História

Movimento Punk – Origem, estética e desenvolvimento no Brasil

Movimento Punk surgiu como movimento político e social, além de carregar consigo uma estética artística e musical inovadora e transgressora.

Continue lendo após a publicidade

O Movimento Punk nasceu nos anos 70, como um elemento da contracultura e representou uma transformação para jovens que buscavam sentido para suas vidas. Dessa forma, enquanto manifestação artística, o punk foi responsável por influenciar um novo modo de se fazer música.

O início do Movimento Punk aconteceu nos anos 1970, nos Estados Unidos e na Inglaterra, em períodos diferentes da mesma década. No início, bandas norte-americanas surgiram com uma nova estética, que se consolidou enquanto cultura punk já na Inglaterra do meio da década de 1970, com outras características.

No Brasil, o Movimento Punk surgiu no fim dos anos 1970, enquanto o país vivia a Ditadura Militar. Por aqui, o punk surgiu com caráter mais ofensivo do que em outros lugares do mundo, procurando dar voz aos menos favorecidos.

Origem do Movimento Punk

O Movimento Punk surgiu na década de 1970, primeiro nos Estados Unidos e posteriormente em Londres, Inglaterra. Enquanto um movimento nascido na contracultura, o punk tem como raiz ideológica a contestação ao capitalismo e simpatia por ideais anarquistas.

Continue lendo após a publicidade
Vice.

Todavia, uma das características do Movimento Punk é a contestação dos valores, da divisão de classes, da concentração de riquezas e a revolta contra a omissão dos governos e contra o preconceito em todas as formas.

O punk americano

O movimento surge em dois momentos diferentes da década de 1970. Primeiramente, jovens dos Estados Unidos estavam cansados do ‘paz e amor’ do movimento hippie, que não se concentrava em questões importantes, além da insatisfação para com o rock progressivo e suas músicas intermináveis.

Todavia, no início da década de 1970 surgiam bandas que faziam críticas à mentalidade e ao estilo de vida da classe média americana, como MC5 e Velvet Underground.

Os Ramones, uma das primeiras bandas de punk rock.

De certa forma, essas bandas abriram espaço para o rock rápido e com poucos arranjos dos Ramones, que acabariam solidificando um estilo que acabaria de nascer.

Continue lendo após a publicidade

God save the queen: o punk londrino

Em meados dos anos 1970, a cultura punk se estabeleceu na Inglaterra, sendo absorvida de maneira musical pelas bandas que surgiam com letras e músicas (políticas) pesadas, que acabavam se relacionando com a realidade pouco promissora britânica.

O som sujo e agressivo de bandas, como Sex Pistols, tinha letras que faziam críticas à monarquia inglesa, demonstrando sempre revolta. Já os rapazes do The Clash, apresentavam um som mais leve, nem por isso menos pesado e com alto teor político.

Movimento Punk – Origem, estética e desenvolvimento no Brasil
Os ingleses dos Sex Pistols.

Todavia, as ideias principais e originárias desta cultura trazida pelo Movimento Punk se baseavam sempre no pessimismo, no igualitarismo, no antiautoritarismo e na ideologia fundada nos ideais anárquicos.

Estética do Movimento Punk

A palavra punk é usada na língua inglesa para tipificar um indivíduo ou grupo social antissocial, que à época tentava se dissociar dos padrões que regiam a sociedade americana e inglesa moderna. No momento em que surgiu, o movimento não tinha conhecimento do que ia se tornar e sua energia era usada para a provocação, ironia e deboche.

Continue lendo após a publicidade
Movimento Punk – Origem, estética e desenvolvimento no Brasil
As roupas usadas pelos punks deveriam chocar.

As roupas rasgadas, os penteados (moicano e outros), os acessórios (brincos, correntes e espetos) e as jaquetas de couro eram usadas pelos punks como forma de escandalizar a sociedade.

Todavia, o desleixo com as vestimentas também poderia ser traduzido como uma aversão ao consumismo. As roupas baratas e surradas também serviriam para retratar a realidade econômica da época, que nada oferecia à juventude.

Movimento Punk no Brasil

O Movimento Punk chegou ao Brasil no final da década de 1970, enquanto o país passava por um período conturbado politicamente, em plena Ditadura Militar. Nesse sentido, a cidade de São Paulo assistiu ao nascimento do movimento, entre universitários e proletariado.

Movimento Punk – Origem, estética e desenvolvimento no Brasil
Punks em manifestação no Brasil.

Todavia, no Brasil o Movimento Punk surgiu de forma mais agressiva do que em outras partes do mundo, principalmente no que tange a assuntos políticos. Assim, o punk no Brasil é responsável por representar inicialmente os anseios dos moradores da periferia e de minorias sociais.

Continue lendo após a publicidade

Na música, o punk revelou bandas como Inocentes, Cólera e Ratos de Porão. Os punks eram movidos pelo ‘faça você mesmo’ e, por isso, foram responsáveis pelos fanzines, livros artesanais que serviam como uma forma alternativa de imprensa.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Geração Beat – Contexto histórico, características e principais autores.

Fontes: Brasil Escola, Medium, Brasil Escola

Imagens: Pinterest, Vice, Pinterest, Poltrona Nerd, The Shoppers, Crimethlnc

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments