Língua Portuguesa

O que é e como se faz um Acróstico?

Os acrósticos são uma forma de escrita que usa das letras de uma palavra para, a partir dela, compor versos ou poemas relacionados com a sua temática.

Continue lendo após a publicidade

No texto de hoje eu vou te falar sobre os acrósticos. Em resumo, eles são uma forma de escrita que usa das letras de uma palavra para, a partir dela, compor versos ou poemas relacionados com a sua temática.

O que é acróstico?

O termo acróstico vem de duas palavras gregas: ákros e stikhon. Sendo que ákros significa extremo. Já stikhon significa linha ou verso.

Desse modo, trata-se de uma composição escrita feita a partir das letras iniciais de uma palavra.

Além disso, elas podem estar tanto isoladas no início ou final, como localizadas no interior de frases e versos. Tradicionalmente, os acrósticos são lidos no sentido vertical.

Continue lendo após a publicidade

Vale destacar que os acrósticos indicam uma preocupação com a forma do discurso. Ou seja, existe uma importância estética, na estrutura, que reflete o tema.

É por isso que este é um recurso muito usado com função poética. Enfim, um exemplo de acróstico é:

Amigos são

Muitas vezes os

Continue lendo após a publicidade

Irmãos que escolhemos.

Zeloso, eles nos

Ajudam e

Dedicam-se por nós, para que nossa relação seja verdadeira e

Continue lendo após a publicidade

Eterna.

Os acrósticos são usados há muito tempo. Para você ter uma ideia, eles eram usados por escritores gregos e romanos e, na Idade Média, foram usados pelos monges.

Sendo assim, eles apareceram em vários momentos literários. Por exemplo, no barroco houve o ápice da popularização dos acrósticos.

Isso porque, essa escola literária resgata os aspectos arcaicos, o que afetou os acrósticos. A literatura de cordel também teve influência nos acrósticos, já que esse tipo de literatura é sucinta e ilustrativa.

Continue lendo após a publicidade

Tipos de acrósticos

Existem diversos tipos de acrósticos, alguns deles são:

1- Tradicional. Este tipo de acróstico é aquele onde a palavra-chave está na vertical e as letras estão no início ou no final de cada verso.

Sendo que a sua composição pode ser de palavras soltas ou frases. Este tipo de acróstico é muito usado em poesias e homenagens com nomes próprios. Por exemplo:

Estude

Continue lendo após a publicidade

Não desista

Estude mais

Maravilhe-se com a nota.

2- Alfabéticos. Este tipo de acróstico aparece muito em poemas, cantos, narrações antigas e histórias.

Continue lendo após a publicidade

Portanto, ele era muito usado por povos da antiguidade como hebreus e gregos. Nos acrósticos alfabéticos, cada frase da composição se inicia com uma letra do alfabeto e segue a ordem. 

2- Mesóstico. Ocorre quando as letras, que fazem parte da sua composição, estão localizadas no meio das frases.

Em outras palavras, ele não segue uma ordem tradicional. Sendo que ele pode se formar a partir de qualquer posição e pode aparecer até na horizontal. Por exemplo:

Cargas

Continue lendo após a publicidade

Átomos

posiTivas

Ions

cOnduz

Continue lendo após a publicidade

Na+

4-  Prosa. Por fim, temos ainda os acrósticos em prosa, mais raros e mais difíceis de serem percebidos.

Neste tipo, são usadas as letras do início de cada parágrafo. É por isso que eles são menos comuns e costumam aparecer em textos mais extensos.

Possíveis usos

Como um acróstico tem uma preocupação estética com o discurso, ele costuma ser usado em algumas situações como:

Continue lendo após a publicidade

1- Homenagens. Você pode fazer um acróstico em homenagens ou datas festivas. Por exemplo, se você quer escrever um bilhete ou algo do tipo para a pessoa amada, você pode usar um acróstico.

Neste caso, você pode usar o próprio nome da pessoa ou palavras como amor, paixão, carinho e afins.

Desse modo, tendo como ponto de partida uma palavra relacionada com a homenagem, você poderá escrever o que sente pela pessoa.

2- Estudo. Você pode usar um acróstico para estudar algum conteúdo. Essa é uma forma criativa de expressar um conceito.

Continue lendo após a publicidade

Sendo assim, ao usar um acróstico nos estudos, você pode se lembrar com maior facilidade dos conteúdos. Ou seja, por meio de um acróstico você pode memorizar uma regra, fórmula ou conceito de uma forma mais fácil.

O acróstico pode ser útil ainda como uma forma de resumir algum conteúdo que você irá precisar na prova, por exemplo. Um exemplo disso é:

Lá na rua x psicólogos são uns importantes ouvintes.

A frase acima lembra a regra de acentuação das paroxítonas. Em síntese, essa regra diz que são acentuadas as palavras que terminam em l, n, r, x, ps, ã (ãs, ão, ãos), uns (um, us), i (s) e ditongos orais.

Continue lendo após a publicidade

3- Lembretes. Outra forma de usar um acróstico é para escrever um lembrete. Por exemplo, se você gosta de usar post-it sabe que essa é uma boa forma de escrever lembretes.

Contudo, o espaço disponível em post-its costumam ser bem pequenos. Por isso, você pode economizar espaço escrevendo um acróstico do que você precisa lembrar.

O que são acrônimos?

É essencial que você não confunda acróstico com acrônimo. Isso porque, apesar da escrita parecida, os dois termos têm significados bem diferentes.

Como você já sabe, acróstico é uma forma de escrita que usa das letras de uma palavra para, a partir dela, compor versos ou poemas relacionados com a sua temática.

Continue lendo após a publicidade

Por outro lado, os acrônimos são siglas que podem ser pronunciadas em uma palavra. Por exemplo, Unesco, ONU e Nasa são acrônimos.

Como fazer um acróstico?

Fazer um acróstico não é difícil. Você só precisa ter criatividade e deixar a sua imaginação te guiar. O passo a passo abaixo pode te ajudar:

1- Objetivo. Primeiramente, pense em qual é o seu objetivo com o acróstico. Lembrando que ele pode servir para: homenagens, estudo, lembrete e etc.

2- Tipo. Defina qual tipo de acróstico você irá fazer. Escolha o que melhor expressar as suas intenções.

Continue lendo após a publicidade

3- Estilo. Você pode misturar características de vários tipos de acróstico e criar o seu próprio estilo. Não existe um jeito certo de fazer o seu.

4- Palavra-tema. Escolha a palavra-tema que será a base do seu acróstico. Escreva essa palavra no centro da folha.

5- Pense. Reflita sobre palavras e frases que expressam a mensagem que você quer escrever. Vá anotando essas palavras e frases em outra folha.

6- Mãos na massa. Por fim, basta ver onde as palavras e frases se encaixam na sua palavra-chave e fazer as alterações necessárias.

Continue lendo após a publicidade

E aí, preparado para fazer o seu próprio acróstico? Aproveite para conferir outros textos aqui no site que também podem te ajudar, tais como: origem da língua portuguesa, diferença entre pego ou pegado e em baixo ou embaixo.

Além disso, você pode gostar de ler: o que é sílaba tônica, o que é palíndromo e, por fim, Sílaba átona: o que é, definição e significado na Língua Portuguesa

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments