Atlântida: qual é a história da civilização perdida?

Atlântida ou Atlantis é o nome de um grande continente que, de acordo com a lenda, teria existido há muito tempo.

Atlântida ou Atlantis é o nome de um grande continente que, de acordo com a lenda, teria existido há muito tempo.

Segundo a mitologia Grega, o continente ficava no meio do oceano Atlântico, cujo nome é uma referência à Atlântida.

Sendo que a sua primeira menção conhecida foi feita por Platão nas obras “Timeu ou a Natureza” e “Crítias ou a Atlântida“.

Atlantis teria sido um paraíso composto por exóticas paisagens, com clima agradável e planícies férteis. Além disso, a civilização bem avançada e os palácios e templos eram cobertos de ouro e outros metais preciosos.

Enfim, era um povo que vivia em harmonia e com muita abundância. Nesse contexto nasceram e prosperaram as artes e as ciências. Sendo assim, existiam muitos artistas, músicos e grandes sábios.

No entanto, eles também praticavam as artes da guerra. Isso porque outros povos cobiçavam as riquezas de Atlântida.

No entanto, o povo de Atlântida acabou se tornando ganancioso e quis conquistar outros territórios. Mas foram repelidos por Atenas.

Atualmente, a cultura pop retrata Atlantis em filmes e desenhos como uma cidade submersa, povoada por sereias e outros tipos de seres subaquáticos.

Origem da lenda de Atlântida

Algumas lendas de Atlântida são:

1- Mito de Platão

A primeira menção conhecida de Atlântida foi feita por Platão nas obras “Timeu ou a Natureza” e “Crítias ou a Atlântida“.

A Atlântida segundo Platão seria uma ilha vasta, localizada perto das colunas de Hércules, no estreito de Gibraltar. Ela era habitada pelos atlantes, descendentes de Atlas, filho de Poseidon.

Atlântida é descrita como um paraíso cheio de riquezas e com leis justas. O território teria paisagens exóticas, clima agradável e planícies férteis.

A civilização era bem avançada e os palácios e templos eram cobertos de ouro e outros metais preciosos. Enfim, era um povo que vivia em harmonia e com muita abundância.

Contudo, o povo tinha tentado conquistar o mundo mediterrâneo, mas foi repelido por Atenas.

Com a degeneração dos seus costumes, eles provocaram a ira dos deuses e um maremoto tragou a Atlântida em um dia e uma noite.

2- Teoria de Tântalis

Alguns pesquisadores acreditam na teoria de que Atlântida é uma releitura da antiga cidade perdida de Tântalis. Sendo que Tântalis é um nome que deriva do rei de Sípilo, Tântalo.

De acordo com essa versão, Atlântida seria a mesma versão grega da antiga capital da Lídia, Tântalis, conhecida também como Sípilo. Sendo localizada nas terras de Arzaua, na costa ocidental da Anatólia.

Em resumo, a cidade teria sucumbido por causa de um grande terremoto que despedaçou o monte Sipylus, afundando, após isso, nas águas que brotaram de Yarikaya, uma ravina profunda, transformando-se no lago Saloe.

Enfim, no século XX o lago Saloe, o último vestígio de Tântalis, foi esvaziado para abrir mais espaço para a agricultura.

3- Teoria da Antártida

Por fim, temos ainda a Teoria da Antártida. Essa teoria tem como base uma outra teoria da década de 1960 do professor Charles Hapgood.

Em resumo, Hapgood estava tentando entender como ocorrem as eras glaciais.

Ele então propôs a teoria de que o gelo que se acumula nas calotas polares resultaria em um peso suficiente para deslocar o polo terrestre sobre a superfície da Terra.

Com isso, ele iria carregar outro continente para o polo e causaria uma era glacial neste local.

Desse modo, tendo essa teoria como base, o jornalista britânico Graham Hancock propôs a teoria de que Atlântida seria a Antártida antes do último período glacial.

Portanto, Atlântida estaria embaixo de uma grossa camada de gelo.

Alguns estudiosos aceitam essa teoria, mas outros afirmam que o peso dos polos não seria o bastante para fazer mover os continentes na superfície da Terra.

Localização geográfica de Atlântida

Existem muitas teorias de onde seria a localização geográfica de Atlântida. Por exemplo, alguns teóricos acreditam que Atlântida seria uma ilha sobre a Dorsal Oceânica.

Sendo que ela teria sido destruída por movimentos bruscos da crosta terrestre naquele local. Isso se ela hoje não fizer parte dos Açores, Madeira, Canárias ou Cabo Verde.

Essa teoria tem como base algumas supostas coincidências. Por exemplo, os templos em forma de pirâmide na América, semelhantes às pirâmides do Egito.

Isso seria explicado pela existência de um povo no meio do oceano que separa estas civilizações, com avanço tecnológico para navegar até à África e à América para disseminar os seus conhecimentos.

Isso explicaria a ausência concreta de vestígios arqueológicos sobre este povo. Por outro lado, estudiosos dos escritos de Platão acreditam que Atlântida seria na verdade a própria América.

Neste caso, o povo avançado e cheio de riquezas seria o povo Chavín, da Cordilheira dos Andes.

Ou poderiam ser os povos dos olmecas da América Central, já que o uso de ouro e pedras preciosas é confirmado pelos registros arqueológicos.

Os terremotos que são comuns nestas regiões poderiam ter acabado com esses povos. Outra teoria é de que Tiwanaku, no planalto boliviano, seria a cidade perdida.

Sendo que essa civilização teria existido de 17.000 a.C. a 12.000 a.C., numa época em que a região era navegável.

Além disso, para alguns historiadores Atlântida poderia ser uma mitificação da cultura minoica, que floresceu na ilha de Creta até ao final do século XVI.

Teorias mais recentes da localização de Atlântida

Helena Petrovna Blavatsky, fundadora da Teosofia, fez uma formulação mais moderna da história de Atlântida. No livro A Doutrina Secreta, ela fala em detalhes sobre este povo, o seu continente, cultura, ciência e religião.

A localização mais recente foi sugerida por uma imagem do Google Earth, por um engenheiro aeronáutico. Em síntese, a imagem mostrava contornos que poderiam indicar a construção de edifícios em uma grande extensão.

Este local está situado no oceano Atlântico, em um local conhecido como o abismo plano da Ilha da Madeira. Enfim, para Richard Freund, um arqueólogo da Universidade de Hartford, um tsunami teria inundado a cidade.

LEIA MAIS

Triângulo das Bermudas

11 descobertas que provam que gigantes existiram há 3 bilhões de anos

Investigadores da NATGEO acreditam ter resolvido mistério de Kane, a Ilha Grega perdida

Quais são as 7 maravilhas do mundo moderno?

Lista de todos os países do mundo e suas capitais

Você sabia que a Ciência da Geografia nasceu com os gregos?

Fontes: Wikipédia; História do mundo; e, por fim; Só história.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.