Biologia

O que é Darwinismo: seleção natural e neodarwinismo

O termo Darwinismo é o nome dos estudos e teorias do naturalista britânico Charles Darwin, tido como o pai da teoria da evolução.

Continue lendo após a publicidade

Você já deve ter ouvido falar no termo Darwinismo. Mas você sabe o que ele é? No texto de hoje eu vou te contar não apenas o que é Darwinismo, mas também o que é Darwinismo Social e Neodarwinismo. 

O que é Darwinismo?

O termo Darwinismo é o nome dos estudos e teorias de Charles Darwin (1809 – 1882). Darwin foi um naturalista britânico que é tido como o pai da teoria da evolução.

O termo Darwinismo é também conhecido como evolucionismo. Sendo que ele surgiu como uma oposição à ideia de Criacionismo. Em síntese, o Criacionismo diz que todos nós somos criação de Deus.

Já o Darwinismo tem como base a ideia de que os ambientes selecionam os organismos mais adequados para habitar certo lugar.

Continue lendo após a publicidade

O nome disso é: seleção natural. Sendo assim, de acordo com essa ideia, as espécies mais aptas a viver em certo local, se multiplicam e evoluem. Logo, os seus descendentes se tornam dominadores da região.

Por outro lado, os seres que não se adaptaram são extintos. Isso ocorre, pois a capacidade de se reproduzir dos seres é maior que a do ambiente em proporcionar condições favoráveis para seu sustento.

Isso de acordo com as observações de Darwin. Em resumo, as cinco referências do Darwinismo são:

  • Variação;
  • Herança;
  • Seleção;
  • Tempo;
  • Adaptação.

A origem das espécies

Darwin publicou em 1859 a obra A origem das espécies por meio da seleção natural. Na obra, Darwin explicou quais os fatores que causam as mudanças nas espécies ao longo do tempo.

Continue lendo após a publicidade

São as mudanças que causam o surgimento das novas espécies. Isso de acordo com a teoria de Darwin. Os dois pilares da sua obra são:

1- Ancestralidade comum

Em sua obra, Darwin mostrou evidências de que as espécies passam por mudanças ao longo do tempo. Sendo que são essas mudanças surgem por meio de uma sucessão de ancestrais.

A ideia foi explicada por ele com a expressão descendência com modificação. Enfim, de acordo com Darwin as espécies têm ancestrais em comum.

Eles sofrem mudanças ao longo do tempo, o que causa o surgimento de novas espécies. Essa ancestralidade em comum pode ser notada, por exemplo, ao levarmos em conta as características homólogas.

Continue lendo após a publicidade

Ou seja, coisas que têm semelhança, mas têm funções diferentes. Por exemplo, os membros anteriores dos mamíferos são estruturas homólogas.

Isso porque, os membros dos humanos, das baleias e dos cachorros, não têm a mesma função. Mas eles possuem os mesmos esqueletos básicos.

2- Seleção natural

De acordo com Darwin, as populações têm indivíduos com características diferentes que podem ser passadas para outra geração.

Dessa forma, os indivíduos que herdam características que são vantagens de sobrevivência, têm maiores chances de se desenvolver e reproduzir. Sendo que ao se reproduzirem, eles passam essa característica aos descendentes.

Continue lendo após a publicidade

Ao longo das gerações, a característica vantajosa vai aumentado entre os indivíduos. Isso ocorre por causa do maior sucesso reprodutivo. Para você entender melhor essa ideia, vamos usar um exemplo.

De acordo com Darwin, antes existiam girafas com pescoço longo e outras com pescoço curto. Quando os vegetais mais baixos estavam escassos, as girafas de pescoço longo saíam em vantagem.

Afinal de contas, eles podiam comer em árvores altas. Isso quer dizer que elas tinham uma chance maior de sobrevivência e de reprodução.

Logo, com o tempo elas se tornaram maioria. Enfim, para Darwin a seleção natural é a principal causa das modificações nas espécies ao longo do tempo.

Continue lendo após a publicidade

Vale destacar que Darwin também estudou os animais criados em cativeiro. Neste caso, não existe seleção natural. Neste local todos têm as mesmas chances de sobreviver.

Afinal de contas, no cativeiro eles têm as condições ideais para a sua sobrevivência.

Além disso, ele apontou que neste caso existe uma seleção artificial. Isso porque, são os homens que fazem a seleção dos animais de acordo com as suas necessidades.

O que é Neodarwinismo?

O Neodarwinismo seria a adaptação da Teoria da Evolução de Darwin. Sendo que o Neodarwinismo é conhecido também como:

Continue lendo após a publicidade
  • Teoria Sintética;
  • Mutualismo.

Ele surgiu por meio das descobertas dos genes e do DNA do ser humano. Ele diz que as mutações genéticas e a seleção natural são apenas uma forma de surgir novas espécies de seres vivos no mundo.

No Neodarwinismo a teoria de Darwin foi complementada por outras ideias como, por exemplo, as Leis de Mendel.

Darwinismo social

O Darwinismo Social é um pensamento sociológico. Ele surgiu no final do século XIX e início do século XX. A sua intenção é explicar a evolução da sociedade com base na teoria da evolução de Darwin.

No entanto, esse é um tipo de pensamento cheio de preconceitos. Isso porque, ele pregava que existiam sociedades superiores e outras.

Continue lendo após a publicidade

Nesse sentido, eles acreditavam que os “superiores” deveriam dominar os “inferiores”. Isso com a suposta intenção de ajudar a civilizar as sociedades “inferiores”.

Por exemplo, os pensadores pró-darwinismo social diziam que os europeus eram mais evoluídos do que os povos da África. Isso por causa da revolução tecnológica e científica que estava acontecendo na Europa.

Também tentaram usar essa ideia para explicar a pobreza nos períodos pós-revolução industrial. Quem acreditava nesse conceito, dizia que as pessoas pobres eram menos aptos na linha evolutiva.

E aí, gostou de aprender o que é Darwinismo? Então leia também: o que é sinapse; vírus; o que são neurônios; visão; o que é genoma; e, por fim, e o que é Rh nulo.

Continue lendo após a publicidade

Além disso, você pode gostar de aprender:  cores dos olhos; o que são óvulos; quais são os tipos de sangue; e o que é plasma? Tipos, características e exemplos de matéria

Próxima página »

Comentários

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments