Principal » Geografia » Longitude, o que é? Definição, cálculo e localização geográfica

Longitude, o que é? Definição, cálculo e localização geográfica

O sistema de localização mundial é definido pela longitude e latitude de uma superfície terrestre, composta por graus, minutos e segundos.

Longitude

A latitude e longitude servem para mostrar onde fica qualquer lugar do mundo. No entanto, nem todas as pessoas conseguem fazer o cálculo utilizando esses sistemas de localização. De fato, são muitos números para identificar, mas é através das linhas imaginárias dos mapas e globos que isto se torna possível.

Dessa forma, é importante destacar que a latitude é representada por linhas horizontais na direção leste-oeste da superfície da Terra. Ao contrário, a longitude é definida por linhas verticais, que se estendem na direção norte-sul. Por isso, são medidas em graus, minutos e segundos.

Nesse sentido, vamos aprender um pouco mais sobre longitude, como fazer o cálculo e definir a localização geográfica. Ademais, o planeta que gira em torno de um eixo, se divide entre os hemisférios norte e sul, como também a linha do equador passa pelo centro da Terra.

O que é longitude?

De modo geral, as linhas de longitude são conhecidas como meridianos, que estão localizados em direção dos polos norte e sul. A saber, o primeiro meridiano se encontra em Greenwich, próximo de Londres, no Reino Unido.

Longitude
InfoEscola

Isto porque, o sistema de latitude e longitude foi criado quando a Grã-Bretanha liderava a exploração de mares e elaboração de mapas em todo o mundo. Ainda mais, a sede do Observatório Real Britânico está localizado em Greenwich.

Nesse sentido, as demais linhas de longitude estão em posições a leste e oeste do primeiro meridiano, que possui longitude de 0°, aumentando até 180° para o leste e diminuindo até -180° a oeste.

  • Leste: são numeradas de 1° a 179°(L ou E, do inglês east);
  • Oeste: estão numeradas de 1° a 179° (O ou W, do inglês west).

Por outro lado, as linhas de latitude são conhecidas como paralelos, visto que dividem a Terra nos hemisférios norte e sul do equador. Ao passo que, a latitude é de 0°, aumentando para o norte até 90° e diminuindo para o sul até -90°.

  • Norte do equador: são numeradas de 1° a 89°;
  • Latitude ao Sul: estas estão numeradas de 1° a 89°.

Ainda há as latitudes do círculo polar Ártico e o círculo polar Antártico, localizadas nas regiões geladas dos polos Norte e Sul. A partir disso, a zona tropical ou trópicos possuem um clima mais quente, são eles: Câncer e Capricórnio.

Cálculo da localização geográfica

Em geral, a latitude é definida em graus, que podem variar de 0° até 90° em direção norte (N) ou sul (S). Desse modo, a longitude é definida em graus, que podem variar de 0° até 180º (L) ou para Oeste (O), a partir do meridiano de Greenwich (grau zero).

Meridiano
Revista Zunai

Para calcular a longitude, é preciso verificar o ângulo que se forma entre o meridiano Greenwich e a superfície que se pretende medir. No entanto, o GPS consegue fazer esse papel, sendo utilizado como um sistema de navegação por satélite.

Em suma, a latitude e longitude são consideradas coordenadas geográficas combinadas com os paralelos e meridianos. Por isso, os números de cada uma delas indica a posição correta de um lugar no globo terrestre.

A cidade de Brasília (Brasil), por exemplo, está localizada a 15° ao sul do equador e 47° a oeste do meridiano de Greenwich. Portanto, Brasília está posicionada nos mapas em número 15° S, 47° O, estes que foram definidos pelo sistema de latitude e longitude.

O que achou dessa matéria sobre longitude? Se gostou, confira também: Latitude, o que é? Definição, como funciona e conceito de longitude

Fontes: Escola Britânnica, Brasil Escola e Toda Matéria

Imagens: InfoEscola, Faspec e Revista Zunai

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.