Astronomia

NASA descobre superterra: conheça o 55 Cancri

Você sabe como seria uma superterra? Veja o que a NASA tem a falar sobre o 55 Cancri

Por Editor

Continue lendo após a publicidade

Já ouviu falar em “55 Cancri”? Ele foi o primeiro planeta a ser chamado de superterra. Como o próprio nome sugere, superterra é conhecida como uma classe de planetas que se parecem com nosso Planeta Terra, porém um pouco maior em tamanho.

O 55 Cancri é maior que a Terra 8 vezes em massa, e se localiza, em termos espaciais, a 41 anos-luz daqui, na constelação de Câncer.

A descoberta dessa superterra foi feita pela NASA, enquanto utilizava o telescópio Spitzer. Pesquisadores perceberam que, em órbita, a superterra de 55 Cancri leva 18 horas para dar uma volta completa. Além disso a superterra realiza uma órbita diferenciada, como órbita “fixa”, isso porque um lado do planeta recebe luz o tempo todo, e o outro fica em escuridão o tempo todo.

Como funciona a órbita fixa – clara e escura do Superterra 55 Cancri?

Supõem-se que no caso do planeta superterra 55 Cancri, o lado claro possui água provavelmente em estado supercrítico, provavelmente encontrada em bolsões, sempre mutáveis entre os estados líquido e gasoso, encoberta por uma espessa camada de vapor. Relatou o site de divulgação científica World Science.

Continue lendo após a publicidade

Já no lado escuro, a água é provavelmente fresca e líquida. Apesar disso, no lado escuro do 55 Cancri, é esperado que a água seja absurdamente gelada, enquanto no outro lado demasiadamente quente. E como o sol atinge de forma desequilibrada as duas partes, seria difícil conseguir um equilíbrio.

 

Fonte: NASAScience, WorldScience
Imagens: Divulgação

 

 

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments