Uma empresa norte-americana lançou ainda no ano de 2015 uma injeção de esponja que pretende revolucionar a forma com que lidamos com machucados, feridas ou cortes profundos na pele. O que antes levava minutos para estancar, agora pode levar poucos segundos.
Antes desse produto, a cicatrização de um corte que atinge algum vaso sanguíneo, levava cerca de três dias, em pessoas com situações de saúde e alimentação normal.
Agora, a cicatriz em si, também levará esse mesmo tempo, porém, o momento depois do corte, quando o sangue começa a sair, será totalmente revolucionado, e em poucos segundos não sairá mais uma gota de sangue do ferimento.
Antes da injeção de esponja, eram necessários alguns minutos até que nosso corpo enviasse os famosos glóbulos vermelhos (que transportam oxigênio) às plaquetas (responsáveis pela coagulação).
Esse processo acontece graças a produção de fibrina: substância se torna presente no sangue quando um vaso é rompido. Essas plaquetas se unem nas pontas dos vasos cortados e são como uma cola ou tampão.
O que a injeção de esponja pode fazer com nossos ferimentos?
A injeção de esponja se chama XSat, e a função dessa esponja é justamente expandir imediatamente quando em contato com substâncias líquidas. Ao expandir, a esponja acaba criando uma barrira no buraco de nossas feridas e para o sangue quase que instantaneamente.
Apesar de especialistas terem informado que a injeção de esponja pode ser utilizada em clinicas e hospitais, em casos de acidente, o material também tem forte vínculo com situações de guerra. Fabricado pela empresa chamada RevMedX, o gadget custa aproximadamente R$400,00 reais.
O canal CNN divulgou um pequeno vídeo (em inglês) com mais informações da injeção de esponja que estanca sangue em segundos.
Conheça a injeção de esponja no vídeo a seguir
Fonte: CNN e Revmedx
Crédito Imagens: Divulgação / Reprodução