Principal » Língua Portuguesa » Língua e linguagem – Definição, diferença e tipos de linguagem

Língua e linguagem – Definição, diferença e tipos de linguagem

Apesar de serem conceitos diferentes, língua e linguagem se relacionam de uma maneira que influenciam toda a comunicação entre as pessoas.

Língua e linguagem – Definição, diferença e tipos de linguagem

Assim como a gramática, os sistemas conhecidos por língua e linguagem são usados de forma a facilitar a comunicação entre homens e grupos distintos.

Quando citamos a fala, nos referimos ao modo como as pessoas se comunicam oralmente. Por sua vez, a fala emitida só pode ser compreendida quando na mesma língua do receptor.

Nesse sentido, quando se fala em linguagem, a referência aqui é a toda forma de comunicação, seja através da fala (verbalmente) ou por uma linguagem de gestos e sons (não-verbal), por exemplo.

O que é língua?

A Língua é um código verbal, na verdade um conjunto de palavras que têm significado para um grupo. A língua, por exemplo, é um tipo de linguagem verbal.

língua
As diferentes línguas permitem a comunicação entre indivíduos.

A língua portuguesa, a espanhola e a língua de sinais são bons exemplos para ilustrar o conceito. Nesse sentido, essas línguas são idiomas, nada mais que códigos criados por grupos que acabam facilitando a construção e a transmissão de uma mensagem qualquer.

O que é linguagem?

Linguagem é toda forma usada pelo ser humano para se comunicar e interagir em grupos. A partir da linguagem, o homem consegue transmitir ideias, pensamentos, sentimentos e informações.

Nesse sentido, a linguagem inclui também a língua, pois através dela e com a língua materna, os falantes nativos conseguem se expressar de maneira clara entre os seus.

comunicação
Medium.

Todavia, qualquer conjunto de sinais e signos é considerado linguagem. Códigos linguísticos, placas de trânsito, mímica, dança, gestos corporais, comportamentos, tudo isso pode ser considerado linguagem. Por sua vez, a linguagem é dividida em verbal, não-verbal ou mista.

Linguagem verbal

A linguagem verbal é composta por palavras, de forma oral ou escrita. Os códigos usados na linguagem verbal acabam por facilitar a comunicação entre o emissor e o receptor.

Todavia, um exemplo de linguagem verbal é a língua. Por sua vez, para que a comunicação entre emissor e receptor seja estabelecida, ambos devem compreender a mesma língua.

linguagem verbal
Uma carta é exemplo de linguagem verbal.

Língua e linguagem não-verbal

A princípio, a linguagem não-verbal pode ser considerada como toda comunicação estabelecida por outros meios que não com o uso das palavras. Neste caso, bons exemplos são gestos, expressões corporais e símbolos.

linguagem de trânsito
Catraca Livre.

Linguagem mista

Por sua vez, a linguagem mista é a combinação entre a linguagem verbal (língua) e a não-verbal. Além das palavras, a linguagem mista utiliza recursos visuais, por exemplo.

Pinterest.

Diferença entre língua e linguagem

Dizer sobre a diferença entre língua e linguagem é afirmar, por um lado, que a língua é o conjunto organizado de elementos criados pelo homem e comum a um grupo específico. Por outro lado, a linguagem é qualquer forma de expressão usada para que o homem se comunique.

Nesse sentido, mesmo diferentes, língua e linguagem existem de maneira complementar de forma a facilitar qualquer tipo de expressão humana.

Então, o que achou da matéria sobre Língua e linguagem? Se gostou, leia também: Linguística, o que é? Definição, principais teorias e definições verbais.

Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola, Diferença

Imagens: Fondation tel-jeunesRevista Educação, Mundo das Letras e Tradução, Medium, Tua Carreira, Catraca Livre, Pinterest

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.