Biografia

Lula, quem é? Biografia, carreira política e presidência do Brasil

Antes de se tornar Presidente do Brasil aos 58 anos, Lula foi um dos fundadores do PT e disputou as eleições presidenciais por quatro vezes.

Continue lendo após a publicidade

Antes de tudo, Lula foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). Ele foi o 35° na linha de sucessão a sentar na cadeira de Presidente do Brasil após Fernando Henrique Cardoso.

Militante desde a juventude, foi preso por comandar greves de operários no ABC paulista. Mesmo assim, continuou se envolvendo em movimentos sindicais da metalúrgica.

Dessa forma, foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP), perdeu a eleição para  governador de São Paulo, mas foi um dos candidatos mais votados do país para Vereador, em 1986.

Lula somente foi eleito para Presidente da República ao disputar a eleição pela quarta vez. Casou-se duas vezes, teve 5 filhos e venceu um câncer na garganta.

Continue lendo após a publicidade

Nesse ínterim, vamos conhecer um pouco mais sobre o ex-presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva. O nordestino ficou conhecido por beneficiar os pobres, apadrinhar Dilma Rousseff e promover a classe operária.

Ademais, o petista responde na justiça em liberdade, ainda tem milhões de apoiadores e demonstra o interesse em retornar na carreira política.

Quem é Lula?

Luiz Inácio Lula da Silva é nordestino, nascido no dia 27 de outubro de 1945, em Pernambuco. A saber, é o sétimo de oito filhos dos lavradores Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Melo.

Lula, quem é?
André Setaro

A família partiu para São Paulo em 1952, viajando 13 dias em busca de uma vida melhor, até chegarem em Guarujá, na periferia do litoral paulista. Após isto, mudaram para a capital paulista, Ipiranga, em 1956.

Continue lendo após a publicidade

Lula começou a trabalhar aos 12 anos numa tinturaria. Nesse meio tempo, também foi engraxate e office-boy. No entanto, foi aos 14 anos que teve sua carteira assinada pela primeira vez.

A partir disso, iniciou sua profissionalização na função de torneiro mecânico pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Após três anos de curso, iniciou sua carreira na Metalúrgica Independência, onde trabalhou por 11 meses no turno da noite.

Entretanto, ao completar 18 anos em 1964, Lula sofreu um acidente de trabalho. Uma prensa cortou o seu dedo mínimo da mão esquerda. No mesmo ano, Lula discutiu com o chefe ao pedir um aumento de salário. Por conseguinte, deixou a empresa e seguiu para a Fris em 1965, mas foi demitido por descumprir o horário de turno.

A partir de então, começou a trabalhar nas Indústrias Villares, no ABC Paulista. Nesse ínterim, seu irmão José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, o incentivou a participar de movimentos sindicais da metalúrgica.

Continue lendo após a publicidade

Ao passo que, Lula foi eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, em 1975. Por conseguinte, foi reeleito em 1978. Assim, comandou uma greve que paralisou 180 mil operários do ABC paulista.

Vida pessoal

Lula se casou pela primeira vez aos 23 anos com Maria de Lourdes. Após dois anos, sua esposa morreu grávida de 8 meses, vítima de uma hepatite agravada por uma anemia. O filho, era um menino, que também não resistiu. Depois disto, Lula mergulhou no trabalho, nas noitadas, álcool e namoros.

Luís Inácio
Lula e Marisa / Rede Brasil Atual

A primeira filha, Lurian, é fruto do seu relacionamento com a ex-namorada Miriam Cordeiro. No entanto, Lula casou-se pela segunda vez com Marisa Letícia, com quem teve três filhos biológicos. A saber, Marcos Cláudio foi registrado como filho de Lula, sendo fruto do primeiro casamento de Marisa.

No entanto, Lula ficou viúvo novamente, visto que Marisa morreu no dia 3 de fevereiro de 2017, após sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC), aos 66 anos de idade. Sobretudo, o petista ainda teve que enfrentar a morte do neto, Arthur Araujo, de 7 anos, por infecção generalizada, em março de 2019.

Continue lendo após a publicidade

Carreira política

Antes de tudo, Lula participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980. O grupo foi formado por operários, sindicalistas, artistas e católicos, direcionado para classes socialistas.

Lula, quem é?
Globo

Nesse meio tempo, uma nova greve paralisou 330 mil operários por 41 dias no ABC paulista. Assim, Lula foi preso por 31 dias, com base na Lei de Segurança Nacional. Sobretudo, o PT se estabeleceu nacionalmente, lançando Lula na disputa do Governo de São Paulo. Mesmo assim, não foi eleito.

Do mesmo modo, se envolveu na fundação da Central Única dos Trabalhadores (Cut), em 1983. No ano seguinte, foi um dos principais líderes da campanha das “diretas já” para a Presidência da República. Surpreendentemente, foi um dos candidatos mais votados do país para vereador de São Paulo, em 1986.

Governo Lula

Primeiramente, Lula disputou a Presidência do Brasil contra o candidato Fernando Collor, em 1989. Isto aconteceu quando havia 29 anos sem eleição direta no país. Como resultado, foi derrotado no segundo turno com uma diferença mínima de votos.

Continue lendo após a publicidade
Lula, quem é?
Causa Operária

Após dois anos de mandato do concorrente, Lula mobilizou um impeachment contra Collor, alegando corrupção. E assim, aconteceu! Então, Lula retornou como candidato em 1994 e 1998, mas perdeu duas vezes para Fernando Henrique Cardoso.

Ao disputar a Presidência do Brasil pela quarta vez, Lula foi eleito em 2002 junto com o vice José de Alencar, contabilizando 53 milhões de votos. Aliás, o candidato derrotado foi José Serra. 

Em 2006, Lula foi reeleito ao derrotar Geraldo Alckmin. Por fim, foi diagnosticado com um câncer na garganta em 2011, mas fez tratamento com quimioterapia e radioterapia até ser curado.

Em geral, os dois mandatos de Lula tiveram altos e baixos, visto que foi elogiado pelos projetos que beneficiaram os mais pobres. Por outro lado, foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Em 2017, o juiz Sérgio Moro condenou o ex-presidente a 9 anos e 6 meses de prisão.

Continue lendo após a publicidade

Em 2018, o Tribunal Regional Federal aumentou a pena de Lula para 12 anos de prisão. No mesmo ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) não aceitou o habeas-corpus preventivo que possibilitava a liberdade de Lula.

Prisão de Lula

No dia 5 de abril de 2018, o juiz Sérgio Moro expediu uma ordem de prisão para Lula se apresentar na Polícia Federal até as 17h daquele dia, porém, o ex-presidente não se apresentou.

Ao contrário, ele se dirigiu até o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista e foi recebido por milhares de apoiadores. Lula se entregou dois dias depois.

Político brasileiro
Exame

Além de corrupção e lavagem de dinheiro, Lula responde na justiça por tráfico de influência e organização criminosa. Lula ficou preso em Curitiba até o dia 8 de novembro de 2019. A partir de então, responde a julgamento em liberdade por decisão do STF.

Continue lendo após a publicidade

Por fim, o que achou dessa matéria sobre o Lula? Se gostou, confira também: Dilma Rousseff, quem é? Biografia, carreira política e impeachment

Fontes: ebiografia, Instituto Lula e Brasil Escola

Imagens: Uol, André Setaro, Globo, Causa Operária, Rede Brasil Atual e Exame

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments