Impacto ambiental: o que é, tipos, principais causas e exemplos

Os impactos ambientais são alterações no meio ambiente por causa de atividades humanas. Saiba quais são os tipos e confira exemplos

impacto ambiental

Impacto ambiental é qualquer modificação do meio ambiente provocada pela ação humana, podendo ter consequências positivas ou negativas. No entanto, a maior parte das atividades humanas causam impactos negativos e não positivos.

Exemplos de impactos negativos são: poluição das águas, alterações climáticas e destruição da camada de ozônio. Por outro lado, os impactos positivos são: reflorestamento e criação de áreas de preservação ambiental, por exemplo.

Como a maior parte das ações humanas resulta em impactos negativos ao meio ambiente, neste texto iremos dar um enfoque maior nesses impactos negativos e como eles prejudicam o meio ambiente.

O que é o impacto ambiental?

Os impactos ambientais são alterações no meio ambiente por causa de atividades humanas.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), define os impactos ambientais como interferências biológicas, químicas e físicas no meio ambiente devido ao sistema produtivo humano, tendo consequências nos biomas, na saúde, segurança e bem-estar da população.

O impacto pode ser positivo ou negativo, dependendo do tipo de atividade. Mas os negativos superam os positivos, exemplos disso são:

  • Alterações climáticas
  • Destruição da camada de ozônio
  • Redução da biodiversidade de plantas e animais
  • Esgotamento dos mananciais
  • Compactação, impermeabilização, redução da fertilidade e erosão do solo

Leia também: 5 R’S da sustentabilidade – Conceitos, discussões e para que servem

Quais são os tipos de impacto ambiental?

Os tipos de impacto ambiental podem ser classificados de acordo com a sua forma, abrangência ou prazo de ocorrência. Existem, por exemplo, os impactos diretos e indiretos. Os direitos são resultado direto de uma ação, por exemplo, quando uma petrolífera derrama óleo no oceano ela causa um impacto direto no ambiente.

Por outro lado, os impactos indiretos são aqueles resultados de uma reação secundária à atividade que impactou o ambiente, como o aumento da mortalidade infantil em um local onde ocorreu o rompimento de uma barragem e contaminou o rio.

Existem ainda os impactos locais, que são restritos a região onde ocorreu a ação e os impactos regionais, que afetam diferentes lugares de uma região. O descarte de lixo em local não apropriado é um exemplo de impacto local, já a poluição das águas de um rio que passa por várias regiões é um exemplo de impacto regional.

Temos ainda os impactos estratégicos, que têm uma relevância coletiva ou nacional, como o desmatamento das florestas tropicais. Outro tipo é o impacto imediato, cujo efeito é instantâneo à ação como o incêndio em uma floresta, por exemplo.

Os impactos de médio e longo prazo são aqueles que ocorrem de forma imediata mas demoram um certo tempo para causar efeito. Exemplo disso é o processo de assoreamento de um rio ou ainda a poluição gradativa do solo.

Outro tipo é o impacto temporário, que ocorre apenas por um certo período como, por exemplo, a poluição sonora. Em contrapartida, os impactos permanentes duram por mais tempo como, por exemplo, o aquecimento global.

Para finalizar, temos os impactos reversíveis e irreversíveis. Nos reversíveis causam um efeito, quando a atividade é interrompida, o local volta à condição original. Já o irreversível não retorna a sua condição original em um prazo previsível.

Principais causas do impacto ambiental negativo

As atividades econômicas exercidas pelo ser humano, costumam causar algum tipo de impacto ambiental. Uma das atividades mais prejudiciais é a indústria. As usinas hidrelétricas, por exemplo, inundam considerável parte de um território, destroem florestas e provocam a migração de animais.

Há também a exploração de petróleo no topo do impacto ambiental, posto que vazamentos contaminam o solo e os oceanos. Os rejeitos da mineração da Vale, por exemplo, provocaram os maiores desastres ambientais brasileiros. Foi o rompimento das usinas de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais.

Alguns exemplos de atividades humanas que causam impactos negativos no meio ambiente são:

  • Construção de rodovias: Essa atividade pode resultar em grandes prejuízos para a fauna e flora nativa da região onde a rodovia está sendo construída.
  • Construção de ferrovias: Os trilhos dos trens são uma barreira para os animais terrestres.
  • Indústrias: Para a instalação de uma indústria, é preciso devastar uma grande área verde. Já quando a empresa está operando, ela gera um grande volume de gases poluentes e se os resíduos não forem descartados de forma correta, pode poluir águas e terrenos.
  • Caça e pesca: Se a caça e a pesca for feita de forma descontrolada, essas atividades podem causar grandes impactos negativos na fauna e na flora.
  • Agropecuária: O desmatamento de áreas naturais para uso em atividades agropecuárias é muito prejudicial para o meio ambiente.
  • Construção de aeroportos: Essa atividade resulta em poluição sonora, já que as aeronaves produzem um ruído muito alto. Além disso, as taxas de emissão dos gases gerados pela queima de combustíveis fósseis é bem alta.
  • Usinas hidrelétricas: No processo de construção de uma usina, é preciso alagar uma grande área de terra, destruindo florestas e prejudicando a fauna local.

Exemplos de impacto ambiental

Nem todo impacto ambiental é maléfico ao meio ambiente, posto que há alguns que podem melhorá-lo. São os impactos ambientais positivos. É o caso da recuperação das nascentes de um rio, além da recomposição de uma mata ciliar, por exemplo. Nesses casos há a intervenção humana, só que a natureza se beneficia dela.

Infelizmente, os impactos negativos são a maioria, já que ocorrem a todo instante e em escala planetária crescente. É a atividade do ser humano causando danos, às vezes irreparáveis, ao meio ambiente. Exemplos disso são:

  • Desmatamento
  • Derramamento de produtos químicos na água ou no solo
  • Queimadas
  • Erosão do solo causada pela atividade agropecuária
  • Degradação de biomas por causa do crescimento das populações
  • Poluição dos rios por matérias tóxicas provenientes das indústrias
  • Esgoto doméstico em rios e afluentes, que chegam até os oceanos e mares
  • Queima de combustíveis fósseis responsáveis pelo efeito estufa (como o petróleo)
  • Descarte de dejetos agrícolas em rios e lagos

Alguns exemplos de impactos positivos são:

  • Recuperação de rios, lagos e córregos.
  • Mutirão para limpeza de praias.
  • Criação de áreas de preservação ambiental.
  • Recuperação de áreas florestais degradadas.
  • Proteção de espécies ameaçadas de extinção.

Enfim, gostou de aprender sobre os impactos ambientais? Outro texto que pode te interessar é: Saiba o que a poluição sonora acarreta no corpo e como se prevenir

Fonte: Significados, Brasil Escola, Significados, Brasil escola, Stoodi, Mundo Educação, Alunos Online, Ibama, e, por fim, Rizomas.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.