Principal » Matemática » Medidas de massa – Unidades, conversão e aplicabilidade

Medidas de massa – Unidades, conversão e aplicabilidade

As medidas de massa estão muito presentes no cotidiano social. Seja na compra de alimentos ou realização de experimentos científicos.

Medidas de massa - Unidades, conversão e aplicabilidade

As medidas de massa atuam como auxiliadoras na pesagem de objetos no cotidiano. Sendo assim, sempre que o objetivo é definir um número de massa exato de um corpo, é utilizada a unidade de massa padrão definida pelo Sistema Internacional de Unidades (SI): o quilograma (kg).

Comumente denominado “quilo”, essa unidade é o principal recurso da sociedade na pesagem de alimentos, como carne e verduras. Todavia, as medidas de massa contam com outras unidades também bastante conhecidas, sendo o grama (g) e o miligrama (mg) os principais deles.

Embora a balança realize um eficiente trabalho na constatação das medidas de massa, é importante saber como esse processo funciona exatamente. Portanto, logo abaixo é possível conferir as demais unidades utilizadas na medida de massa, a conversão das mesmas e sua aplicabilidade.

Medidas de massa, unidades e conversão

De acordo com o sistema internacional, o grama (g) juntamente com seus múltiplos e submúltiplos constituem as medidas de massa. Logo, quilograma (kg), hectograma (hg), decagrama (dag), decigrama (dg), centigrama (cg) e miligrama (mg) integram a famosa tabela de conversão das unidades de medidas de massa. Veja abaixo:

Tabela de medidas de massa contando com o grama, seus múltiplos e submúltiplos

Visto que o sistema padrão de medida de massa é decimal, as transformações entre os múltiplos e submúltiplos do grama são realizadas através da divisão ou multiplicação por 10. A construção da tabela auxilia na conversão dos mesmos. Logo, a ordem dos múltiplos (que vem antes do grama) e submúltiplos (vem depois) deve ser respeitada.

Então, quando o objetivo requer a transformação de medida da esquerda para a direita, multiplica-se por 10 cada unidade da tabela. Em contrapartida, quando a direção é invertida, ou seja, da direita para a esquerda, divide-se por 10. Só para ilustrar, como é possível transformar 1,8 kg em grama? Pois bem, basta realizar a multiplicação:

1,8 x 10 x 10 x 10 = 1,8 x 1000 = 1800 g

E como é possível converter 120 dg em decagrama? Basta realizar a divisão:

120 : 10 : 10 = 120 : 100 = 1,20 dag

Além disso, é importante lembrar que existem outras unidades de medidas de massa como a tonelada, o quilate e a arroba.  Enquanto 1 tonelada (t) corresponde a 1.000.000 g ou 1.000 kg, 1 arroba (@) é igual a 15 kg e 1 quilate equivale a 0,2 g.

Diferença entre massa e peso

Medidas de massa - Unidades, conversão e aplicabilidade
Apesar de frequentemente confundidos ou tratados como sinônimo, massa e peso possuem definições bem diferentes

Visto que são dois termos comumente utilizados pela população em seu cotidiano, é normal que ambos tenham suas definições confundidas ou até mesmo tratadas como sinônimos. Contudo, há uma significativa diferença entre as mesmas, assim como é possível ver abaixo:

  • peso: ao contrário do que se imagina, peso não é o número que aparece na balança. Na verdade, o mesmo está mais relacionado à física do que à matemática, já que o peso de um corpo é definido pela força com a qual o mesmo é atraído para o centro da Terra, a gravidade;
  • massa: já a massa, é aquilo que muitos consideram peso. Sendo assim, massa é o valor dado à quantidade de matéria existente em um corpo.

Aplicabilidade das medidas de massa

Além da medida de massa corporal, as unidades de massa possuem diversas aplicabilidades cotidianas

As medidas de massa possuem diversas aplicações que variam de acordo com a cultura e objetivo do indivíduo. Sendo assim, essas medidas podem ter finalidades comerciais, científicas e afins. Ao passo que se pode medir uma massa para comprar comida, esse cálculo pode ser utilizado em experimentos químicos, físicos ou biológicos.

Originalmente, diferentes povos utilizavam diferentes tipos de medidas de massa. Todavia, após a criação do Sistema Internacional de Unidades, o grama e seus múltiplos e submúltiplos passaram a ser padronizados ao redor do mundo. Dessa forma, utilizamos as medidas de massa para diversas atribuições como:

  • saber nossa massa corporal;
  • comprar produtos no mercado, açougue, mercearia etc;
  • “pesar” seres ou objetos de grande porte;
  • calcular a massa de joias e metais preciosos;
  • medir produtos agropecuários e afins.

Curiosamente, existem outras medidas de massa que não são tão convencionais no Brasil, como o grão, a libra e a onça. Por fim, vale lembrar que além da massa, volume, capacidade, tempo, comprimento e comprimento também possuem suas próprias unidades de medida.

E então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também: Grandezas físicas, o que são? Conceitos, principais tipos e medidas.

Fontes: Mundo Educação, Toda Matéria, Educa Mais Brasil, Brasil Escola.

Imagens: Theme Inn, Educa Mais Brasil, i yunmai, Samuel Ramos.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.