Você se lembra do vestido azul e preto, ou branco e dourado, que dividiu famílias e acabou com amizades em todo o mundo dois anos atrás?
Dessa vez, a imagem que está levantando a discussão sobre percepção de cores foi publicada pelo psicologo japonês Akiyoshi Kitaoka da Universidade Ritsumeikan. Para criar a ilusão, o psicologo trocou os pixels vermelhos por cinzas em uma foto de uma torta de morango, demonstrando mais uma vez que nossos cérebros têm a palavra final sobre as cores.
2色法によるイチゴの錯視。この画像はすべてシアン色(青緑色)の画素でできているが、イチゴは赤く見える。
Strawberries appear to be reddish, though the pixels are not. pic.twitter.com/Ginyhf61F7
— Akiyoshi Kitaoka (@AkiyoshiKitaoka) 28 de fevereiro de 2017
Após postar a foto no Twitter, uma tempestade de comentários surgiu, muitos correram para o photoshop para provar que ainda havia vermelho na imagem.
Para poupar o seu tempo, o pessoal do Science Alert fez uma comparação entre as imagens com e sem filtro:
Como você pode ver na imagem à direita, os morangos avermelhados são cinza de perto.
E você sabe por que isso acontece?
Se você perdeu as explicações que surgiram com a confusão do vestido em 2015, esse tipo de ilusão é uma evidência de um fenômeno chamado constância da cor.
“O fenômeno da constância da cor faz com que as superfícies pareçam manter aproximadamente a mesma cor sob diferentes iluminações. O sistema nervoso aparentemente extrai aquilo que é invariante sob as mudanças de iluminação. Embora a radiação luminosa mude, nossa mente mantém os padrões sob a luz branca, agrupa-os e classifica-os como se fossem sempre os mesmos.” – Wikipédia.
Fonte: Science Alert.
Imagens: Todas reprodução