Nova pesquisa sugere que obesidade pode alterar espermatozoide e “passar” de pai para filhos

Nova pesquisa revela que, em grupo analisado, obesidade estava relacionada com a qualidade do espermatozoide, por isso poderia passar “de pai para filho”

Um novo estudo está trazendo novidades para o campo dos genes. Antes dos estudos realizados na Universidade de Copenhague, a obesidade masculina era entendida como algo apenas da pessoa que é obesa, e não uma característica que poderia ser passada para os filhos, mas, um novo estudo sugere algo diferente.

Para chegar a essa conclusão sobre obesidade e qualidade do espermatozoide, que foi publicada na revista especializada Cell Metabolism, os cientistas de Copenhague fizeram a comparação de espermatozoides de homens com obesidade e também de magros.

Além disso, pegaram um grupo especifico de obesos prestes a realizar cirurgia de redução de estômago e fizeram uma série de análises, onde foi observado a qualidade e as características dos espermatozoides antes e depois da cirurgia realizada. E para a surpresa de alguns: quando os com obesidade começaram a perder peso, seus espermatozoides também sofreram alterações.

“Quando uma mulher está grávida, ela precisa se cuidar. Mas, se a implicação de nosso estudo for verdadeira, então as recomendações devem ser dirigidas aos homens com obesidade também”, explicou Romain Barres, que é o coordenador da pesquisa.

obesidade2

Obesidade e alterações no espermatozoide: o caso analisado

ab628215134d211f50e9e68886cfad39

O professor Romain Barres, explicou que, as mudanças nos espermatozoides foram percebidas já na semana seguinte à operação bariátrica dos homens com obesidade analisados. Apesar desse sinal, o professor disse que, apenas esse estudo com obesos, ainda é preliminar para se ter uma conclusão científica de fato sobre o assunto, mas o próximo passo é continuar analisando casos e verificar se, de fato, ocorre mudanças que afetam o gene.

141127142615_obesity_640x360_pa

“Até descobrirmos mais, quem quer ser pai ou mãe deve tentar ser mais saudável possível no momento da concepção e não ser atraído por dietas da moda ou outras atividades para tentar influenciar a saúde de seus filhos de maneiras que ainda não compreendemos completamente”, concluiu o pesquisadores a respeito da obesidade e qualidade de espermatozoides, durante entrevista dada À BBC.

obesidade

Fonte: BBC
Imagens: Divulgação

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.