Principal » Geografia » O que é espaço geográfico, afinal?

O que é espaço geográfico, afinal?

O espaço geográfico é o meio usado pelas atividades humanas. Em outras palavras, ele é o espaço humanizado, isto é, que foi transformado pela ação humana.

O que é espaço geográfico, afinal?

O espaço geográfico é o meio usado pelas atividades humanas. Em outras palavras, ele é o espaço humanizado, isto é, que foi transformado pela ação humana.

Sendo que a sua formação envolve uma relação entre sociedade e natureza. Desse modo, essa relação entre a sociedade e a natureza, tem como produto a formação do espaço geográfico.

Vale destacar que a transformação do espaço natural em espaço humanizado ocorre, sobretudo, por meio do desenvolvimento das atividades produtivas.

No fim das contas, qualquer superfície terrestre que foi transformada pela ação humana, é um espaço geográfico.

Um dos principais pesquisadores do conceito em nível nacional, foi o geógrafo Milton Santos (1926-2001). Sendo que ele trabalhou uma dos conceitos de espaço geográfico mais aceitos pela comunidade acadêmica.

De acordo com Milton Santos, a definição envolve uma relação indissociável entre ações e objetos. Logo, o espaço geográfico é formado pelo conjunto de ações e objetos dispostos pela ação humana no meio.

Santos destacou ainda que à medida em que existe um aumento da intervenção do homem no meio, acontece um número cada vez maior de objetos artificiais no espaço.

Por fim, temos ainda o espaço natural. Como o próprio nome indica, o espaço natural é aquele que não sofreu diretamente as ações do ser humano.

Exemplos

Um bom exemplo de espaço geográfico são as cidades. Outro exemplo, são as plantações. Talvez você esteja se questionando o porquê uma plantação de soja, por exemplo, é um espaço geográfico e não um espaço natural.

Uma plantação é obra do ser humano. Isso porque foi o ser humano quem preparou a terra e semeou as sementes. Afinal, uma plantação de soja não nasce sozinha.

Elementos

Os elementos que formam o espaço geográfico são: sociedade e natureza. É por meio da ação do ser humano na natureza, que o espaço geográfico é formado.

Note que para que o espaço geográfico seja criado, é preciso da natureza e não apenas do ser humano. Isso porque o ser humano explora e extrai recursos naturais. Como resultado, temos o espaço geográfico.

Portanto, os aspectos humanos e naturais representam o conjunto de elementos que formam o espaço geográfico. 

Espaço geográfico mundial

O espaço geográfico mundial é caracterizado pela:

  1. Troca intensa e fluxos comerciais e humanos;
  2. Expansão da ação humana.

Nesse sentido, a formação do espaço geográfico mundial teve como base o desenvolvimento das atividades econômicas.

Por exemplo, a industrialização e a urbanização, contribuíram de forma direta para a formação do espaço geográfico mundial atual. Sendo que existe uma predominância dos aspectos artificiais no meio.

Além disso, a transformação da paisagem natural em humanizada é cada vez mais dinâmica. Com isso, os espaços totalmente naturais no planeta terra, estão cada vez mais escassos.

É claro que este cenário foi intensificado pelo processo de globalização. Isso porque o desenvolvimento de transportes e comunicações tornou mais intensa a transformação do espaço mundial.

Espaço geográfico brasileiro

A ocupação do território brasileiro pelos colonizadores resultou nos ciclos econômicos como do ouro, do café e da borracha. Esses ciclos contribuíram, de forma direta, na modificação do espaço.

Sendo que essas transformações continuam hoje em dia, só que com outros elementos disparadores como, por exemplo, a expansão da fronteira agrícola nacional.

No fim das contas, o fato é que a espacialidade brasileira está muito voltada para aspectos históricos e econômicos que construíram a identidade do país ao longo dos anos.

Além disso, os fenômenos de urbanização e industrialização também são essenciais para entender o espaço geográfico brasileiro.

Categorias do espaço geográfico

Para estudar o espaço, são usadas 4 categorias analíticas principais. São elas:

1- Território

É o espaço delimitado. Sendo que essa delimitação deve obedecer a uma relação de posse ou de poder. Podem existir várias formas de território, tais como:

  1. Território animal;
  2. Político;
  3. Cultural e etc.

2- Paisagem

A paisagem é o espaço que podemos captar por meio dos nossos sentidos. Ou seja, é aquilo que podemos ver, sentir, tocar e cheirar.

3- Lugar

Em resumo, o lugar é o local tal qual o homem o percebe. Ou seja, o lugar é o local percebido. É o ponto ou área onde o homem identifica e atribui sensações.

4- Região

Por fim, a região é um dos conceitos mais complexos da geografia. Sendo assim, ele tem várias definições.

Em síntese, podemos dizer que a região é uma área ou porção de espaço dividido de forma conceitual pelo homem. Isso de acordo com algumas características, como por exemplo, clima, relevo e política.

As regiões não existem por natureza. Isso porque elas são fruto da construção humana. É por isso que o homem pode elaborar diferentes regiões, de acordo com os seus interesses.

Enfim, gostou de saber o que é espaço geográfico? Então não deixe de ler também: como é a geografia do Brasil. Além disso, você pode gostar de saber quantos países tem na África.

Por fim, você pode gostar de saber quais são os tipos de relevo que existem; e ainda quais são as causas do êxodo rural.

Fontes; Brasil escola; Mundo educação; e, por fim; Prepara Enem.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.