Língua Portuguesa

Significado de Aliteração: O que é, exemplos, conceito e definição

A aliteração é a repetição de sons consonantais que cria um ritmo contínuo no texto e ajuda a intensificar a sua mensagem.

Continue lendo após a publicidade

A aliteração é a repetição de sons consonantais dentre de versos ou frases. Sendo assim, com essa repetição, é possível criar um ritmo contínuo no texto e intensificar a sua mensagem.

O que é aliteração?

A aliteração é uma figura de linguagem, especificamente, uma figura de som. Em síntese, ela consiste na repetição de sons consonantais idênticos ou sílabas dentro de versos e frases.

Em outras palavras, a repetição de fonemas consonantais em um enunciado pode ter sons parecidos ou iguais. Sendo que, de maneira geral, estão localizados no começo ou no meio da palavra.

A intenção é remeter a um som e estabelecer efeitos sonoros específicos no texto. Desse modo, a aliteração é usada, sobretudo, para criar um ritmo contínuo ao texto e um efeito sonoro que intensifique a mensagem transmitida.

Continue lendo após a publicidade

Portanto, a aliteração é caracterizada por repetições harmônicas e ritmadas. É por isso que ela é uma das figuras de linguagem mais exploradas pelos poetas do simbolismo.

Portanto, ela é um recurso linguístico muito usado em letras de música e poemas. No entanto, ela também pode aparecer em texto em prosa.

Exemplos de aliteração

Observe a seguir um trecho da obra Navio Negreiro de Castro Alves: “A brisa do Brasil beija a balança.”

No exemplo, existe a repetição do fonema /b/, efeito sonoro que traz plasticidade para o texto. Ou seja, a repetição do fonema compõe o efeito de sentido da obra. Dessa forma, alguns outros exemplos são:

Continue lendo após a publicidade

“Leva-lhe o vento a voz, que ao vento deita” (Luís de Camões).

“Vozes veladas, veludosas vozes,/Volúpias dos violões, vozes veladas/Vagam nos velhos vórtices velozes/Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas” (Cruz e Souza).

Por outro lado, um exemplo de aliteração em texto de prosa é um trecho extraído do texto “Mundo Moderno” de Chico Anysio:

“Meu monólogo mostra mentiras, mazelas, misérias, massacres, miscigenação, mortinio –maior maldade mundial. Ela ocorre logo após a abertura: Mundo moderno, marco malévolo, mesclando mentiras […]. E tem esta conclusão: Merecemos. Maldito mundo moderno, mundinho”.

Continue lendo após a publicidade

Contudo, a repetição característica da aliteração pode fazer com que a pronúncia da frase seja difícil. Nesse sentido, os trava-línguas são um exemplo de aliteração. Por fim, um exemplo de trava língua:

“Três tigres tristes para três pratos de trigo. Três pratos de trigo para três tigres tristes”.

Assonância

Cuidado para não confundir aliteração com assonância. Isso porque, o significado das duas é parecido.

Em resumo, a assonância é a repetição consecutiva da vogal tônica em certa frase. A grande diferença entre elas é o tipo de repetição.

Continue lendo após a publicidade

Na aliteração é a repetição de consoantes, já na assonância ocorre a repetição de sons vocálicos idênticos. Para você entender bem a diferença entre as duas, vamos usar exemplos.

Um exemplo de assonância é: “Essa desmesura de paixão, é loucura do coração” (Djavan). Repare que houve a repetição das vogais “ão”.

Já um exemplo de aliteração é: “Chove chuva, chove sem parar” (Jorge Bem Jor). Neste caso, houve a repetição das consoantes “ch”.

Vale destacar que a aliteração e a assonância podem aparecer juntas. Um exemplo disso é:

Continue lendo após a publicidade

“Berro pelo aterro, pelo desterro/Berro por seu berro, pelo seu erro/Quero que você ganhe, que você me apanhe/Sou o seu bezerro gritando mamãe” (Caetano Veloso).

Neste exemplo, temos a assonância das vogais “e”, enquanto as aliterações são causadas pelos efeitos sonoros das consoantes “rr”.

Enfim, agora que você aprendeu o que é aliteração, não deixe de conferir quais são as outras Figuras de som.

Além disso, você pode gostar de descobrir o que é onomatopeia, conjunções subordinadas e, por fim, Linguagem verbal e não verbal: tipos de linguagem

Continue lendo após a publicidade

Bibliografia:

Significado de Aliteração. Significados. Acesso em: 09 de março de 2022.

Aliteração. Mundo educação. Acesso em: 09 de março de 2022.

Aliteração. Toda matéria. Acesso em: 09 de março de 2022.

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments