Tecnologia

Nasa e Google criam computador 100 milhões de vezes mais rápido que os comuns

Nasa e Google se juntam para criarem computador com poder de processamento 100 milhões de vezes mais rápido do que os notebooks e computadores que conhecemos

Por Editor

Continue lendo após a publicidade

Agora é oficial, dois “fortões” do mundo global atual firmaram parceria inédita para criar um computador que é nada mais nada menos do que 100 milhões de vezes mais rápido do que o seu último notebook.

Isso mesmo, alguns detalhes dessa engenhoca foram divulgados pelo portal Sciencealert esta semana. O projeto está dentro do que se chama de computação quântica, por isso a parceria Nasa e Google.

Nasa e Google divulgaram ainda o nome dessa revolucionária máquina de computação quântica: Mamute D-Wave 2x -, que como você já sabe, pode trabalhar e desvendar algoritmos 100.000.000 vezes mais veloz que um chip de computador ou notebook tradicional.

Durante entrevista, Nasa e Google informaram que apesar de estarem muito animados com a parceria, ainda existe um caminho longo a ser trilhado para que tudo saia como planejado “Embora estes resultados sejam intrigantes e muito encorajadores, existe ainda muito trabalho pela frente para otimizar a tecnologia”, disse Hartmut Neen – porta voz do  Google.

Continue lendo após a publicidade

Teoria e prática da maquina 100 milhões de vezes mais veloz, por Nasa e Google dizem

Chip Dwave
Chip D-wave 2x. Imagem: Divulgação

Nasa e Google estão trabalhando dentro de duas chaves de interpretação e divulgação desse novo projeto: teoria e prática. No campo da teoria, a computador quântico é incrível, mas ainda existem detalhes que do ponto de vista da prática podem dificultar o projeto. Como divulgou o Google em seu blog oficial.

Ainda existem especialistas, fora do eixo Nasa e Google, questionam a nomeclatura de “computador quântico” para o modelo D-Wave 2X, existe ainda uma discussão ao redor da eficiência do algoritmos utilizados na simulação do Google nos chips de computadores já conhecidos pelo grande público.

Como fica a Microsoft depois da parceria Nasa e Google?

Computador-rapido

Embora ainda não citada no projeto matriz de parceria com Nasa e Google, a Microsoft – uma das pioneiras e mais populares empresas que trabalha com computador e tecnologia atualmente, não parece estar totalmente pro fora dos projetos de computador quântico. A IBM e a Microsoft estão se unindo ao Google de forma paralela para decifrar códigos da computação quântica.  Segundo a Microsoft, é necessário 10 anos para que uma divulgação nesse campo seja feita.

Continue lendo após a publicidade

Fonte: ScienceAlert e Blog Google
Imagens:
Divulgação

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] Gostou de ler sobre Ada? Então com certeza você deveria ler Nasa e Google criam computador 100 milhões de vezes mais rápido que os comuns. […]