Artes

Qual o resultado da mistura de cores e curiosidades

Saber como funciona a mistura das cores é essencial, caso você queira pintar e tenha poucas cores, já que assim você pode criar novas cores.

Saber como funciona a mistura das cores é essencial, caso você queira pintar e tenha poucas cores. Isso porque, ao misturar as cores, você pode obter outras cores.

Esse conhecimento é útil tanto para artistas profissionais, quanto para quem pinta como hobby. Afinal de contas, você pode tornar a sua pintura muito mais rica ao adicionar mais cores.

É por isso que no texto de hoje eu vou te ensinar como funciona a mistura de cores. Além disso, vou te ensinar alguns aspectos importantes sobre as cores primárias, secundárias e terciárias.

Como funciona a mistura de cores?

Ao misturar duas cores, uma nova cor surge. Com isso, você tem uma nova opção de cor que pode ser usada ou ser misturada com mais uma outra cor, para formar uma nova cor.

Ficou confuso? Não se preocupe que vou te explicar isso melhor. Contudo, para isso você precisa entender o que é cor primária, secundária e terciária.

1- Primária: Para o ser humano, as cores primárias são três. Isso porque, nós somos tricomatas, isto é, temos três canais de informação de cores.

Por outro lado, para alguns seres vivos, as cores primárias podem ser quatro, já que eles são tetracromatas, ou seja, têm quatro canais de informação de cores.

Vários cientistas e estudiosas propuseram diferentes teorias em relação a quais são as cores primárias. Por exemplo, Thomas Young disse que as cores primárias eram vermelho, verde e violeta.

Alguns anos depois, James Clerk Maxwell trocou a cor violeta por azul. Posteriormente, Hermann von Helmholtz disse que as cores primárias eram vermelho levemente púrpura, verde vegetação e azul ultramarino.

Enfim, de acordo com a teoria tradicional, as cores primárias são: azul, vermelho e amarelo. Já nas teorias modernas, as cores primárias são: azul, vermelho e verde.

2- Cores secundárias: As cores secundárias são as cores resultantes da junção das cores primárias.

Se as cores primárias, de acordo com a teoria tradicional, são azul, vermelho e amarelo, então as cores secundárias são: roxo, laranja e verde.

Em contrapartida, nas teorias modernas as cores secundárias são: ciano, magenta e amarelo.

3- Cores terciárias: Por fim, as cores terciárias são formadas pela mistura das cores secundárias com uma cor primária.

O que resulta a mistura das cores?

As cores primárias são aquelas que ao serem misturadas, resultam em novas cores. Ou seja, a mistura de qualquer cor primária, gera uma cor secundária.

A forma tradicional da mistura de cores, levando em conta a teoria das cores feita por Leonardo da Vinci, considera a mistura na mesma proporção. Sendo assim, as misturas de primárias que geram as secundárias são:

Vermelho + amarelo = Laranja.

Azul + amarelo = verde

Vermelho + azul = roxo

Qual o resultado da mistura de cores?

Sendo que no caso subtrativo (usada em impressões), a combinação é:

Azul + verde = ciano

Azul + vermelho = magenta

Vermelho + verde = amarelo

Já as cores terciárias são formadas da seguinte forma:

Vermelho + amarelo = Laranja

Verde + amarelo = Oliva

Azul + magenta = violeta

Azul + ciano = celeste

Verde + ciano = turquesa

Vermelho + magenta = rosa

Dúvidas sobre a mistura das tintas

Algumas dúvidas comuns sobre a mistura de cores são:

1- Como fazer a cor vermelha com magenta? Misture um pouco de tinta amarela na tinta magenta.

2- Qual a cor que dá marrom? A mistura do amarelo ou vermelho com preto resulta no marrom. Sendo que para clarear o marrom, basta acrescentar branco.

3- Como fazer a cor laranja queimado? Se você misturar partes iguais de amarelo e vermelho, você terá o laranja puro. Para mudar o tom, você pode acrescentar mais amarelo ou mais vermelho.

Qual o resultado da mistura de cores?

4- Como fazer a cor preta? Para obter a cor preta, basta misturar partes iguais das cores: vermelho, azul e amarelo.

Outra opção é misturar as cores complementares como azul com laranja, vermelho com verde ou ainda amarelo com roxo. Além disso, misturar o azul com o marrom resulta em um preto mais encorpado.

5- Como mudar o tom na mistura de cores? Para tornar um tom mais frio, misture um pouco de azul. Se a intenção for deixar o tom mais quente, coloque um pouco de ocre.

Já para tornar o tom mais claro, misture um pouco de branco. Por fim, para tornar o tom mais escuro, adicione um pouco de preto.

Como fazer tintas?

Uma forma de fazer diferentes cores de tintas, é comprar tinta branca e corante. Desse modo, você pode misturar cores de corante na tinta branca e ter vários tons diferentes.

Além disso, se você gosta de experimentar coisas novas e usar alternativas ecológicas, uma boa opção são as tintas à base de terra.

Para fazer essas tintas, peneire um pouco de terra e misture com uma parte de cola para duas partes de água.

Depois disso, mexa bem essa mistura até que ela atinja uma consistência pastosa. Neste ponto, você já pode começar a criar suas artes.

Qual o resultado da mistura de cores?

Outra opção é fazer tinta com giz colorido (aqueles usados por professores). Para fazer essa tinta, transforme o giz em um material granuloso e acrescente uma colher de água.

Posteriormente, vá colocando cola até que a mistura fique com uma consistência que você achar boa para pintar. Além disso, você pode extrair a cor de várias partes das plantas, tais como raiz, caule, folhas, flores e sementes.

Para isso, bata a parte no liquidificador com água e depois coar no pano. Por exemplo, para fazer a cor vermelha, é só bater beterraba com água.

Curiosidades

Se você gosta de curiosidades, vai se divertir com as curiosidades sobre cores:

1- A cor vermelha estimula o apetite. É por isso que ela é tão usada em restaurantes de fast-food.

2- Existem 111 tons de azul.

3- Algumas pessoas são tetacromatas. Isso significa que elas conseguem enxergar cem milhões de cores diferentes.

4- Existem 50 tons de preto.

5- A cor azul reduz o apetite.

6- A cor preta é capaz de absorver 100% da luz e não reflete nenhum espectro.

7- Por fim, Café com Leite Cósmico é o apelido da cor que resultaria da mistura de todas as cores.

Isso porque, os cientistas disseram que se juntássemos todas as luzes do universo e colocássemos em um só lugar, a cor resultante provavelmente seria bege.

Enfim, gostou de aprender sobre a mistura de cores? Então aproveite para aprender também sobre as Temperatura das Cores: o que é e como são divididas.

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments