Principal » Língua Portuguesa » Interpretação de texto: dicas, erros comuns e compreensão textual

Interpretação de texto: dicas, erros comuns e compreensão textual

A interpretação de texto é o elemento que permite que cada um de nós faça uma leitura adequada do tema e do assunto em questão.

Interpretação de texto: dicas, erros comuns e compreensão textual

Na Língua Portuguesa, a interpretação de texto é o que permite o melhor desempenho na resposta de exercícios e até mesmo a compreensão de situações colocadas no texto ou nos nossos dias. Uma boa leitura, aliada ao conhecimento do assunto em questão são elementos primordiais para a interpretação e compreensão de um texto.

Além disso, a interpretação de texto só pode ser eficiente a partir do domínio da língua e de resoluções constantes de exercícios propostos. Nesse sentido, mesmo que se tenha uma boa compreensão da língua, é indicado o uso de um dicionário, pois não saber a significação correta das palavras também influencia na interpretação de textos.

Dessa forma, a interpretação de texto pode ser algo que desperta dúvidas e que demonstra vários caminhos possíveis para ajudar o leitor a fazer corretamente a análise. Nesse sentido, um dos pontos principais é fazer uma leitura calma e sem interrupções a fim de identificar o conteúdo e os termos desconhecidos, por exemplo.

Como fazer a interpretação de textos?

Para uma boa interpretação de textos, é necessário seguir algumas orientações com atenção, como reler o texto e buscar o significado de termos desconhecidos. Confira:

1 – Identificação dos conceitos do texto

Antes de mais nada, para uma boa interpretação de texto, é preciso que se identifique as ideias básicas do texto. Nesse sentido, é prudente buscar pelo foco do texto, como identificar os principais conceitos propostos pelo autor.

2 – Releitura do texto de forma pausada

Para começar, faça uma leitura dinâmica e busque pela ideia principal do texto. Em seguida, leia novamente o texto, de modo que a análise se torne mais completa. Palavras desconhecidas devem ser marcadas, para consulta posterior no dicionário.

Interpretação de texto: dicas, erros comuns e compreensão textual
Jus Brasil.

3 – Faça seu resumo a partir da leitura dos parágrafos

A separação do texto em parágrafos permite que seja feita uma leitura específica, com significação para cada parte do texto. Nesse sentido, é prudente fazer um resumo à medida que o leitor avança no texto, com o intuito de exercitar a capacidade de compreensão das ideias propostas.

4 – Qual o objetivo do texto?

Uma boa interpretação de texto deve incluir a identificação do objetivo do autor ao escrever seu texto. Nesse sentido, durante a leitura, é indicado que se faça algumas perguntas que vão auxiliar este passo, como entender a ideia motivadora do texto, o que os parágrafos têm em comum e o que o autor pretendia informar aos leitores.

5 – Analise a linguagem do texto

A linguagem escolhida pelo autor para o texto é fundamental para a compreensão por parte de quem lê. Nesse sentido, palavras, expressões, gírias e a pontuação são elementos primordiais que nos dizem o que o texto pretende, que pode ser informar, convencer e entreter, por exemplo.

Erros mais comuns

A interpretação de texto deve ser feita de maneira cuidadosa, de modo que se evite alguns erros clássicos, como a generalização das afirmações que estão no texto, que acabam gerando relações inexistentes entre ideias do texto, causando a interpretação errada, por exemplo.

Uol.

Todavia, durante a interpretação de texto, também é preciso se atentar a elementos estruturais, como o uso das figuras de linguagem. A descontextualização do texto também é um fator que gera muita confusão para os leitores.

O uso de valores pessoais dentro de um texto também se apresenta como um erro que acaba desvirtuando o real significado do que o autor quer passar.

Interpretação e compreensão de textos

Antes de mais nada, interpretação e compreensão de textos são dois assuntos que são próximos, porém existem com significados diferentes.

A compreensão de texto tem relação com o que o texto quer informar ou dizer, assim como o que o autor tentou passar ou sugerir. Por outro lado, a interpretação de texto se baseia na experiência do leitor, e está ligada às ideias propostas pelo autor.

Interpretação de texto: dicas, erros comuns e compreensão textual
Revide.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Tipos de Predicados: quais são, características e exemplos. 

Fontes: Educa Mais Brasil, Toda Matéria, Português, Guia do Estudante, Blog do Enem

Imagens: Unina, IBDU, UOL, Revide

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.