Principal » Astronomia » Infográfico de alta resolução reúne 500 exoplanetas já descobertos

Infográfico de alta resolução reúne 500 exoplanetas já descobertos

Quantos exoplanetas você conhece? Site especializado em mapas reúne 500 deles em um só infográfico.

Quantos exoplanetas você conhece? Antes de mais nada: você sabe o que é um exoplaneta? O site Halcyon maps, especializado em mapas e infográficos especiais divulgou recentemente uma imagem com 500 exoplanetas já descobertos.

Um exoplaneta ou planeta extrassolar pode ser definido como um planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol. Assim, o exoplaneta acaba pertencendo a um sistema planetário diferente do nosso. Embora muita gente não os conheça, eles possuem características muito interessantes.

Os 500 exoplanetas reunidos e divulgados pela Halcyon, levam em consideração as descobertas de até Outubro de 2015, e apesar se tratar de um número bem expressivo, são apenas 1/4 de todos os exoplanetas já descobertos. Colocar os 1.779 exoplanetas detectados em um único gráfico, além de confuso, seria muito difícil.

O que o infográfico de exoplanetas divulgado tem de especial?

O infográfico feito por Martin Vargic e disponibilizado pela Halcyon ordena os exoplanetas de acordo com a suas temperaturas e densidades, revelando uma surpreendente variedade de formas, cortes e tamanhos.

Foram considerados ainda pelo produtor a idade e a metalicidade das estrelas que abrigam esses exoplanetas ao montar o infográfico. São alguns exemplos dos exoplanetas identificados e retratados: super-Terras, Júpiteres Quentes, Netunos Gigantescos e Mini Netunos.

Ficou curioso em conhecer o infográfico?

Neste link, você pode acessar o mapa oficial divulgado pela Halcyon. Qual dos 500 exoplanetas mais chamou atenção?

Histórico de identificação de exoplanetas

exoplaneta

A história de identificação e divulgação de exoplanetas é bem recente, se tratando de astronomia. Os primeiros exoplanetas foram divulgados em 1989. Um dos principais descobridores nesse campo é o astrônomo polaco Aleksander Wolszczan, que no ano de 1992 encontrou planetas ao redor do pulsar PSR B1257+12.

O primeiro planeta extra-solar definitivo descoberto e reconhecido ao redor de uma estrela da sequência principal (51 Pegasi) foi anunciado por Michel Mayor e Didier Queloz da Universidade de Genebra dia 6 de Outubro de 1995.

Selecionamos alguns recortes dessa imagem principal, confira:

p1

p5

p3

p4
Exoplanetas descobertos. Infográfico por Martin Vargic.

Fonte: Halcyon Maps 2015

 

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.