Língua Portuguesa

Morfossintaxe, o que é e como facilita a compreensão da gramática?

A Morfossintaxe é a análise da oração realizada pelo prisma morfológico e sintático, para entender a função de uma classe gramatical dentro da oração.

Continue lendo após a publicidade

A Morfossintaxe pode ser definida como a análise realizada nas orações, dentro de um contexto morfológico, bem como sintático.

Assim é que se entende as funções que uma determinada classe gramatical pode exercer numa oração. O sujeito, por exemplo, pode se fazer representar por substantivos, pronomes pessoais retos ou pronomes demonstrativos.

Em outro exemplo, o adjunto adnominal é representado por adjetivos, locuções adjetivas ou pronomes adjetivos. Já o adjunto adverbial pode ser desempenhado por advérbios e locuções adverbiais.

Análise morfológica

Saiba como a Morfossintaxe pode melhorar a compreensão da gramática

Continue lendo após a publicidade

A análise morfológica faz um exame das classes de palavras de uma oração de forma individual. Essas classes são: substantivo, adjetivo, artigo, verbo, numeral, pronome, preposição, advérbio, conjunção e interjeição. Isso quer dizer, pois, sem considerar sua ligação com as outras palavras.

Podemos exemplificar na seguinte frase: Gastamos a água sem esbanjar.

  • Gastamos – 1.ª pessoa do plural do verbo gastar, conjugado no tempo presente do indicativo, voz ativa
  • a – objeto direto
  • água – substantivo comum
  • sem – preposição essencial
  • esbanjar – substantivo abstrato

Análise Sintática

Saiba como a Morfossintaxe pode melhorar a compreensão da gramática

Já a análise sintática examina como um todo a relação das palavras de uma oração. Isso significa a função que os termos desempenham na sua formação.

Continue lendo após a publicidade

Tais termos são: sujeito, predicado, complemento nominal, complemento verbal, adjunto adnominal, agente da passiva, adjunto adverbial e aposto.

Visando exemplificar, vamos usar o mesmo exemplo acima: Gastamos a água sem esbanjar.

  • (Nós) – sujeito oculto
  • Gastamos – verbo transitivo direto e indireto
  • a água – objeto direto. Água é o núcleo do objeto
  • sem esbanjar – adjunto adverbial

É há também a análise sintática externa, que estuda e classifica os diferentes tipos de orações.

A morfossintaxe na frase

Dá-se a análise da morfossintaxe quando é necessário fazê-la no âmbito da palavra e da frase. Aqui, o estudo vai abarcar, além da classe gramatical, também a função sintática.

Continue lendo após a publicidade

A morfossintaxe é o entendimento, ao mesmo tempo, da morfologia e da sintática. Com isso podemos entender quais a funções que uma data classe gramatical pode exercer numa oração.

O sujeito pode ser representado por substantivos, por pronomes pessoais retos ou por pronomes demonstrativos. Como também pelos pronomes relativos, pronomes interrogativos, pronomes indefinidos e, por fim, numerais. Já o predicado pode ter como núcleo, a saber: um verbo ou um nome.

Saiba como a Morfossintaxe pode melhorar a compreensão da gramática

O objeto direto é representado, essencialmente, por substantivos, pronomes substantivos, assim como pronomes oblíquos átonos. Já o objeto indireto é representado, especialmente, por substantivos e pronomes pessoais oblíquos.

Continue lendo após a publicidade

O predicativo do sujeito pode ser cumprido por adjetivos, locuções adjetivas, substantivos, pronomes e até numerais. Já o predicativo do objeto, por adjetivo, locuções adjetivas e substantivos.

Sobre o agente da passiva, podem representá-lo tanto os substantivos quanto os pronomes. E o complemento nominal pode ser representado por substantivos, bem como pronomes e numerais.

O adjunto adnominal pode ser representado por adjetivos, locuções adjetivas, pronomes adjetivos, numerais, adjetivos e também artigos. Por fim, os advérbios e locuções adverbiais podem desempenhar o adjunto adverbial.

Leia também sobre a Conotação, o que é, como é usada na gramática e exemplos práticos.

Continue lendo após a publicidade

Fonte: Toda Matéria, Brasil Escola, Wikipédia, Figura de Linguagem, Português, Todo Estudo, Norma Culta, Escola Kids, Conversa de Português, Alunos Online.

Fonte das imagens: Pequeno Guru, Youtube, Youtube, Livro Zilla.

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments