Geografia

O que é altitude? Tipos de medição, relevo e pressão atmosférica

Para definir a altitude é preciso saber a distância vertical de determinado ponto em relação ao nível do mar, sendo positiva ou negativa.

Continue lendo após a publicidade

Para definir o que é altitude é preciso saber a distância vertical de determinado ponto em relação ao nível do mar. A propósito, a temperatura é inversamente proporcional a essa distância, ou seja, quando a altitude aumenta a temperatura ambiente diminui e, na situação oposta, os valores se invertem.

Portanto, para ter uma ideia um pouco mais exata, precisamos entender o que é gradiente térmico. Basicamente, quando a altitude aumenta em 150 m a temperatura diminui aproximadamente 1 grau. Sendo assim, a temperatura ambiente diminui 6,5 graus a cada quilômetro de aumento vertical.

A este valor variante de 6,5 graus por cada mil metros dá-se o nome de gradiente térmico. Contudo, em relação à medição e a referências, existem diferentes tipos de altitudes, por exemplo, a ortométrica e elipsóide (geométrica).

Tipos de mensurações

Em síntese, para termos uma ideia sobre o que é altitude em relação à utilização do termo, é preciso saber que este termo é muito utilizado na Geografia e Geologia, principalmente para comparar a altura de cidades e acidentes geográficos, como montanhas, vales, serras etc. Dessa forma, os tipos mais comuns de mensurar a altitude são:

Continue lendo após a publicidade
O que é Altitude, Tipos de medições, relevo e pressão atmosférica
Falci Engenharia
  • Absoluta: Distância vertical entre um ponto da superfície terrestre e o mar.
  • Relativa: Se define pela diferença entre dois pontos de superfícies diferentes, por exemplo, a altitude de uma montanha, em relação a um fundo de um vale
  • Ortométrica: Se define pela distância vertical de um ponto, situado sobre a superfície terrestre, tendo um geoide como referência, é a forma do campo gravitacional da terra.
  •  Elipsoidal: Para se descobrir a distância vertical de um ponto, toma-se como referência um elipsoidal, ou seja, toma-se como referência a forma elíptica da superfície.

 Zonas climáticas

A altitude e a longitude são fatores determinantes no perfil climático de uma localidade específica. Portanto, cada localidade possui condicionamentos climáticos diferentes por conta de sua altitude.

O que é Altitude, Tipos de medições, relevo e pressão atmosférica
Pexels

Ou seja, isso dificulta a classificação de zonas climáticas, porque cada região específica possui seu clima de altitude, por vezes até diferente de sua zona climática.

A princípio, algumas influências climáticas em lugares altos são:

  • Maior taxa de precipitação: subida de massa de ar por conta das montanhas ou grupos delas, diminuindo a temperatura
  • Maior insolação: Resultando um intenso aquecimento durante o dia e um resfriamento durante a noite
  • A densidade do ar diminui, absorvendo menos radiação solar, baixando a temperatura
  • Menor pressão atmosférica, menor temperatura
  • Maior quantidade de vento diminuindo a temperatura

Relação de relevo e altitude

Basicamente, as altitudes em relação aos relevos se configuram como negativas ou positivas. Neste sentido, em vales e outras depressões geográficas, elas são negativas.

Continue lendo após a publicidade
O que é Altitude, Tipos de medições, relevo e pressão atmosférica
Outdooractive
  • Altitude: Consiste na elevação vertical de determinado ponto em relação ao nível do mar, medida geralmente em metros. Assim, quanto maior a altitude, menor é a temperatura.
  • Latitude: determina a distância da linha do equador (latitude 0°) que é medida ao longo do meridiano de Greenwich. Assim, quanto maior for a latitude, menor será a temperatura. A latitude é medida em graus e pode variar de 0° a 90° para norte ou para sul.

Utilizações do conceito de altitude

Em síntese, podemos dar um exemplo de como são medidas as altitudes em relação ao nível do mar. Por exemplo, na cidade de São Paulo ela é de 760 metros (média), ou seja, São Paulo está a 760 metros  acima do nível do mar. Quando uma região está localizada geograficamente abaixo do nível do mar, a altitude pode ser negativa.

Gooutside

O Cume do Monte Everest é a região de maior altitude do planeta Terra, possui altitude de 8.848 metros (com gelo) e 8.844,4 (sem gelo no cume, somente rocha).

Vale lembrar, que para medir a altitude de um lugar, é utilizado o altímetro, instrumento em forma de um barômetro aneróide, que também registra alterações de pressão atmosférica, além das variações de altitude.

Existem países que estão localizados abaixo do nível do mar, como é o caso da Holanda, que recebem a designação de países baixos. A cidade holandesa mais baixa é a cidade de Nieuwerkerk aan den IJssel, localizada a 6,76 metros abaixo do nível do mar. No entanto, a altitude máxima, na Holanda, se encontra no Monte Valser, que é 321 metros.

Continue lendo após a publicidade

Gostou da matéria? Se gostou, leia também. Longitude, o que é? Definição, cálculo e localização geográfica

Fontes: Toda Matéria, Significados, Brasil Escola, Sua Pesquisa, Educa Mais

Imagens: Pexels, Significados, Falci Engenharia, Outdooractive, Gooutside

Continue lendo após a publicidade
Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments