Impacto ambiental é qualquer modificação do meio ambiente provocada pela ação humana. Ele pode ser positivo ou negativo.
O impacto negativo prejudica a natureza, posto que desequilibra o meio ambiente. Isso traz graves consequências ao planeta como um todo.
Mas há também impactos ambiental positivos, como a intervenção humana no reflorestamento. Só que, infelizmente, em geral a ação do ser humano é destruidora e irreparável.
Vale lembrar, que o impacto ambiental está relacionado com as alterações do meio ambiente em três aspectos: físico, biológico e químico. Porém, corresponde à uma ação humana e não da natureza.
Contexto Histórico
O homem sempre impactou a natureza em que vive. Desde os tempos da Pré-História, quando descartava os restos de comida ou mesmo quando rabiscava seus desenhos na parede das cavernas.
Só que foi com a Revolução Industrial, a partir do século XVIII, que tal prática de intensificou.
Sem muita preocupação ambiental, já se desviou rios, se avançou sobre os oceanos, além dos grandes incêndios provocados. Também o desmatamento está nessa lista, uma vez que dizimou florestas inteiras para prover as necessidades imediatas.
Há uma lista impressionante de animais que foram extintos, e a cada dia, várias espécies são acrescentadas no rol macabro. Florestas inteiras, como a Mata Atlântica, praticamente desapareceram e causaram impactos ambientais incalculáveis.
Considerações sobre o impacto ambiental
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nos dá o conceito de impacto ambiental. Cita as interferências biológicas, químicas e físicas no meio ambiente. Diz que elas provêm do sistema produtivo humano, impactando no modo de vida das espécies como um todo.
As consequências do impacto ambiental refletem em segurança, na saúde e no bem-estar do povo, além da fauna e da flora.
Os profissionais que medem o impacto ambiental são da área de gestão ambiental, geologia etc. O impacto ambiental não pode ser medido na íntegra, posto que o meio ambiente é um complexo sistema.
Mas é possível estimá-lo por meio do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), assim como do Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA).
O que mais causa impacto ambiental?
As atividades econômicas laboradas pelo ser humano, no geral, causam alguma forma de impacto ambiental. Mas certamente que a indústria é a que mais danos provoca no meio ambiente.
As usinas hidrelétricas, por exemplo, inundam considerável parte de um território, destroem florestas e provocam a migração de animais. E que dizer de uma mineradora, que causa impacto ambiental acentuado?
Há também a exploração de petróleo no topo do impacto ambiental, posto que vazamentos contaminam o solo e os oceanos. Os rejeitos da mineração da Vale, por exemplo, provocaram os maiores desastres ambientais brasileiros. Foi o rompimento das usinas de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais.
Quais são os Tipos de Impacto Ambiental?
Nem todo impacto ambiental é maléfico ao meio ambiente, posto que há alguns que podem melhorá-lo. São os impactos ambientais positivos. É o caso da recuperação das nascentes de um rio, além da recomposição de uma mata ciliar, por exemplo. Nesses casos há a intervenção humana, só que a natureza se beneficia dela.
Infelizmente, os impactos negativos são a maioria, já que ocorrem a todo instante e em escala planetária crescente. É a atividade do ser humano causando danos, às vezes irreparáveis, ao meio ambiente.
O impacto é direto, ou de primeira ordem, quando a relação de causa mais consequência é simples. E indireto, ou de segunda ordem, quando a ação provoca uma reação em cadeia. O impacto local se limita apenas ao ambiente em que se deu, já o regional abrange toda uma região. Por fim, o global tem proporções planetárias.
São muitos os exemplos do impacto ambiental, como os incêndios florestais e os vazamentos marítimos de petróleo. Há também a poluição do ar pelas chaminés das indústrias, além da erosão pelas práticas agrícolas equivocadas.
A criação de bois pode levar ao desmatamento desmedido e os agrotóxicos das lavouras contaminam as águas. Sem tratamento adequado, o esgoto é lançado nos rios e o lixo doméstico mal descartado contamina o lençol freático.
A propósito, existem também os impactos ambientais imediatos que se realizam no instante imediato à ação. Por outro lado, existe o impacto a médio e longo prazo que ocorre quando a manifestação do efeito vem em um tempo posterior a ação impactante.
Além disso, existem os impactos temporários e permanentes. Sendo o impacto temporário, aquele que o efeito permanece por um período determinado de tempo, e o permanente, quando resulta em situações constantes e irreversíveis.
Leia também sobre o Toyotismo – o que é, origem, características, sistema de produção.
Fonte: Significados, Brasil Escola, Wikipédia, Stoodi, Mundo Educação, Alunos Online, Ibama, Rizomas.
Fonte das imagens: Solaris, Revista Trip, Unasp, Metrópoles, Saúde Online.