História

Música barroca, o que é? Estilo barroco e principais compositores

A música barroca está, de certa maneira, situada no período entre o final do século XVI e início do século XVII, de 1600 a 1750.

Continue lendo após a publicidade

A música barroca está, de certa maneira, situada no período entre o final do século XVI e início do século XVII, entre 1600 e 1750. Porém, esta demarcação é muito discutida, já que é muito difícil estabelecer limites entre a renascença e as duas épocas que a precederam e seguiram.

Neste sentido, em ambos os casos, as demarcações não são nítidas e as características de uma fase podem ser detectadas na outra. Portanto, conviveram no mesmo período da música barroca, estilos diversos.

Os acontecimentos mais marcantes e que, de certa maneira, nos mostra as fronteiras desse período são: a primeira apresentação da ópera Orfeu, de Monteverdi, e a invenção do piano, acontecimentos que fundaram o estilo harmônico e perduraram até o final do século XIX.

O estilo da música  barroca

Assim, podemos ver, em simultâneo, a polifonia horizontal e reminiscências do gótico, ao norte da Europa, e a nova concepção harmônica vertical ao sul desse mesmo continente.

Continue lendo após a publicidade

Porém, uma característica que define a música barroca é o surgimento dos acordes. Representada na harmonia cordal e vertical.

Theatre

Posteriormente, durante o mesmo período, se firmou a presença e importância da ópera como estilo marcante da música barroca.

No entanto, conviveu nesse período a música religiosa, que teve seu grande expoente no compositor Johann Sebastian Bach e a música do teatro, representada pela ópera.

Outra característica importante da música barroca é o estabelecimento do sistema tonal e passagem gradativa do sistema modal para o tonal.

Continue lendo após a publicidade

Portanto, aos poucos, as  7 escalas modais foram transformadas em dois modos, o maior e o menor, e sobre eles foi estruturado o sistema tonal. Vale lembrar que esse sistema perdurou como base composicional até o final do século XX, quando surgiu a música atonal e dodecafônica.

Principais compositores da música barroca

Durante esse período, a musica tornou-se mais complexa tanto em partes instrumentais quanto vocais, exigindo grande habilidade dos executantes.

Os principais compositores da música barroca foram:

  • Claudio Giovanni Antonio Monteverdi (1567-1643)
  • Pietro Gaspare Alessandro Scarlatti ( 1660-1725)
  • Georg Philipp Telemann (1681-1767)
  • Johann Sebastian Bach (1685 -1750)
  • Georg Friedrich Handel (1685- 1759)
  • Antonio Vivaldi (1678 – 1741)

Claudio Monteverdi (1567-1643) – inicio da música barroca

Nasceu na cidade de Cremona em Milão, 1567 e faleceu em Veneza 1643. Monteverdi foi compositor, maestro de música na corte de Mântua e regente do coro da basílica de São Marco. É considerado o primeiro compositor da música barroca.

Continue lendo após a publicidade

A propósito, Monteverdi era padre e escreveu música sacra, de maneira inovadora para a época, pois possuía acompanhamento instrumental e solista. Porém, essas características não eram bem vistas pela igreja católica, a qual aceitava mais a música de coro estritamente vocal.

O fato de Monteverdi trabalhar o acompanhamento e o canto solstício, já introduziu os modos e meios da expressão operística.

Neste sentido, ele criou a primeira ópera, denominada L’orfeo (1607), composta em gênero dramático, baseada no mito de Orfeu da mitologia grega, foi a primeira ópera da música barroca.

Principais Obras: Oito Madrigais, e as óperas: L’orfeo, Arianna, Lasciatemi Morire L’incoronazione di Poppea.

Continue lendo após a publicidade

Pietro Gaspare Alessandro Scarlatti ( 1660-1725)

Nasceu em 2 de maio de 1660 em Palermo, na Sicília e com 12 anos, em 1672, foi enviado para Roma com suas irmãs, para se aperfeiçoar musicalmente. Porém, em Roma, foi descoberto pela ex-rainha Cristina da Suécia, a qual foi o primeiro mecenas de Scarlatti.

Música barroca, o que é? Estilo barroco e principais compositores
Biblio LMC

Neste sentido, a ex-rainha abriu as portas da corte para Scarlatti e, seis anos depois, ele foi para Nápoles para assumir o posto de maestro di capella, convidado pelo vice-rei Gaspar de Haro y Guzmán.

Porém, em 1703, Scarlatti voltou para Roma, onde foi vice-maestro di capella na igreja de Santa Maria Maggiore. Posteriormente, ele retornou para Nápoles em definitivo, falecendo nesta cidade, no dia 24 de outubro de 1725.

Principais obras: Concerti Grossi, Sonatas, música de câmara, tocatas para órgão e cravo solo, motetos, inúmeras missas, 783 cantatas e 117 óperas.

Continue lendo após a publicidade

Georg Philipp Telemann (1681-1767)

Telemann foi músico e compositor alemão, nasceu no dia 14 de março de 1681 em Magdeburgo, filho de Maria e Heinrich Telemann. Este compositor teve formação autodidata e começou os estudos musicais com 10 anos de idade.

Música barroca, o que é? Estilo barroco e principais compositores
pqp Bach

Portanto, desde cedo ele foi construindo um estilo de música secular e sacra, estilo muito marcante na música barroca. Posteriormente, em sua carreira profissional, o compositor começou a escrever cantatas para a igreja em Leipzig e também foi nomeado diretor de ópera, tendo grande reconhecimento local.

Assim, conquistando certa notoriedade, passou a fazer viagens para fora da Alemanha. No entanto, quando ele foi à Paris, se influenciou pelo estilo Francês. Posteriormente, ele foi regente de várias orquestras na Alemanha e alcançou grande popularidade com as suas obras.

Principais Obras: Concerto em D, Concerto em G para viola, concerto em D maior para 4 violinos; Concerto para oboé.

Continue lendo após a publicidade

Johann Sebastian Bach (1685 -1750)

Foi um músico, compositor e organista alemão. Contudo, já muito cedo, Bach, participou de grupos de cantores que atuavam em cultos, batismos, velórios e casamentos.

A propósito, ele teve uma breve carreira de cantor, mas logo ele percorre a prática de vários instrumentos musicais.

Música barroca, o que é? Estilo barroco e principais compositores
Puzzle factory

Neste sentido, ele foi intérprete de piano, violino, violeta, espineta, cravo, címbalo, viola pomposa (inventada por ele) e órgão. Bach absorveu vários estilos praticados, além das fronteiras alemãs e protestante em que atuou.

O estilo mais proeminente em sua produção são as cantatas. Contudo, sua mestria nas fugas e tocatas é incomparável. No século XIX, Bach, foi um dos músicos mais biografados e estudados do período, com ele o barroco atingiu seu ápice na música. Foi considerado o compositor mais representativo da música barroca.

Continue lendo após a publicidade

Principais obras: Concerto de Brandenburgo, A Arte da Fuga, Variações Goldberg, Paixão Segundo São Mateus, O Cravo Bem Temperado.

Georg Friedrich Handel (1685- 1759)

Nasceu na Alemanha, na cidade de Halle an Der Saale, em 23 de fevereiro de 1685. Primeiramente, Handel, se revelou bem cedo com grande talento musical aos sete anos tocando órgão na capela do duque de Weissenfels.

Música barroca, o que é? Estilo barroco e principais compositores
Biblio LMC

Contudo, por meio do investimento do pai no prosseguimento com os estudos musicais, começou a estudar cravo, órgão (instrumento representativo da música barroca), violino e oboé na igreja local da cidade.

Assim, passou a ter uma grande formação teórica. Em 1698, Handel visitou a cidade de Berlin e conheceu e estudou músicas de diversos compositores da música barroca, dentre eles o compositor italiano, Arcangelo Corelli.

Continue lendo após a publicidade

Portanto, influenciado pela música italiana, ele compôs, em 1705, a sua primeira ópera, chamada Almira. Assim, em 1707, foi morar em Roma, onde se dedicou a composições sacras, como Dixit Dominus.

Principais obras: O Messias, Judas Maccabaeus e Jephtha e as óperas: Agrippina, Rinaldo, Ottone e Teofano, Tameriano, Giulio Cesare, Rodelinda, Orlando, Ezio, Ariodante, Alcina e Berenice.

Antonio Vivaldi (1678 – 1741)

Em síntese, nasceu em Veneza em 4 de março de 1678, em uma família de músicos. Vivaldi foi admitido na capela ducal de são marcos aos 12 anos, onde seu pai era violinista. Assim, ele se destacou como violinista.

Música barroca, o que é? Estilo barroco e principais compositores
Netmundi

No entanto, Vivaldi estava destinado ao sacerdócio, mas foi dispensado por causa de sua doença (asma).

Continue lendo após a publicidade

Por conta desta dispensa, ele começou a dar alas de violino em um orfanato de mulheres e a maioria de seus concertos foram feitos para as alunas.

Além disso, Vivaldi era um represetante da contra-reforma católica, em oposição a reforma luterana, dois polos existentes na música barroca.

Dessa forma, em 1713, ele publicou a sua primeira ópera em estilo veneziano, um estilo inaugural da música barroca, Orlando Finto Pazzo. Em 1740 a sua carreira entrou em decadência, por conta da afirmação da ópera napolitana, um novo gênero predileto do público.

Assim, começou a vender manuscritos para financiar sua mudança para Viena para ser compositor oficial de Carlos VI. Vivaldi falece por conta da asma em 1741. Por fim, sua obra mais conhecida foi as quatro estações.

Continue lendo após a publicidade

Gostou da matéria? Se gostou, leia também;  Sátira, o que é? Definição, principais características, técnicas e exemlos

 Fontes: Radio EBC, Tribuna de Minas, Direito Brasil, USP

 Imagens: Profes, Theatre, Wikiwand, Biblio LMC, pqp Bach, Puzzle Factory, Netmundi

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments