Biografia

Michel Temer, quem é? Biografia, carreira política e governo

Michel Temer foi o 37º presidente do Brasil. Assumiu em agosto de 2016, após o impeachment de Dilma Rousseff, e governou por dois anos.

Continue lendo após a publicidade

Michel Temer foi o 37º presidente do Brasil, assumindo o cargo de 31 de agosto de 2016 até 31 de dezembro de 2018. Seu mandato foi resultado do afastamento da então presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que sofreu o processo de impeachment.

Sua carreira política começou em 1981, quando se filiou ao então PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro). Desde então, ocupou cargo de secretário de segurança, deputado federal e vice-presidente, até chegar à presidência.

Em 2019, Michel Temer teve sua prisão decretada como desdobramento das investigações levadas a curso pela operação Lava Jato. Denunciado por corrupção, Temer chegou a ficar preso por quatro dias até ser solto novamente pela justiça.

Biografia de Michel Temer

Primeiramente, Michel Miguel Elias Temer Lulia nasceu em 23 de setembro de 1940, na cidade de Tietê, no estado de São Paulo. Descendente de libaneses, Temer é filho de Nakhoul “Miguel” Elias Temer Lulia e March Barbar Lulia.

Continue lendo após a publicidade
vice presidente
Uol.

Aos 16 anos, Temer se mudou para São Paulo e concluiu seu ensino médio. Em 1959, entrou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e, em 1974, concluiu o doutorado em Direito Público na Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Pai de cinco filhos, Michel Temer se casou três vezes, tendo como cônjuge atual Marcela Temer. Casados desde 2003, a união teve Michel Miguel Elias Temer Lulia Filho, conhecido como Michelzinho e, atualmente, com 11 anos de idade.

Carreira política

Michel Temer filiou-se ao então PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) em 1981, chegando à presidência do partido em 1995. Em 1983, ocupou a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo e, em 1984, assumiu a Secretaria de Segurança Pública.

Em 1987, ingressou na câmara como Deputado Federal e exerceu o cargo entre idas e vindas. Permaneceu na casa até 2011, quando assumiu a vice-presidência da república na coligação estabelecida com o PT e a presidente Dilma Rousseff.

Continue lendo após a publicidade
dilma
Agência Brasil.

Todavia, após a reeleição de Dilma, Michel Temer continuou no cargo de vice-presidente. Entretanto, no final do governo, Temer escreveu uma carta à Dilma, reclamando de sua exclusão em decisões importantes do governo. O episódio ganhou repercussão nacional e causou um grande impacto no relacionamento dos dois partidos no governo.

Após o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, Michel Temer assumiu de forma interina a presidência do Brasil. Em 31 de agosto tomou posse como Presidente da República do Brasil.

Governo de Michel Temer

Em dois anos de governo, Michel Temer enfrentou diversos desafios políticos e econômicos. Com apenas 6% de popularidade, durante o seu governo, Temer chegou a pedir intervenção federal no Rio de Janeiro para apurar problemas de falência do estado.

Em termos econômicos, seu governo registrou queda no desemprego e na inflação, porém o país continuou a sofrer com a pobreza extrema. Afundado em investigações da operação Lava-Jato, Michel Temer, acusado de corrupção, teve alguns problemas para governar o país.

Continue lendo após a publicidade
Prisão do ex-presidente Michel Temer.

Acusado de suspeita de participação nos crimes de obstrução da Justiça, corrupção passiva e organização criminosa, Michel Temer acabou sendo preso em março de 2019, logo após cumprir o seu mandato presidencial.

Nesse sentido, o processo que o levou à prisão era sobre a acusação de desvio de verbas nas obras da Usina Angra 3. Entretanto, Michel Temer chegou a ficar apenas quatro dias preso, antes de o desembargador Antônio Ivan Athié mandar soltar o ex-presidente.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: José Sarney, quem é? Biografia, vida política e obras publicadas.

Fontes: Toda Matéria, Câmara dos Deputados, Ebiografia

Continue lendo após a publicidade

Imagens: Poder360, Uol, Agência Brasil, Veja

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments