemanha Nazista

A história portanto esclarece que o Holocausto é o genocídio de judeus e pessoas de outras etnias engendrado pelo regime nazista.  No século XX, para ser mais exato em 1940, esse ato está entre os mais terríveis da humanidade.

Ao longo da Segunda Guerra Mundial o Holocausto vitimou aproximadamente seis milhões de pessoas entre:

  • judeus,
  • ciganos,
  • homossexuais,
  • testemunhas de Jeová,
  • deficientes físicos e mentais,
  • opositores políticos.

Mas de qualquer forma, o grupo mais vitimado no Holocausto foi os judeus. Portanto, surge-se com isso a importância do termo Shoah, que para os judeus possui o significado de catástrofe, para denominar o genocídio.

Holocausto Judeu e os arquitetos do genocídio

O povo judeu sempre possuiu a cultura de viver por todo o mundo, devido as suas histórias como nação e povo de Deus.

Por isso, esse povo estava por toda a Europa onde eram aglomerados e transportados, para os guetos e campos de concentração, em vagões de trem.

Mas esse plano, apenas foi colocado em prática por conta de dois membros do Partido Nazista. Os reformuladores do plano de Holocausto dos judeus foram Reinhard Heydrich e Heinrich Himmler, portanto são considerados arquitetos do Holocausto.

Holocausto: Como surgiu o sistema de exterminação de judeus

Esses dois homens tiveram papel duramente fundamental na história nazista. Reinhard e Heinrich ajudaram Adolf Hitler a construir a indústria.

No início da guerra, as tropas nazistas ocuparam regiões da Europa como, por exemplo:

  • Países Baixos,
  • França,
  • Holanda,
  • Grécia,
  • Polônia.

Assim sendo, o plano era conduzir os judeus para campos de trabalhos forçados. Contudo, os campos de concentração não tiveram apenas a função de escravizar.

Acontece que função dos campos durante o Holocausto era, além de escravizar pessoas exterminá-las em câmaras de gás nas quais se valorizava o inseticida Zyklon-B.

Você pode conferir um pouco mais sobre os campos de concentração em um artigo especial sobre o Campo de Auschwitz na Polônia, um dos mais importantes e maiores da história.

Hitler, com o conhecimento dos seus arquitetos construiu dezenas de campos para essa finalidade. Após a morte nas câmaras de gás, os corpos eram incinerados em fornos.

Já nos campos em que não se conseguia incinerar todos os corpos, eram cavadas enormes valas para que fossem depositados os cadáveres.

O único brasileiro vivo, que sobreviveu ao maior campo de concentração contou os seus relatos, que hoje faz parte da triste história do Holocausto nazista.

Holocausto: Como surgiu o sistema de exterminação de judeus

Propagação da ideia Nazista

À época os ministros da propaganda de Adolf Hitler, Alfred Rosenberg e Joseph Goebbelsr foi o maior divulgador, das ideias no líder nazista.

Sendo assim, a cada passo que as propagandas se espalhavam, as leis contra os judeus cresciam constantemente à medida que os nazistas dominaram o poder.

Infelizmente, vale ressaltar que nos dias de hoje há quem propague a ideia nazista, pois a ideologia é contaminante em pessoas psicopatas.

Dia Internacional de Lembrança do Holocausto

No dia 27 de janeiro de 1945, com o enfraquecimento da Alemanha, os soviéticos chegaram ao campo de Auschwitz, onde libertaram os primeiros prisioneiros. Hoje se usa essa data para relembrar o dia internacional do Holocausto.

Entre vários outros campos que lembram o horror do genocídio estão com, por exemplo:

  • Dachau e Buchenwald, na Alemanha
  • Treblinka, também na Polônia.

E aí, o que achou deste conteúdo? Separamos para você dois textos que valem a leitura! A propósito, quem herdou a fortuna bilionária do líder nazista! Descubra aqui!

E para nosso conforto, um homem salvou 669 crianças do nazismo. Mas, apesar de calado por muito tempo, a sua ação gerou esperança. Leia!!

Fonte: SignificadoBrasil EscolaHistoria do Mundo.

Fonte das Imagens: noticias.r7, voyager1, JPNAgência Brasil – EBC.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.