Principal » História » O que é cultura? Significado, características e tipos de cultura

O que é cultura? Significado, características e tipos de cultura

Cultura é um conceito que abrange o conjunto de tradições, crenças e costumes de um grupo social que cultiva um padrão estético semelhante.

O que é cultura? Significado, características e tipos de cultura

Cultura é um conceito explorado tanto pela Antropologia quanto pela Sociologia, que busca analisar as diferentes sociedades humanas, de acordo com a sua produção cultural. Nesse sentido, são analisadas as formas mais fundamentais até as mais complexas formas de organização social.

Por se tratar de um conceito amplo, ela pode ser caracterizada como o conjunto de tradições, crenças e costumes de um grupo social. Todavia, é repassada pela comunicação e também pela imitação. Nesse sentido, as gerações seguintes acabam por absorver seus princípios fundamentais.

A cultura representa, ainda, o patrimônio cultural de um grupo. Todavia, ela é a soma de padrões dos comportamentos humanos e acaba envolvendo elementos como conhecimento, experiências, atitudes, crenças, língua, religião e outros.

Significado de cultura

O conceito, de acordo com o dicionário, pode significar o ato, arte ou modo de cultivar; aplicação do espírito a determinado estudo ou trabalho intelectual; instrução, saber, estudo e apuro, perfeição, cuidado.

O que é cultura? Significado, características e tipos de cultura
Elementos culturais são passados entre frequentadores de um mesmo grupo.

Por ser um termo que nos indica uma série de significados, desde o de cultivar e cuidar da terra, por exemplo, até expressões que determinam conjuntos de conhecimentos e hábitos de sociedades distintas, é difícil trazer o significado literal.

Contudo, também pode ser caracterizada como o comportamento conseguido a partir da aprendizagem social. Essa dinâmica de ensino é foco central da Antropologia, representada pelos estudos do britânico Edward Tylor.

Em suas palavras, ela é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade.

É importante frisar que estão excluídos juízes de valores que determinam as pessoas com mais e com menos cultura do que as outras. Todavia, cada sociedade carrega consigo seus valores, que foram construídos pela história de cada uma delas.

Características

Dentre as suas características, destacam-se o fato dela ser determinada por um conjunto de saberes, comportamentos e modos de fazer; seu caráter simbólico e o modo como é adquirida a partir das relações sociais de grupos existentes.

O que é cultura? Significado, características e tipos de cultura
O tambor de crioula é uma manifestação típica do Maranhão.

Todavia, destaca-se também o fato de que a cultura não pode ser tratada como um conceito estático, pois ela é influenciada por novos hábitos, sofrendo, assim, modificações ao longo do tempo. Para finalizar, outra característica que sobressai é o modo como é transmitida para várias gerações pertencentes a um certo grupo social.

Elementos

A cultura, associada a valores materiais e espirituais, têm como elementos diversas fontes, que podem ser elementos da cultura material e da cultura imaterial, como veremos a seguir:

Elementos da cultura material – associada aos elementos tangíveis e palpáveis, criados pelos seres humanos. Exemplos deste tipo de elemento cultural são os museus, as igrejas, as obras de arte, o vestuário.

O que é cultura? Significado, características e tipos de cultura
Conexão Lusófona.

Elementos da cultura imaterial – esse tipo de elemento está relacionado com as coisas intangíveis e espirituais presentes em um grupo. Representa, assim, os saberes, modos de fazer e valores partilhados entre os membros de uma sociedade.

São exemplos desta particularidade os rituais, as lendas, a linguagem, a culinária e as festas.

Tipos de cultura

A cultura está estabelecida em três tipos básicos, que podem ser: cultura erudita, cultura popular e cultura de massa.

Cultura erudita

Todavia, este tipo é sinônimo também de algo mais desenvolvido esteticamente e de alto valor. O termo, entretanto, pode gerar uma visão etnocêntrica e excludente, quando empregado.

O que é cultura? Significado, características e tipos de cultura
Cultura Erudita.

A cultura erudita é criada por uma elite, seja ela econômica, social ou intelectual. Nesse sentido, ela tenta se sobrepor a outros tipos de cultura. As elites europeias foram as responsáveis pela difusão de elementos eruditos, como a música clássica, a ópera, a pintura e a escultura.

Destacam-se neste âmbito, destacam-se óperas do alemão Richard Wagner, pinturas de Caravaggio, as peças de Bach, Vivaldi e Bizet.

Cultura popular

Geralmente se manifesta em um povo que não segue o lado erudito. Nesse sentido, entende-se a cultura popular como uma manifestação criada por povos marginais, que estão à margem da sociedade, não participam do circuito cultural da elite.

Cultura Caipira Blog.

No Brasil, temos os costumes nordestinos, nortistas, sertanejos, caipira e os indígenas. Nos centros urbanos, nas periferias e favelas, que também são lugares que não se enquadraram ao padrão erudito, surgem manifestações populares.

Cultura de massa

Essa manifestação cultural apresenta-se como diferente dos dois exemplos supracitados, porém pode mesclar elementos vindos destas outras culturas, por exemplo. Todavia, ela não é uma manifestação criada por um povo ou por uma elite, mas vem da indústria cultural.

Cultura de massa e seus produtos, como programas de televisão.

Nesse sentido, os Estados Unidos surgem como maior eixo produtor e disseminador de padrões culturais dito massificados. O país importa seus produtos para outros países do mundo, que acabam assimilando estes produtos como componentes de uma cultura autêntica.

Cultura brasileira

É o resultado da mistura de raças e etnias e de comportamentos de todos os grupos que formam o país desde o seu descobrimento e colonização. Nesse sentido, ela foi formada por colonos portugueses, pelos índios, pelos africanos escravizados e pelos europeus.

O que é cultura? Significado, características e tipos de cultura
Cultura brasileira e suas diversas formas de expressão.

A miscigenação do nosso povo, aliada à língua portuguesa e a todos os grupos estabelecidos em diferentes regiões no Brasil, excluindo-se particularidades geográficas, são construtores da cultura brasileira.

A língua, por exemplo, passa por várias maneiras particulares de ser falada. Embora seja a mesma, a pronúncia da língua materna acaba conhecendo várias entonações e expressões diferentes. Há de se notar o modo de falar na região Sul e o modo de falar na região nordeste do Brasil.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Características do Modernismo – Origem, elementos e fases no Brasil.

Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria, Stoodi, Prepara Enem

Imagens: Nova Escola, Crescimentum, O Imparcial, Conexão Lusófona, Cultura Erudita, Cultura Caipira Blog, Escola Educação, Cenpec

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.