História

Hugo Chávez, quem foi? Biografia, vida política, golpes militares e morte

Hugo Chávez Frias foi político, militar e Presidente da Venezuela durante 14 anos. Foi responsável por estabelecer medidas de mudança no país.

Continue lendo após a publicidade

Provavelmente você já deve ter ouvido o nome de Hugo Chávez quando o assunto é a Venezuela. Isso porque, Hugo Chávez foi presidente da Venezuela entre os anos de 1999 e 2013 tornando-se uma das figurantes mais marcantes da política no país.

Além disso, ficou conhecido no âmbito político quando, em 1990, tentou dar um golpe político no governo venezuelano. Assim, com o golpe falho, anos depois se tornou presidente e assim iniciou um período que ficou conhecido como bolivarismo, que durou quatorze anos.

Além disso, o ex-presidente da Venezuela se envolveu em diversas polêmicas e questões políticas que foram debatidas por outros representantes. Assim, Hugo Chávez faleceu em 2013 em decorrência de um câncer. Faleceu na cidade de Caracas, Venezuela.

O início de Hugo Chávez

Nascido em 28 de julho de 1954, Hugo Rafael Chávez Frias era filho de Hugo de los Reyes Chávez e Elena Frías. Seus pais eram professores e viviam uma vida simples. Vivia na cidade de Sabaneta, nas redondezas da província de Barinas, na Venezuela.

Continue lendo após a publicidade
Hugo Chávez - Quem foi, importância na política, golpes militares e morte
Hugo Chávez durante a juventude no exército venezuelano. Fonte: Último segundo

Logo, como vivia uma vida simples com seus familiares, Hugo Chávez viu na vida militar uma oportunidade de crescimento.Assim, se integrou ao exército venezuelano. Porém, sua vontade inicial estava em jogar beisebol. Isso porque, o exército da Venezuela era conhecido pelas oportunidades oferecidas para o esporte.

Hugo Chávez - Quem foi, importância na política, golpes militares e morte
Fonte: Amazin’ Avenue

Porém, o sonho de seguir como jogador profissional de beisebol não aconteceu como desejava. Assim, Hugo Chávez concluiu os estudos na Academia do exército e logo conseguiu o cargo de tenente-coronel.

Golpe militar de 1992

O ex-presidente da Venezuela era adepto de ideologias revolucionárias. Assim, desenvolveu o Movimento Bolivariano Revolucionário 200, também conhecido pela sigla MBR-200. Assim, os ideais eram baseados nos conceitos desenvolvidos principalmente por Simón Bolívar.

Hugo Chávez - Quem foi, importância na política, golpes militares e morte
Fonte: Europa Press

Além disso, Ezequiel Zamora e Simón Rodríguez foram nomes importantes da Esquerda Venezuelana para que Hugo Chávez consolidasse suas ideias revolucionárias. Logo, os autores que inspiraram o ex-presidente venezuelano eram reconhecidos pela luta revolucionária no país.

Continue lendo após a publicidade

Logo, após a consolidação do MBR-200, os revolucionários do movimento tentaram a tomada de poder. Assim, pretendiam tirar o então presidente Carlos Pérez, responsável pela Quarta República Venezuelana. Porém, o golpe foi um fracasso e Chávez, além dos integrantes do movimento, foi preso.

O caminho do poder

Nesse sentido, a popularidade de Chávez teve início ainda na cadeia, após a tentativa do golpe. Logo, Chávez dava entrevistas e incentivava companheiros a seguirem na luta, afirmando que “missão deles havia fracassado por enquanto”.

Hugo Chávez - Quem foi, importância na política, golpes militares e morte
Hugo Chávez em campanha política. Fonte: QZ

Assim, a popularização de Chávez se tornou alarmante e a libertação foi impulsionada por uma campanha. Deste modo, o então presidente do país, Rafael Caldeira, concedeu a anistia em 1994. Por consequência, Hugo Chávez passou a adotar medidas como a política-partidária como forma de alcançar o poder.

Desta maneira, criou-se o Moimento V República, também reconhecido como MVR. Logo, Chávez se aproveitou do descontentamento popular em relação à política no país e desenvolveu discursos que prometiam a democracia e a melhoria de vida da população pobre na Venezuela.

Continue lendo após a publicidade

Por fim, todos os esforços de Chávez para chegar ao poder obtiveram resultado quando foi eleito presidente em 1998, com 56% dos votos. Assim, tomou cargo da presidência em fevereiro de 1999.

Governo Chávez

A vitória de Hugo Chávez trouxe diversas mudanças para a Venezuela. Assim, a primeira medida toma durante o bolivarismo foi a mudança na Constituição do país por meio de uma Assembleia Constituinte. Dessa forma, a Constituição foi promulgada e assinada pelos políticos que apoiavam o governo de Chávez.

Hugo Chávez - Quem foi, importância na política, golpes militares e morte
Eleição de Hugo Chávez. Fonte: The New York Times

Uma das mudanças na Constituição foi a duração que o presidente eleito permaneceria no cargo. Assim, mudando para seis anos, Hugo Chávez se candidatou em uma nova eleição e foi reeleito com 60% dos votos. Estudiosos da ciência política acreditam que Chávez causou o enfraquecimento da democracia no país.

Com os ideais populistas, Chávez promoveu mudanças na vida das pessoas carentes possibilitando a distribuição de renda no país. Além disso, criou programas de bem-estar social e políticas públicas. Assim, as políticas públicas abriram oportunidades para o acesso da população à saúde e à educação.

Continue lendo após a publicidade

Deste modo, Hugo Chávez foi fortemente apoiado pela polução mais carente do país. Porém, devido à repressão que sofreu, a elite venezuelana começou a arquitetar medidas para tirar o presidente do cargo.

A insatisfação e o Golpe 2002

As ações populistas não agradaram a elite econômica venezuelana, que via os privilégios históricos se esvaindo cada vez mais. Além disso, os gastos do governo em promover programas de bem-estar e inclusão social colocavam a elite ainda mais preocupada. Dessa forma, em 2002 uma oposição ao bolivarismo começou a surgir.

Em resumo, a economia não enfrentava um bom momento e, por consequência, o apoio ao governo de Chávez sofreu queda considerável. Nesse contexto, um golpe de Estado foi arquiteto e realizado com sucesso. Assim, o exército venezuelano nomearam Pedro Carmona como presidente em 11 de abril, destituindo Hugo Chávez do poder.

Hugo Chávez - Quem foi, importância na política, golpes militares e morte
Fonte: The New York Times

Entretanto, três dias após a implementação do golpe, o fracasso veio e os apoiadores de Hugo Chávez garantiram a retomada à presidência em 14 de abril. Dessa forma, o então presidente teve que estabelecer medidas para se manter num cargo ameaçado constantemente pelo golpe.

Continue lendo após a publicidade

Assim, Hugo Chávez venceu a eleição de 2006 e se fortaleceu sua força no cenário político. Logo, derrotou o adversário Manuel Rosales com 63% dos votos. Deste modo, continuou na defesa às transformações no cenário social e defendia o “socialismo para o século XXI”.

Morte de Hugo Chávez

Em 2011 Hugo Chávez foi surpreendido com uma notícia: o diagnóstico de câncer. Os médicos diagnosticaram o ex-presidente com câncer na região abaixo do abdome, conhecida como região pélvica. Logo após a notícia, Chávez iniciou a corrida pela cura em Cuba e na Venezuela, porém, não deixou de concorrer às eleições de 2012.

Hugo Chávez - Quem foi, importância na política, golpes militares e morte
Despedida de Hugo Chávez. Fonte: G1

Devido à estratégias políticas planejadas por Chávez, ele poderia disputar as eleições quantas vezes quisesse. Assim, disputando com Henrique Caprilles, Chávez venceu as eleições com 55% dos votos. Porém, devido ao seu estado de saúde, o então presidente faleceu no dia 5 de abril de 2013.

A economia do país começava a aparecer como um empecilho e após a eleição do vice de Chávez, Nicolás Maduro, o setor econômico e político iniciaram crises históricas.

Continue lendo após a publicidade

Gosta de conhecer personalidades políticas que marcaram a história? Então, confere essa matéria sobre Martin Luther King – Biografia, luta contra segregação racial e discurso

Fontes: Mundo Educação, História do Mundo

Fonte imagem destaque: Biblioo

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments