Principal » Biologia » O que é antibiótico? Entenda o conceito

O que é antibiótico? Entenda o conceito

Os antibióticos podem ser compostos naturais ou sintéticos. Os naturais são produzidos por fungos ou bactérias. Por outro lado, os sintéticos podem interferir no crescimento das bactérias ou ainda, de causar a sua morte.

o que é antibiótico

Os antibióticos são compostos naturais ou sintéticos. Os compostos naturais são derivados de fungos ou bactérias. Já os sintéticos são capazes de interferir no crescimento bacteriano ou, ainda, causar a morte das bactérias.

Os antibióticos servem para curar doenças causadas por bactérias. Sendo assim, para doenças causadas por vírus, por exemplo, eles não são eficazes.

O que é antibiótico?

Em algum momento da sua vida, é provável que você já tenha tomado antibióticos e tenha ficado curioso para saber o que exatamente eles são.

Os antibióticos podem ser compostos naturais ou sintéticos. Os naturais são produzidos por fungos ou bactérias. Por outro lado, os sintéticos podem interferir no crescimento das bactérias ou, ainda, causar a sua morte.

Sendo que, quando eles causam a morte das bactérias, eles são conhecidos como bactericidas. Já quando eles agem apenas na inibição do crescimento, eles são chamados de bacteriostáticos.

A história dos antibióticos

A penicilina foi o 1º antibiótico a ser descoberto. Sua ação ficou conhecida com os estudos de Alexander Fleming, em 1928.

Em resumo, Fleming esqueceu uma cultura de Staphylococcus aureus em cima da mesa e foi tirar férias. Quando voltou, ele viu que as placas com a cultura estavam cheias de mofo.

Com isso, ele notou que havia um halo transparente em volta do fungoDessa forma, ele fez a relação entre o halo com uma possível lise das bactérias.

Logo, ele chegou a conclusão de que o fungo era capaz de matar as bactérias. Como o nome do fundo é Penicillium o antibiótico feito a base dele se chama penicilina.

No entanto, mesmo sendo descoberta em 1928, ela foi usada em humanos apenas em 1940. Com o seu uso, uma nova era na medicina teve início.

Afinal de contas, agora era possível controlar doenças que eram a causa da morte de muitas pessoas como, por exemplo, a tuberculose.

Depois da penicilina, vários outros antibióticos foram descobertos, cada um deles atuando de uma forma diferente.

Por exemplo, alguns antibióticos atuam na inibição da síntese da parede celular. Em contrapartida, alguns atuam ao inibir a síntese proteica. Por fim, existem o que inibem a síntese dos ácidos nucleicos das bactérias.

Para que serve

Os antibióticos servem para curar doenças. Mas apenas nas doenças causadas por bactérias. Sendo assim, eles não servem para combater doenças causadas por vírus, por exemplo.

No entanto, é preciso ter cuidado ao usar os antibióticos. Isso porque, o uso descontrolado pode resultar em um problema bem grave: a resistência bacteriana.

Isso porque, se as bactérias criarem resistência, os medicamentos não são mais tão eficazes. Logo, é preciso tomar medicamentos mais fortes e, geralmente, mais caros.

Não é atoa que é grande a necessidade de testes com novos antibióticos para combater infecções. Afinal de contas, a taxa de resistência bacteriana e das mortes por doenças infecciosas é bem alta.

Além disso, é essencial que as pessoas tenham consciência do risco que é usar remédios sem prescrição médica e sem seguir as recomendações de um médico.

Os médicos, por sua vez, também devem ter muito cuidadosos. Não é certo prescrever antibióticos sem uma avaliação cautelosa.

Isso porque a prescrição indevida pode aumentar a resistência bacteriana ou ainda o paciente à morte.

LEIA MAIS

Os benefícios das bactérias presentes no corpo humano para a saúde

Quais são os tipos de bactérias?

Imunidade e sua relação com as bactérias e os vírus

Cianobactérias, o que são? Características, onde vivem e reprodução

As bactérias na fermentação

Microbiota: Ser humano, ecologia, exemplos e conceitos

Quimiossíntese, o que é e como acontece a fotossíntese das bactérias

Recombinação gênica nas bactérias

O papel do anticorpo no combate aos vírus e bactérias

Planta brasileira usada por indígenas há séculos é capaz de frear superbactérias mortais

Fonte: Brasil escola.

Bibliografia:

  • SANTOS, Vanessa Sardinha dos. O que é antibiótico?. Brasil Escola. Acesso em 04 de julho de 2022.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.